A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) por meio do Centro de Estudos de Fronteira, informa que essa semana firmou um acordo de cooperação com a WWF-Brasil, uma organização da sociedade civil brasileira, apartidária e sem fins lucrativos que trabalha em defesa da vida. Estiveram presentes na reunião o analista do WWF-Brasil, Thaishi Leonardo, o professor Mateus Boldrine Abrita e o professor Edwaldo Henrique Bazana Barbosa.
A cooperação entre a UEMS e o WWF-Brasil permitirá o desenvolvimento de projetos de interesse social. Nesse sentido, o acordo vai permitir equipar laboratórios da UEMS, bolsas para acadêmicos, estágios e demais recursos para o bom desenvolvimento de projetos.
Em nome do reitor professor Laércio de Carvalho, o professor Mateus, que também é assessor de relações interinstitucionais da UEMS, orienta que os cursos, pesquisadores e acadêmicos de toda a UEMS que estejam interessados em desenvolver projetos em parceria com o WWF-Brasil procurem contato com o Cefront para mais informações (www.uems.br/cefront).
O WWF-Brasil foi criada em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF (Fundo Mundial para a Natureza), presente em mais de 100 países. A organização trabalha em defesa pela vida para mudar principalmente a trajetória de degradação socioambiental.
Breve apresentação:
Thaishi Leonardo, analista de conservação de projetos no WWF-Brasil, que esteve na reunião no Cefront/UEMS é responsável por projetos de planejamento territorial e gestão de recursos hídricos, com foco na Bacia do Alto Paraguai, no Brasil, Bolívia e Paraguai.
Uma das iniciativas lideradas por Thaishi é enfocada na conectividade socioambiental para os biomas Cerrado e Pantanal. Suas áreas de trabalho incluem o desenvolvimento de parcerias estratégicas com governos, universidades, agências de desenvolvimento e ONGs para avançar em uma gestão sustentável da paisagem.
Antes de se juntar ao WWF, Thaishi trabalhou para a Agencia Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo, na elaboração de projetos e supervisionando a implementação de instrumentos de gestão de recursos hídricos em todo o território capixaba. Como consultora na empresa Fibria Celulose durante 8 anos, elaborou e implementou projetos de gestão e regularização fundiária, sistemas de informações geográficas, liderou agendas de relações com as comunidades e povos tradicionais, implementou e supervisionou a realização do cadastro rural ambiental nos Estados da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Thaishi é Bacharela em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo.