Menu
Busca domingo, 20 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
SEMINÁRIO

VI Simpósio Internacional de Ciberjornalismo começa na segunda-feira

30 maio 2015 - 13h55

O jornalista, pesquisador e professor da Universidade do Texas, Estados Unidos e coordenador do Centro Knight de Jornalismo para as Américas, Rosental Calmon fará a conferência de abertura do 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo que acontece na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de junho e se estende até o dia 13.

A abertura do evento será às 19 horas no auditório do Bloco Multiuso “Prof. Dr. Dercir Pedro de Oliveira”. Rosental, que é diretor do Simpósio Internacional de Ciberjornalismo organizado pela Universidade do Texas, em Austin, falará sobre “Performance em Ciberjornalismo: tecnologia, inovação e eficiência”. A mesa terá ainda a participação dos pesquisadores Juliano Carvalho (UNESP) e Walter Teixeira Lima (UMESP). O professor da UFMS Gerson Martins será o mediador dos trabalhos.

O segundo dia do evento terá a participação do pesquisador argentino Fernando Irigaray, do português Fernando Zamith e da brasileira Raquel Longhi. O terceiro e último dia terá o retorno do português João Canavilhas e dos pesquisadores brasileiros Alex Primo e Marcelo Trasel.

Os temas em discussão também se constituem em importantes contribuições para o desenvolvimento do ciberjornalismo, jornalismo online, webjornalismo ou ainda, na nomenclatura em inglês Online Journalism e em espanhol ciberperiodismo. No primeiro dia o tema em destaque trata da “performance em ciberjornalismo: tecnologia, inovação e eficiência”. No segundo dia os conferencistas apresentam um quadro da situação atual do ciberjornalismo na Argentina, Brasil e Portugal e no terceiro dia um tema importante para os profissionais que atuam nos cibermeios, os jornais publicados na internet, ou seja, “cibercultura, cultura profissional e ciberjornalismo”.

Além das conferências no período da noite, o Simpósio terá oficinas, workshops sobre “Fotografia em dispositivos móveis” ministrada pelo fotógrafo Alexis Prappas; “Direitos Autorais em Cibermeios” ministrada pela advogada e especialista em direitos autorais, Caroline Mendes; “Métrica de conteúdos em cibermeios” ministrada pelo especialista em informática Kenneth Correa; “Estratégias de marketing digital no Instagram e no Snapchat” ministada pela jornalista e especialistas em mídias sociais, Francilene Oliveira; “Sistemas de publicação em Cibermeios” ministrada pelo jornalista e membro da Rede JorTec, Rodrigo Botelho e ainda “Geolocalização no Ciberjornalismo” ministrada pelo jornalista, professor da UFMA e pesquisador em ciberjornalismo, Lucas Reino.

O 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo terá também uma programação cientifica, no período da tarde, com apresentação de trabalhos de pesquisa nos Grupos de Trabalho distribuídos em dois dias, que reunirá temas como “Mídias Sociais”, “Estudos de Jornalismo”, “Convergência de Mídias”, “Rotinas Produtivas”, “Ciberjornalismo”, “TV e Rádio”, “Representações no Ciberjornalismo”, “Dispositivos e espaços midiáticos” e “Narrativas e interatividade”.

O evento terá ainda duas programações paralelas. O 3º Seminário Inter-Redes de Pesquisa com a participação dos pesquisadores de Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologia e também a 2ª reunião da Rede Internacional de Pesquisadores em Ciberjornalismo.

Pesquisadores, professores e alunos poderão participar de oficinas oferecidas durante o 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, realizado de 1 a 3 de junho, em Campo Grande. No total, serão seis workshops, ministrados no período da manhã, com duração aproximada de 3 horas.

Na segunda-feira (1º), primeiro dia do Simpósio, serão oferecidas as oficinas “Fotografia em Dispositivos Móveis”, ministrada pelo fotógrafo Alexis Prappas; e “Direitos Autorais em Cibermeios”, ministrada pela especialista em direitos autorais, Caroline Mendes.

No segundo dia, terça-feira (2), serão oferecidos os workshops “Métrica de Conteúdos em Cibermeios”, ministrada pelo especialista em tecnologia Kenneth Corrêa; e “Estratégias de Marketing Digital no Instagram e no Snapchat”, ministrada pela especialistas em mídias sociais, Francilene Oliveira.

Na quarta-feira (3), último dia do evento, serão ministradas as oficinas “Sistemas de Publicação em Cibermeios”, pelo pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro da Rede JorTec, Rodrigo Botelho; e “Geolocalização no Ciberjornalismo”, ministrada pelo jornalista e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Lucas Reino.

As inscrições para as oficinas serão realizadas junto com o credenciamento dos participantes, na secretaria do evento, localizada na coordenação do Curso de Jornalismo, no, Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. As vagas para as oficinas são limitadas.

Após as oficinas, cada participante recebe, além do certificado de participação no evento, o certificado de participação na oficina. Mais informações no site do evento www.ciberjor.ufms.br/ciberjor.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CNJ
Definidos os integrantes do Observatório da Justiça sobre direitos humanos
JARDIM
Homem leva multa por transporte de motosserra sem documentação
ECONOMIA
Turismo: metade das operadoras vende viagens para novembro e dezembro
INTERNACIONAL
Milhares de pessoas participam de protesto contra monarquia na Tailândia
NO FLAGRA
PMA pega infrator colocando fogo em pastagem e apaga incêndio
PANDEMIA
Dourados registra mais 49 casos de Covid e começa semana com 23 pacientes em UTIs
TRAGÉDIA
Batida frontal entre caminhão e van deixa 12 mortos e um ferido em Minas Gerais
FUTEBOL
Palmeiras e Grêmio se enfrentam pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
REGIÃO
Adolescente fica ferida em acidente envolvendo carro e moto em Sonora
CAMPO GRANDE
Homem tenta fugir, mas acaba preso com tabletes de maconha em mochila

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher estaciona em vaga preferencial e é xingada por médico
RIO BRILHANTE
Homem de 56 anos cai de trator e morre atropelado em fazenda
DOURADOS
GM flagra aglomeração no centro e três são presos
POLÍCIA
Braço direito de "Marcelo Piloto" é preso no Paraguai