Menu
Busca domingo, 05 de julho de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

UEMS oferece aulas gratuitas de Capoeira e Danças Populares

22 novembro 2019 - 22h05Por Da Redação

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), por meio da Proec (Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários), oferece aulas gratuitas de Capoeira e de Danças Populares de origem afro-brasileira a toda a comunidade. As aulas são às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 horas às 20h30, na Casa da Cultura, no Centro de Dourados.  

As aulas são ministradas pelo Mestre Macaúba, em parceria com o Instituto Cultural Malungo de Capoeira. As inscrições podem ser feitas na Casa da Cultura, das 07h30 às 16h30, ou pelo telefone 3902-2636. As aulas são indicadas para crianças, maiores de 5 anos, adolescentes e adultos.

Capoeira

É uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. Geralmente, é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. 

Danças Populares

Samba de Roda

É uma dança originalmente de culto aos orixás e caboclos, entidades espirituais africanas. Esse estilo está intimamente relacionado à roda de capoeira, que envolve também músicas e lutas. Atualmente, essa manifestação artística está presente em todas as partes do Brasil. Apesar de ser baseado nas tradições africanas, também envolve alguns aspectos da cultura portuguesa, por meio da viola, do pandeiro e da língua utilizada nas canções.

Maculelê

É uma dança de origem africana que simula uma luta tribal que utiliza dois bastões como “arma”. A esses bastões dá-se o nome de grimas ou esgrimas. A música do maculelê é composta por percussão e canto. A dança é de forte expressão dramática, destinada a participantes do sexo masculino,  e leva o ritmo dos atabaques, além de cânticos em dialetos africanos.

Puxada de Rede

O ritual “Puxada de Rede” é executado artisticamente por diversos grupos de Capoeira do Brasil. Ele retrata e sintetiza a pesca com rede, do peixe conhecido como xaréu (peixe de carne escurecida abundante nas costas do Nordeste Brasileiro). Trata-se de um episódio de trabalho árduo, temperado com muita poesia, religiosidade, música e festa. O ritual é embalado pelo canto, às vezes alegre, às vezes triste, que evocam entidades protetoras.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MATO GROSSO DO SUL
Com redução de voos comerciais, aviões do Estado entram em cena para transportar candidatos a transplante
ANASTÁCIO
Proprietário de chácara é autuado em R$ 5 mil por degradação de matas ciliares para construção de tanque de piscicultura
VILA SÃO BRAZ
Moto é furtada em frente ao local de trabalho da vítima
CORONAVÍRUS
Anvisa autoriza testes para outra vacina contra covid-19
DOURADOS
Adolescente pilota moto embriagado e tio morre após queda na Coronel Ponciano
LOTERIAS
Mega-sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
DOURADOS
Polícia procura assassino de secretário de Agricultura Familiar de Dourados
EDUCAÇÃO
Com suspensão das aulas presenciais, Fundesporte garante cestas básicas a profissionais do Prodesc
FAKE NEWS
É preciso responsabilizar plataformas e financiadores de fake news, diz Maia
PANDEMIA
Brasil tem 1.577.004 casos de covid-19 diagnosticados

Mais Lidas

POLÍCIA
Assassinado no Izidro é secretário de Agricultura Familiar de Dourados
PANDEMIA
Mulher morre de covid-19 logo após dar à luz em Dourados
DOURADOS
Ex-funcionário é o suspeito de matar secretário de Agricultura
CAMPO GRANDE
Jovem que estava desaparecida é encontrada morta