Menu
Busca quinta, 26 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
CLIMA

Verão começa neste domingo e pode ter chuvas acima da média em MS

22 dezembro 2019 - 07h30Por Da Redação

Estação mais esperada do ano, o verão começa neste domingo, 22 de dezembro, e termina no dia 20 de março de 2020. Uma das principais característicassão as elevadas temperaturas em função da posição relativa do sol no Hemisfério Sul, o que torna os dias mais longos do que as noites.

Nessa época, é comum observar mudanças repentinas do tempo, com chuvas de rápida duração, mais conhecidas como “chuvas de verão”, ou de forma mais técnica, convectivas. Apesar de serem rápidas, costumam ser intensas e acontecem, normalmente, nos finais de tarde. A explicação é que os índices de evaporação das águas (rios, lagos, mares) estão mais altos.

O acumulado esperado médio para Mato Grosso do Sul é de 500 milímetros de chuva ao longo do trimestre, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Devido as características climáticas, o verão é especialmente importante para atividades econômicas como a agropecuária e a geração de energia por meio das hidrelétricas, uma vez que as chuvas permitem a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água para níveis satisfatórios. 

O verão 2019/2020 será sem a presença de El Niño ou La Niña, segundo a coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues. “Ambos são fenômenos oceânico-atmosféricos que ocorrem na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial e que, quando se manifestam, interferem na chuva e na temperatura na América do Sul. Os modelos de previsão de ENOS (El Niño Oscilação Sul), gerados pelos principais centros internacionais de meteorologia, como o IRI (International Research Institute for Climate and Society), indicam probabilidade elevada de que a condição de neutralidade se mantenha ao longo da estação”.

Chuva e Temperatura

O modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta anomalia de precipitação, sendo maior nas regiões extremo oeste, extremo sul e bolsão (coloração em azul no mapa). Nestas localidades, espera-se acumulados de chuvas acima da média histórica ao longo da estação. Para as demais áreas do Estado, há probabilidade de acumulados de chuvas ligeiramente abaixo da média durante o trimestre.

Sobre as temperaturas, a meteorologia indica que as mesmas devem ultrapassar a média ao longo da estação, ou seja, verão com temperaturas bastante elevadas em Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA
Bolsonaro diz que não há vídeo ou áudio em que chame Covid de 'gripezinha'
CRIME AMBIENTAL
Homem é preso e multado por pescar com redes durante a piracema
JUSTIÇA
Saiba como solicitar antecipação de julgamento em sessões do TJ/MS
SILVIA REGINA
Atropelada por veículo está em coma no CTI e com lesão neurológica grave
EDUCAÇÃO
UFGD recebe evento sobre produtividade agrícola e conservação do solo
PONTA PORÃ
PM aposentado reagiu a assalto que terminou com bandido morto
INTERNACIONAL
Corpo de Maradona é sepultado em cemitério na periferia de Buenos Aires
FRONTEIRA
Gerente de cassino é presa em investigação sobre quádrupla execução
JUSTIÇA
Motociclista será indenizado por acidente devido ao rompimento de cabos
BATAGUASSU
Marido esgana esposa, quebra celular e rasga dinheiro após discussão

Mais Lidas

VIOLÊNCIA
Mulher esfaqueia ex após discussão em hotel no Centro de Dourados
DOURADOS 
Foragido, autor de homicídio condenado a 16 anos é preso no Novo Horizonte
CRIME BÁRBARO
Suspeita de esquartejar e colocar corpo de namorado em malas se entrega à polícia
IMPROBIDADE
Caso de vereador que perdeu mandato em Dourados tem desfecho no STJ