segunda, 20 de abril de 2026
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
FÁTIMA DO SUL

Usina é absolvida de indenizar trabalhador por acidente que o deixou com sequelas

10 fevereiro 2016 - 16h05

Uma usina instalada em Fátima do Sul entrou com recurso na Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul contestando a sentença da Vara do Trabalho do município que a condenou a pagar R$ 218 mil de indenização por danos morais, estéticos e materiais devido a um acidente de trabalho.

O acidente ocorreu no dia 27 de março de 2012. O instrumentista realizava manutenção de equipamentos quando caiu de uma escada móvel, quebrando o punho direito em dois lugares, sofrendo limitação dos movimentos e da capacidade laboral e deformidade permanente no membro atingido.

Segundo o trabalhador, a escada própria para realizar a tarefa estava em outro setor, mas, como lhe era exigido agilidade, foi obrigado a usar escada inapropriada e estava trabalhando debaixo de chuva.

Já a usina alegou que não existe prova robusta da culpa ou dolo de sua parte, pois o funcionário confessou ter praticado ato inseguro e utilizou escada inapropriada mesmo havendo equipamentos adequados, além de cumprir todas as normas de segurança e oferecer equipamentos e treinamento para o serviço.

As provas apresentadas no processo demonstram que o trabalhador foi orientado a evitar "improvisações" que oferecessem risco à sua segurança e que os equipamentos de proteção individual foram entregues pela usina. Com base nisso, o relator do recurso, desembargador Nicanor de Araújo Lima, concluiu que a imprudência do instrumentista foi a causa do acidente.

"Assim, como as provas constantes nos autos não atestam a conduta culposa da ré, por conseguinte, as indenizações decorrentes não são devidas. Dou provimento ao recurso para, afastando a culpa patronal, excluir da condenação o pagamento da indenização por danos morais, estéticos e materiais" - é o voto do relator que foi acompanhado por unanimidade pelos membros da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em ocorrência, enfermeira descobre que vítima era o próprio filho
ARAL MOREIRA

Em ocorrência, enfermeira descobre que vítima era o próprio filho

Segunda-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados
TEMPO

Segunda-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

Estudo do Ipea aponta poucos indígenas liderando grupos de pesquisa
DIREITOS HUMANOS

Estudo do Ipea aponta poucos indígenas liderando grupos de pesquisa

Vai à sanção mais rigor para preso que mantiver ameaças contra mulher
POLÍTICA

Vai à sanção mais rigor para preso que mantiver ameaças contra mulher

Corpo de Bombeiros verifica possível vazamento de produto químico e posto
REGIÃO

Corpo de Bombeiros verifica possível vazamento de produto químico e posto

INOVAÇÃO

Mais de 3,4 mil hospedagens já atuam com nova Ficha Digital de Hóspedes, de acordo com Ministério

INTERNACIONAL

Na Alemanha, Lula defende parceria com Europa na descarbonização

POLÍTICA

Reconhecimento do circo como manifestação cultural vai à sanção

CAMPO GRANDE

Homem é preso em flagrante após incendiar residência de companheira

POLÍTICA

Comissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais

Mais Lidas

DOURADOS

Vereador cobra medidas urgentes contra circulação de veículos elétricos guiados por menores

DOURADOS

Prefeitura divulga lista de famílias pré-selecionadas para o "Minha Casa, Minha Vida"

DOURADOS

Homem morre ao ficar com a cabeça presa em portão de residência 

ECONOMIA

Saque-aniversário do FGTS segue disponível em abril; veja quem pode retirar valores