quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

UFGD convoca candidatos para o Vestibular Teko Arandu 2020

15 setembro 2021 - 06h47Por Da Redação

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizará as provas do Vestibular da Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu (PSLIN/2020), em 26 de setembro (domingo), com provas de redação e objetiva, às 8 horas, e prova oral em Guarani, às 14 horas, nas cidades de Amambai e Dourados. A organização recomenda que os candidatos cheguem com 45 minutos de antecedência.

 Em Dourados, as provas serão na Escola Estadual Reis Veloso (Rua João Vicente Ferreira, 243, Jardim Tropical) e, em Amambai, serão na Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa (Rua Cassiano Marcelo, 1251, Centro).

As medidas de biossegurança envolvem: evitar aglomeração nos portões e corredores dos locais de prova; aferir temperatura corporal dos candidatos; manter distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as carteiras; disponibilizar álcool 70% em gel e usar máscara de proteção respiratória, descartável ou caseira feita de tecido, e permanecer com ela até sua saída do local da prova. 

Os candidatos precisam também apresentar documento de identificação original com foto, como por exemplo: carteira ou cédula de identidade; carteira de identidade profissional, carteira nacional de habilitação, certificado de reservista, passaporte, carteira de trabalho e previdência social e o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

O cronograma dessa seleção foi suspenso em maio de 2020, por conta da pandemia de covid-19, e retificado três vezes. O vestibular tem 70 vagas e o curso Teko Arandu forma professores em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. As aulas são oferecidas pela metodologia da alternância (atividades de ensino na Universidade e também nas aldeias e nas escolas indígenas). A primeira turma dessa licenciatura foi concluída em 2011.

TEKO ARANDU

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu é um curso de licenciatura voltado à formação de professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá. Ele foi implantado no ano de 2006, a partir de conjugação de esforços institucionais envolvendo a UFGD, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o Movimento de Professores Indígenas, o governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o MEC, a FUNAI, cerca de 20 prefeituras municipais e outras entidades. A Licenciatura vem ao encontro da missão da UFGD que é a educação inclusiva que promove a troca de saberes e de experiências.

CONTATOS

As informações sobre o PSLIN-2020/UFGD devem ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção pelo e-mail cs.indigena@ufgd.edu.br ou pelo Whatsapp no número (67) 99332-4046, das 7h às 17h.

Link da página do Vestibular: https://www.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-indigena-teko-arandu/pslin2020

Link do Edital de Convocação: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/LICENCIATURA-INDIGENA-TEKO-ARANDU/PSLIN%202020/Edital_Convoca%C3%A7%C3%A3o_CCS_22%20_provas_PSLIN.pdf

Deixe seu Comentário

Leia Também

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira
SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

SEU BOLSO

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual
UNIGRAN

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual

PLANALTO

Lula e Macron devem debater hoje acordo com Mercosul

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados
FERIADO

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

DESCAMINHO

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 

COTAÇÃO

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira

TEMPO

Quinta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta