Menu
Busca sábado, 05 de dezembro de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

UEMS oferece aulas gratuitas de Capoeira e Danças Populares

22 novembro 2019 - 22h05Por Da Redação

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), por meio da Proec (Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários), oferece aulas gratuitas de Capoeira e de Danças Populares de origem afro-brasileira a toda a comunidade. As aulas são às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 horas às 20h30, na Casa da Cultura, no Centro de Dourados.  

As aulas são ministradas pelo Mestre Macaúba, em parceria com o Instituto Cultural Malungo de Capoeira. As inscrições podem ser feitas na Casa da Cultura, das 07h30 às 16h30, ou pelo telefone 3902-2636. As aulas são indicadas para crianças, maiores de 5 anos, adolescentes e adultos.

Capoeira

É uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. Geralmente, é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. 

Danças Populares

Samba de Roda

É uma dança originalmente de culto aos orixás e caboclos, entidades espirituais africanas. Esse estilo está intimamente relacionado à roda de capoeira, que envolve também músicas e lutas. Atualmente, essa manifestação artística está presente em todas as partes do Brasil. Apesar de ser baseado nas tradições africanas, também envolve alguns aspectos da cultura portuguesa, por meio da viola, do pandeiro e da língua utilizada nas canções.

Maculelê

É uma dança de origem africana que simula uma luta tribal que utiliza dois bastões como “arma”. A esses bastões dá-se o nome de grimas ou esgrimas. A música do maculelê é composta por percussão e canto. A dança é de forte expressão dramática, destinada a participantes do sexo masculino,  e leva o ritmo dos atabaques, além de cânticos em dialetos africanos.

Puxada de Rede

O ritual “Puxada de Rede” é executado artisticamente por diversos grupos de Capoeira do Brasil. Ele retrata e sintetiza a pesca com rede, do peixe conhecido como xaréu (peixe de carne escurecida abundante nas costas do Nordeste Brasileiro). Trata-se de um episódio de trabalho árduo, temperado com muita poesia, religiosidade, música e festa. O ritual é embalado pelo canto, às vezes alegre, às vezes triste, que evocam entidades protetoras.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tio e adolescente são encontrados, mas criança continua desaparecida
CAMPO GRANDE
Tio e adolescente são encontrados, mas criança continua desaparecida
COVID-19
STF julgará ações sobre plano de vacinação do governo no próximo dia 17
REGIÃO
UFGD prorroga as inscrições do Vestibular da Educação a Distância
FUTEBOL
Fifa anuncia que Mundial de Clubes de 2021 será no Japão
CAPITAL
Mulher tem arma empurrada contra o pescoço durante assalto
JUSTIÇA
Autor de agressões que vitimaram jovem deve indenizar família da vítima
GOLPE
Homem perde cerca de R$ 19 mil ao tentar comprar carro pela internet
PRESIDÊNCIA
Mourão diz que parte dos assessores de Bolsonaro distorce fatos
BR-381
Ônibus irregular cai de viaduto e deixa 14 mortos em Minas Gerais
FUTEBOL
TJD/MS atende pedido do Comercial e suspende semifinal do Estadual

Mais Lidas

DOURADOS
Novo decreto não autoriza horário estendido do comércio em dezembro
TRÊS LAGOAS
Mãe vê menina com vizinho ao chegar do trabalho e descobre estupro
ECONOMIA
Pessoas que receberam auxílio emergencial irregular serão cobradas por SMS
PANDEMIA
Com novo óbito, Dourados confirma sexta morte por Covid em quatro dias