Menu
Busca segunda, 28 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

UEMS encerra inscrições para a Especialização Vivências Pedagógicas Ativas

27 novembro 2019 - 06h58Por Da Redação

Terminam, nesta quarta-feira, dia 27 de novembro, as inscrições para o Curso de Pós-Graduação lato sensu Vivências Pedagógicas Ativas no Ensino Superior (VPAES), que será realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados. É a primeira vez que a Especialização é oferecida na UEMS.

O Curso tem como objetivo formar Docentes de Ensino Superior capazes de analisarem constantemente suas ações didático-pedagógicas, de criarem situações de ensino e de aprendizagem considerando a amplitude e complexidade das conexões humanas e do contexto envolvido, bem como, identificar suas fragilidades e potencialidades na prática docente visando construção de novas possibilidades no fazer docente.

A especialização é voltada para portadores de diploma de ensino superior em qualquer área do conhecimento, devidamente autorizado e reconhecido por órgão competente e que estejam atuando na Docência no Ensino Superior e em pleno exercício de suas atividades docentes no ano de 2020 (ministrando disciplinas na graduação e/ou pós-graduação e/ou em projeto de ensino anual).

As inscrições seguem até às 23h59min do dia 27 de novembro de 2019. Para se inscrever, acesse: http://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal

Sobre o curso:

O curso de Vivências Pedagógicas Ativas no Ensino Superior (VPAES) é um curso de imersão em processos pedagógicos ativos. O especializando irá vivenciar no curso presencial  diversas estratégias educacionais (TBL, Oficina de Trabalho, Viagem Educacional, Situação-Problema, Dramatização, Cinema, entre outras, com atividades em pequenos grupos e em grande grupo, como as plenárias) com conteúdos relacionados ao processo formativo para o exercício da docência na perspectiva da pedagogia crítica.

Importante ressaltar a necessidade do docente participante estar inserido em sala de aula durante todo o ano de 2020, visto que o curso implica também em atividades práticas a serem desenvolvidas junto aos seus discentes. A intencionalidade é que no curso se viva a experiência, apreenda os princípios pedagógicos e técnicos, implemente as estratégias educacionais e avalie o seu processo de exercício em sala de aula.

O curso é composto por nove unidades pedagógicas que se desenvolvem de forma interdependente  e integrada. Assim, uma vivência depende da vivência anterior e como os trabalhos são desenvolvidos em grupos e centrados na construção coletiva, a não participação individual interfere no processo de aprendizagem de todos. Portanto é relevante e muito desejável a presença em todas as unidades.

A Professora Dra. Cibele de Moura Sales, coordenadora do VPAES, salienta que o convite é para que mobilizem seus pares nos cursos no qual estão inseridos para que também se inscrevam no processo seletivo. A coordenação e docentes do VPAES entendem que essas parcerias possam ser potentes para que novos caminhos sejam pensados nos cursos após o término do VPAES. 

O curso tem duração mínima de 12 meses e máxima de 18 meses. A certificação é de Especialista em Processos Pedagógicos Ativos no Ensino Superior.

Os docentes e coordenação do VPAES estão vinculados ao Programa de Mestrado Ensino em Saúde, ao curso de graduação em Enfermagem da Unidade de Dourados e ao GEPES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Saúde.

Os encontros serão mensais na UEMS/Dourados. Serão três dias por mês em atividades de imersão. Confira as datas: 04, 05 e 06 de março/20; 01, 02 e 03 de abril /20; 06,07 e 08 de maio/20; 03, 04 e 05 de junho/20; 01, 02 e 03 de julho/20; 05, 06 e 07 de agosto/20; 02, 03 e 04 de setembro/20; e 30/09, 01, e 02 de outubro/20.

Saiba mais em: http://www.uems.br/pos_graduacao/detalhes/vivencias-pedagogicas-ativas-no-ensino-superior-vpaes-dourados-especializacoes-pos-graduacao-lato-sensu

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Governo federal anuncia criação do programa Renda Cidadã
TRÊS LAGOAS
Quatro são pegos com objetos que seriam trocados por drogas
MATO GROSSO DO SUL
Queimadas voltam a atingir Serra do Amolar no Pantanal
PANDEMIA
Mato Grosso do Sul tem 60 mil pessoas recuperadas do coronavírus
CRIME AMBIENTAL
Homem é preso por pesca predatória em rio de MS
LEGISLATIVO
Encontro vai discutir soluções contra queimadas no Pantanal
DOURADOS
Populares divergem sobre flexibilização dos parques, fechados há seis meses
ECONOMIA
Taxa média de juros para famílias cai, diz Banco Central
SEGURANÇA
Agepan intensifica fiscalização contra transporte clandestino
DOURADOS
Entidades que desejam participar da revisão do Plano Diretor devem se inscrever até dia 5

Mais Lidas

ATO DE FÉ
Após vigílias em frente a hospital, família celebra 'milagre' por homem que caiu do telhado
CAMPO GRANDE
Gêmeos são executados dentro de quitinete
POLÍCIA
Comerciante morre em acidente na MS-276
DEODÁPOLIS
Homem morre ao bater moto de frente com caminhonete da patroa