domingo, 27 de abril de 2025
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ARTIGO

Um modelo escolar de sucesso que já existe no Brasil!

16 outubro 2021 - 09h00Por Rodolpho Barreto

Mês de outubro, celebramos o dia das crianças e o dia dos professores. A escola é o ambiente onde esses dois ilustres personagens se encontram. Criança e professor deveriam ser os protagonistas, as estrelas, as "meninas dos olhos" de uma sociedade. Infelizmente, sabemos que não é, ainda, o nosso caso. Do regime militar aos dias atuais, a escola foi sendo cada vez mais sucateada, o professor desvalorizado e a educação (intelectual e moral) desprezada. Investimentos cada vez maiores, resultados cada vez piores. A conta não fecha. Lembram do slogan de um certo governo, "Pátria Educadora"? Lamentavelmente, o fato é que nós regredimos. Claro, a "escola de antigamente" estava longe de ser perfeita. No entanto, conseguimos piorar. É só ouvir os relatos dos estudantes de outros tempos. A escritora Lya Luft, por exemplo, escreveu em um dos seus artigos:

"O colégio era severo, não cruel. Estudava-se muito. Repetir o ano era o horror dos horrores, mas acontecia. Hoje, é preciso esforçar-se para conseguir uma reprovação. Quase impossível. Dizem que não pode traumatizar a criança. Esqueceu-se que a vida não é brincadeira e que o colégio – como a família – deveria nos preparar para ela. Transformou-se a escola num reduto familiar: professoras são tias, e muitas vezes a bagunça é generalizada, porque na família talvez seja assim. Um pouco de ordem na infância e na adolescência – em casa, na escola e na sociedade em geral – ajudaria a aliviar a perplexidade e a angústia dos jovens. Respeito deveria ser algo natural, começando em casa, onde frequentemente as crianças comandam o espetáculo." Lya Luft, com toda a razão, chama os pais à responsabilidade:

"Se os pais pudessem instaurar uma ordem em casa – amorosa, mas firme –, dando aos filhos limites e sentido, respeitando o fato de eles estarem em formação, estariam sendo melhores do que agindo de forma servil ou eternamente condescendente. Aliás, em casa começaria o melhor currículo, a melhor ferramenta para a vida: respeitar, enxergar e questionar. Nem calar a boca, como antigamente, nem gritar, bagunçar ou ofender: dialogar, comunicar-se, com irmãos, pais e outros. Isso estimula a melhor arma para enfrentar o tsunami de informações, das mais positivas às mais loucas, que enfrentamos todos os dias: discernimento. Aprender a analisar, ler, concentrar-se, argumentar e ser um cidadão integrado e firme no caótico e admirável mundo nosso. O resto é detalhe." Ou seja, a escritora alerta para o fato de que a família e a escola deveriam trabalhar juntas na preparação dos jovens para uma vida pessoal e profissional futura, na qual haverá limites, regras e trabalho. 

Eu, por exemplo, tive o privilégio de estudar no Colégio Militar de Campo Grande, sem dúvida alguma, uma instituição escolar de excelência, que foi fundamental para a minha formação como profissional, cidadão e ser humano. "A educação militar ofertada nos Colégios Militares destaca-se no cenário educacional nacional pela alta qualidade de ensino, além de enfatizar o cumprimento de regras, a manutenção da disciplina e o respeito à hierarquia. É comum que cada estabelecimento tenha seu próprio código de conduta, todavia, algumas das regras mais gerais são: uniforme e cabelo no 'padrão militar', sem topetes, tranças, piercings, brincos, maquiagem etc e proibição de qualquer falta de respeito com professores e funcionários" (fonte: educamaisbrasil.com.br). E como surgiu essa ideia de "militarização" do ensino?

Atualmente, existem dois modelos no país: os Colégios Militares e os Colégios da Polícia Militar. No primeiro caso, as instituições estão relacionadas ao Exército e respondem às Forças Armadas do Brasil. A primeira escola militar foi fundada em 1889, com o nome de Imperial Colégio Militar, no Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, a instituição se expandiu e tornou-se presente em diversas cidades. A proposta pedagógica das escolas militares tem como objetivo preparar o aluno para a vida em sociedade, formar cidadãos que atuem com ética e cidadania, por meio de valores e tradições da educação militar. Ou seja, a missão da instituição é a formação integral do aluno, tanto para os que pretendem ingressar na carreira militar, quanto para aqueles que desejam seguir a profissionalização em outras áreas.

A gestão profissional de um colégio militar faz toda a diferença, proporcionando um ambiente extremamente organizado e adequado aos fins que se propõe. "Toda a estrutura física de um Colégio Militar é planejada a fim de evitar empecilhos que comprometam o comportamento e a atenção dos alunos para os estudos e tarefas que estão incumbidos de realizar na instituição. O interesse do Exército Brasileiro pela educação militar repousa no fato de legitimar os valores de ordem moral, a tradição da instituição e a formação de uma consciência humanística, patriótica e cívica" (fonte: revista.uniabeu.edu.br). Nos últimos anos, tem havido um clamor da sociedade para a militarização de mais escolas públicas, mediante a decadência do sistema escolar atual. A militarização da educação já faz parte da realidade brasileira e o alto padrão de ensino dos colégios militares já está comprovado nos resultados dos seus alunos no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares. A instituição está sempre na lista das escolas com as maiores aprovações de estudantes.

Os professores que lecionam em uma escola militar também aprovam o sistema, afinal, ali o professor é respeitado, valorizado, tem autoridade e pode desenvolver o seu trabalho da melhor forma possível. O colégio militar já comprovou ser um modelo educacional bem sucedido, por que então não multiplicar essa possibilidade para mais estudantes? Quando abre uma escola militar em uma cidade, pode saber: tem fila de espera dos pais para conseguir uma vaga. A maior parte da população já aprovou e muitas famílias gostariam de ter seus filhos estudando numa escola assim, para que tenham a chance de "ser alguém na vida". Eu torço muito por mais colégios militares pelo país e que mais jovens possam ter a mesma oportunidade que eu tive: um ambiente de alta qualidade intelectual e moral, onde professores e crianças constroem juntos um futuro melhor para todos nós!

Instagram/Facebook : @rodolphobpereira

Deixe seu Comentário

Leia Também

INMET emite dois alertas para Dourados e previsão indica chuva e queda de temperatura
CLIMA

INMET emite dois alertas para Dourados e previsão indica chuva e queda de temperatura

Enem 2025: prorrogado prazo para pedir isenção da inscrição
Educação

Enem 2025: prorrogado prazo para pedir isenção da inscrição

O Ministério da Previdência Social alerta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro
INSS

O Ministério da Previdência Social alerta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro

FRONTEIRA

Golpista engana duas mulheres durante venda de motocicleta em rede social em Ponta Porã

Homem morre após confronto com a polícia em Campo Grande
Capital

Homem morre após confronto com a polícia em Campo Grande

Economia

Crédito do Trabalhador: Banco do Brasil ultrapassa marca de R$ 2 bilhões em empréstimos

CONCURSO

Governo autoriza nomeação de mais de 4 mil aprovados no Concurso Nacional Unificado

Violência Doméstica

Mulher é esfaqueada pelo marido após discussão em aldeia de Dourados

LEI SANCIONADA

Agressor poderá ser monitorado eletronicamente em casos de violência doméstica

Pesquisa

Acelerador Sirius desenvolve análise de rochas do pré-sal

Mais Lidas

LEGISLATIVO DE MS

Após ataque a caseiro, "Lei da Onça" pode ser criada em MS

IDENTIFICADO

Homem que morreu atingido por eucalipto em Dourados tinha 56 anos

DOURADOS

Mulher é presa após esfaquear outras duas que bebiam com o seu marido em casa abandonada

DOURADOS

Dupla é presa com maconha e pistola durante operação no Esplanada