Menu
Busca segunda, 06 de julho de 2020
(67) 99659-5905
CLIMA

Verão começa neste domingo e pode ter chuvas acima da média em MS

22 dezembro 2019 - 07h30Por Da Redação

Estação mais esperada do ano, o verão começa neste domingo, 22 de dezembro, e termina no dia 20 de março de 2020. Uma das principais característicassão as elevadas temperaturas em função da posição relativa do sol no Hemisfério Sul, o que torna os dias mais longos do que as noites.

Nessa época, é comum observar mudanças repentinas do tempo, com chuvas de rápida duração, mais conhecidas como “chuvas de verão”, ou de forma mais técnica, convectivas. Apesar de serem rápidas, costumam ser intensas e acontecem, normalmente, nos finais de tarde. A explicação é que os índices de evaporação das águas (rios, lagos, mares) estão mais altos.

O acumulado esperado médio para Mato Grosso do Sul é de 500 milímetros de chuva ao longo do trimestre, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Devido as características climáticas, o verão é especialmente importante para atividades econômicas como a agropecuária e a geração de energia por meio das hidrelétricas, uma vez que as chuvas permitem a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água para níveis satisfatórios. 

O verão 2019/2020 será sem a presença de El Niño ou La Niña, segundo a coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues. “Ambos são fenômenos oceânico-atmosféricos que ocorrem na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial e que, quando se manifestam, interferem na chuva e na temperatura na América do Sul. Os modelos de previsão de ENOS (El Niño Oscilação Sul), gerados pelos principais centros internacionais de meteorologia, como o IRI (International Research Institute for Climate and Society), indicam probabilidade elevada de que a condição de neutralidade se mantenha ao longo da estação”.

Chuva e Temperatura

O modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta anomalia de precipitação, sendo maior nas regiões extremo oeste, extremo sul e bolsão (coloração em azul no mapa). Nestas localidades, espera-se acumulados de chuvas acima da média histórica ao longo da estação. Para as demais áreas do Estado, há probabilidade de acumulados de chuvas ligeiramente abaixo da média durante o trimestre.

Sobre as temperaturas, a meteorologia indica que as mesmas devem ultrapassar a média ao longo da estação, ou seja, verão com temperaturas bastante elevadas em Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

RIO DE JANEIRO
Helicóptero de pequeno porte cai na Baía de Guanabara
PARANAÍBA
Carro furtado é recuperado abandonado em avenida
POLÍCIA
Homem é executado com cinco tiros em comércio de Coxim
NIOAQUE
Motorista bêbado é preso após tentar fugir de abordagem policial
ECONOMIA
Dólar fecha em alta nesta segunda-feira e vai a R$ 5,35
DOURADOS
Homem é preso com maconha e diz ganhar R$ 2 mil por mês com tráfico
COMER BEM
Ganhar pizza durante um ano inteiro? Você pode!
DOURADOS
Pirão solidário vai ajudar na arrecadação de agasalhos a famílias carentes
INTERNET
Tráfego da internet brasileira na pandemia: quais foram os impactos?
NEGÓCIOS & CIA II
Entenda a jornada de compra de seus clientes

Mais Lidas

POLÍCIA
Assassinado no Izidro é secretário de Agricultura Familiar de Dourados
DOURADOS
Ex-funcionário é o suspeito de matar secretário de Agricultura
DOURADOS
Antes do crime, homem que matou secretário havia sido demitido por não usar máscara
DOURADOS
“Um amigo, um conselheiro”, diz Délia após assassinato de secretário