Menu
Busca domingo, 31 de maio de 2020
(67) 99659-5905
ARTIGO

Você sabe a diferença entre transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem?

08 abril 2020 - 10h38Por Denise Caramori

Tratar a criança como sujeito único é importantíssimo. Você ja deve ter percebido no seu filho ou no seu aluno alguma dificuldade para entender algum conteúdo da escola, aí vem a dúvida, a criança esta com uma dificuldade ou pode ser um transtorno de aprendizagem? 

Vou dar algumas dicas para entender a diferença: quando se fala em transtorno de aprendizagem é algo que tem a ver com o funcionamento do cérebro da criança, a causa não é o ambiente externo, ou algum problema que ela tenha vivenciado, o transtorno de aprendizagem é uma condição neurológica que afeta a aprendizagem e o processamento de informações, e, diferente da dificuldade de aprendizagem, o transtorno de aprendizagem é permanente.

A dificuldade de aprendizagem é uma condição passageira que acontece quando influências do mundo externo dificultam o processo de aprendizagem da criança, como por exemplo, a metodologia de ensino da escola, que as vezes não é a mais adequada para a criança, ou a troca recorrente de professores em sala de aula durante o ano, mudança de cidade, brigas em casa,  separação dos pais, e outros, tudo isso pode gerar uma dificuldade para a criança que vai se refletir através do seu comportamento na escola. 

A criança que tem o transtorno e também passa por situações ambientais difíceis pode ter seu comportamento agravado e seu desempenho pedagógico na escola também, a diferença, então, é que na dificuldade de aprendizagem a causa são fatores ambientais, e no transtorno de aprendizagem a causa são fatores neurológicos. 

Temos outro critério super importante para diferenciar transtorno de dificuldade de aprendizagem, como, a resposta da criança à intervenção, por exemplo, se a criança esta com uma dificuldade para aprender a ler e escrever, e ela faz o acompanhamento psicopedagógico ou fonoaudiológico durante seis meses, e ela tem uma evolução muito grande com este tratamento, com uma frequência constante e principalmente com a participação da família e o apoio da escola, tratava-se apenas de uma dificuldade na aprendizagem. Porém se mesmo com o tratamento e as intervenções, os ganhos na aprendizagem e no comportamento foram poucos, sem melhoras suficientes na aprendizagem, aí sim estamos diante de um quadro de transtorno específico de aprendizagem, a resposta na intervenção também define o diagnóstico, que é feito multidisciplinarmente com profissionais especializados. 

Aqui faço uma observação importante, muita vezes pensa-se que a criança não vai bem na escola porque não gosta de estudar, preste atenção, a criança pode estar se recusando a fazer as atividades para se proteger de vivenciar mais frustração, a criança não esta dando conta de entender o conteúdo e não tem maturidade para se expressar. Comportamentos considerados “problemáticos” tem a ver sim com dificuldades e transtornos de aprendizagem, é difícil para as crianças pedir ajuda, então fique atento, tome cuidado ao julgar o comportamento da criança principalmente no momento do estudo, seu filho ou seu aluno pode ter alguma dificuldade ou transtorno de aprendizagem.   

*Psicopedagoga/Terapeuta - Equoterapeuta/ Equitadora, email: denicaramori@hotmail.com

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DURANTE A PANDEMIA
Saiba quais foram as maiores lives musicais realizadas na internet
SOLIDARIEDADE
Ação de ONG leva roupas e itens de higiene para famílias de Campo Grande
BRASIL
Parques e igrejas de maior porte reabrem no DF na quarta-feira
CORRIDA ESPACIAL
SpaceX e Nasa lançam foguete com astronautas nos EUA
BRASIL
Cidade de São Paulo prorroga quarentena até 15 de junho
"RAÍZES"
Documentário sobre sacis filmado em MS tem estreia online em junho
EM MIRANDA
Mulher é estuprada após ser levada para quintal de residência
REDES SOCIAIS
Bolsonaro tira fotos sem máscara após ir a lanchonete em Goiás
NA CAPITAL
Criança fica ferida ao ser atropelada por moto em avenida de Campo Grande
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
EUA anunciam mais US$ 6 mi para ajudar Brasil no combate à pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos