Com o objetivo de ajudar os candidatos a se prepararem com antecedência para o vestibular, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) divulgou a lista de Manifestações Artísticas e Normativas que serão cobradas nas provas de 2026, 2027 e 2028. Glauber Rocha, Machado de Assis, Raique Moura, Frida Kahlo, MC Anarandá, Ariano Suassuna, Pink Floyd e Chico Buarque figuram entre os autores de obras exigidas.
Para cada ano, foram selecionadas cinco obras textuais literárias, quatro normativas, duas obras teatrais, quatro obras musicais, quatro obras plástico-visuais e três obras audiovisuais, entre nacionais e estrangeiras. De acordo com o Centro de Seleção, setor que organiza todos os processos seletivos da UFGD, as obras são definidas com antecedência para proporcionar aos candidatos, às escolas públicas e privadas e aos cursinhos pré-vestibulares tempo hábil para aquisição, estudo e análise dos conteúdos.
DIVERSIDADE
Para composição da lista de manifestações, a universidade preza pela diversidade. Além do conteúdo que se repete para todos os vestibulares (Lei Maria da Penha, de Racismo e Injúria Racial, Declaração Universal dos Direitos Humanos e alguns artigos da Constituição Federal), a lista inclui obras clássicas, contemporâneas, de artistas indígenas e negros, professores da própria UFGD, instalações populares, além de músicas, filmes e peças teatrais de diversos gêneros.
Uma das músicas exigidas para o vestibular de 2027 é À Flor da Pele, da rapper douradense SoulRa, artista de 29 anos, cinco anos de carreira, com um álbum e 19 singles lançados, dentre solos e parcerias. A cantora e compositora afirmou que até esperava que isso fosse acontecer, mas não agora, por ser jovem e considerar que ainda tem muita pesquisa e amadurecimento pela frente. “Talvez eu subestime o alcance ou impacto dessas criações. E meu nome apareceu ao lado de clássicos da música brasileira, isso choca um pouco também”, explica.
A primeira composição de SoulRa, À Flor da Pele, é resultado de um acúmulo de sentimentos e vivências reprimidas de toda uma vida. “Compreender a luta retirante dos meus pais para conseguirem estudar e nos criar dignamente, o racismo que vivi dentro e fora do ambiente acadêmico e também vi meu pai, enquanto professor, ‘driblar’ diariamente com uma postura impecável e muito conhecimento, tudo isso foi bagagem para que essa canção traduzisse as diversas realidades que atravessam a classe trabalhadora. Eu quis começar minha carreira de fato mostrando como penso e por quem trabalho”.
Muitos alunos da educação pública de Dourados já tiveram contato com a artista, que todos os anos visita diversas escolas para falar sobre sua experiência na escola pública, arte como profissão, recortes raciais e sistema de cotas, além de conversar sobre suas músicas e realizar um pocket show. “Sou inteiramente fruto da educação pública, então tenho um carinho especial por ela. Acredito muito no poder da educação, das crianças e da juventude e dedico minha energia a eles porque são a base e o futuro. Também abro espaço para que os alunos contribuam com suas experiências e cantem ou declamem seus escritos. É uma troca muito linda”, conta, a artista, com carinho.
RECEPÇÃO DOS ESTUDANTES
Foram várias as declarações positivas nas redes sociais após a divulgação das manifestações e normativas. Gabrielly Siqueira Santana é estudante do ensino médio 100% focada no vestibular da UFGD e disse que amou a lista. “Já conhecia muitas das obras ali citadas, por isso fiquei tão feliz quando abri o documento pela primeira vez. Achei muito bem feita e com obras bem contextualizadas e importantes”. Candidata a uma vaga no curso de medicina, Gabrielly está familiarizada com obras como O Cortiço, Dom Casmurro, A Hora da Estrela e O Navio Negreiro e empolgada para conhecer coisas novas. “Estou ansiosa para assistir/ouvir/ler todas as obras. Não é todo dia que uma lista te recomenda assistir Casablanca ou escutar Pink Floyd”, finaliza.
SOBRE O CONTEÚDO
Como já explicado, as obras selecionadas consideram a representatividade de artistas locais/regionais e a de gênero/raça/etnia dos autores. O processo de escolha considera indicações feitas por professores de escolas do ensino médio da região da grande Dourados e, também, de curso superior da área de letras. Após essa indicação, o Centro de Seleção forma uma comissão com sete professores da área de letras para escolha das obras. Esses profissionais realizam pré-votação para escolha de 10 obras de cada modalidade. Posteriormente, é realizada uma nova votação, em que são selecionadas as 5 obras mais votadas de cada modalidade. Todas as votações ocorreram por formulário on-line.
Com relação à tradição da UFGD em sempre exigir obras sul-mato-grossenses, SoulRa é categórica. “Se não fosse a UFGD, nós, artistas douradenses, não teríamos esse espaço, possibilidade e reconhecimento tão importantes que servem de combustível para seguirmos firmes na arte. Trata-se, também, da universidade pública cumprindo seu papel com maestria perante a sociedade. Serve de exemplo às demais e é autoafirmação”.
A abordagem das manifestações exigidas nos vestibular poderá acontecer em diversas áreas do conhecimento que compõem o caderno de prova objetiva. O candidato deverá ser capaz de usar habilidades específicas ao ler, analisar e interpretar as obras propostas, relacionando-as aos contextos histórico, político, econômico, estético e cultural, bem como, aos universos tecnológico, físico, químico, biológico e matemático. Também deverá saber identificar e interpretar recursos estilísticos dos criadores e de suas manifestações, além de estabelecer relações entre épocas, gêneros e autores. É importante destacar que a UFGD não disponibilizará os arquivos das manifestações indicadas e que elas podem ser lidas em qualquer edição, desde que estejam completas.
SERVIÇO
A lista completa das Manifestações Artísticas e Normativas pode ser acessada em: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/manifestacoes-artisticas-obras.
Informações sobre os vestibulares da UFGD devem ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção, pelos seguintes contatos: vestibular@ufgd.edu.br e/ou (67) 3410-2840.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Copom eleva juros básicos da economia para 14,25% ao ano
LEGISLATIVO DE MSCriadas frentes parlamentares da Rota Bioceânica e da Assistência Social

Governo do Estado investe R$ 2,3 bilhões em Saúde no ano de 2024

Brasil e Mali concluem entendimento sobre Certificados para exportação de produtos agropecuários

Idoso condenado por estuprar criança de 8 anos é preso

Com foco no turismo inteligente, Governo de MS apoia feira internacional em Bonito

Jiboia de 2m é encontrada em quintal de residência

Alex Cadeirante realiza doação de cadeiras de rodas para a UPA

Sete Quedas quer festa grandiosa com o apoio de Renato Câmara e do Estado
CBF muda datas de três jogos da rodada de abertura do Brasileirão
Mais Lidas

Empresário proprietário de papelaria morre em Dourados

Primeira base da PMR inaugurada  em rota turÃstica do Corredor Bioceânico homenageia  ex-prefeito

Entreposto de drogas é fechado no Parque das Nações II
