Terminam, nesta quarta-feira, dia 27 de novembro, as inscrições para o Curso de Pós-Graduação lato sensu Vivências Pedagógicas Ativas no Ensino Superior (VPAES), que será realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados. É a primeira vez que a Especialização é oferecida na UEMS.
O Curso tem como objetivo formar Docentes de Ensino Superior capazes de analisarem constantemente suas ações didático-pedagógicas, de criarem situações de ensino e de aprendizagem considerando a amplitude e complexidade das conexões humanas e do contexto envolvido, bem como, identificar suas fragilidades e potencialidades na prática docente visando construção de novas possibilidades no fazer docente.
A especialização é voltada para portadores de diploma de ensino superior em qualquer área do conhecimento, devidamente autorizado e reconhecido por órgão competente e que estejam atuando na Docência no Ensino Superior e em pleno exercício de suas atividades docentes no ano de 2020 (ministrando disciplinas na graduação e/ou pós-graduação e/ou em projeto de ensino anual).
As inscrições seguem até às 23h59min do dia 27 de novembro de 2019. Para se inscrever, acesse: http://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal
Sobre o curso:
O curso de Vivências Pedagógicas Ativas no Ensino Superior (VPAES) é um curso de imersão em processos pedagógicos ativos. O especializando irá vivenciar no curso presencial diversas estratégias educacionais (TBL, Oficina de Trabalho, Viagem Educacional, Situação-Problema, Dramatização, Cinema, entre outras, com atividades em pequenos grupos e em grande grupo, como as plenárias) com conteúdos relacionados ao processo formativo para o exercício da docência na perspectiva da pedagogia crítica.
Importante ressaltar a necessidade do docente participante estar inserido em sala de aula durante todo o ano de 2020, visto que o curso implica também em atividades práticas a serem desenvolvidas junto aos seus discentes. A intencionalidade é que no curso se viva a experiência, apreenda os princípios pedagógicos e técnicos, implemente as estratégias educacionais e avalie o seu processo de exercício em sala de aula.
O curso é composto por nove unidades pedagógicas que se desenvolvem de forma interdependente e integrada. Assim, uma vivência depende da vivência anterior e como os trabalhos são desenvolvidos em grupos e centrados na construção coletiva, a não participação individual interfere no processo de aprendizagem de todos. Portanto é relevante e muito desejável a presença em todas as unidades.
A Professora Dra. Cibele de Moura Sales, coordenadora do VPAES, salienta que o convite é para que mobilizem seus pares nos cursos no qual estão inseridos para que também se inscrevam no processo seletivo. A coordenação e docentes do VPAES entendem que essas parcerias possam ser potentes para que novos caminhos sejam pensados nos cursos após o término do VPAES.
O curso tem duração mínima de 12 meses e máxima de 18 meses. A certificação é de Especialista em Processos Pedagógicos Ativos no Ensino Superior.
Os docentes e coordenação do VPAES estão vinculados ao Programa de Mestrado Ensino em Saúde, ao curso de graduação em Enfermagem da Unidade de Dourados e ao GEPES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Saúde.
Os encontros serão mensais na UEMS/Dourados. Serão três dias por mês em atividades de imersão. Confira as datas: 04, 05 e 06 de março/20; 01, 02 e 03 de abril /20; 06,07 e 08 de maio/20; 03, 04 e 05 de junho/20; 01, 02 e 03 de julho/20; 05, 06 e 07 de agosto/20; 02, 03 e 04 de setembro/20; e 30/09, 01, e 02 de outubro/20.
Saiba mais em: http://www.uems.br/pos_graduacao/detalhes/vivencias-pedagogicas-ativas-no-ensino-superior-vpaes-dourados-especializacoes-pos-graduacao-lato-sensu