A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) publicou o Edital nº 112/2025, que abre seleção de disciplinas e módulos dos cursos de graduação para participação no Programa Institucional de Monitoria (PIM), com oferta de 210 bolsas de monitoria para o segundo semestre de 2025.
Sistema de Gestão de Projetos: https://sgp.uems.br/course/view.php?id=1202
Página do Edital: https://www.uems.br/Editais/detalhes/112-2025
O edital, organizado pela Divisão de Estágio, Programas e Projetos de Ensino (DEPPE), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (PROE), tem como objetivo fortalecer os processos de ensino e aprendizagem por meio do acompanhamento de alunos monitores nas disciplinas contempladas. A iniciativa conta com o apoio do Comitê de Ensino e está respaldada pela Deliberação CE/CEPE-UEMS nº 376/2022, homologada pela Resolução CEPE-UEMS nº 2.561/2022.
Valor para inscrição: Gratuito
Valor da bolsa monitoria: R$ 300,00 (trezentos reais)
Podem participar da seleção disciplinas e módulos obrigatórios, com duração anual ou semestral, que estejam previstos na oferta do 2º semestre letivo de 2025. As bolsas são destinadas às disciplinas devidamente inscritas e aprovadas pelos respectivos Colegiados de Curso, respeitando os critérios e prazos estabelecidos no edital.
O edital esclarece que a bolsa de monitoria está vinculada à disciplina, e não diretamente ao aluno. Isso significa que o estudante contemplado só fará jus à bolsa enquanto atuar como monitor(a) da disciplina ou módulo selecionado. Caso a disciplina não seja contemplada inicialmente, ela passará a integrar uma lista de espera, que poderá ser utilizada caso surjam novas vagas de bolsa.
O processo de inscrição das disciplinas será conduzido pelos Coordenadores de Curso, que deverão acessar o Ambiente Virtual da Monitoria e preencher a ficha de inscrição, indicando a ordem de prioridade entre as disciplinas candidatas.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo e-mail institucional do curso (@uems.br), após aprovação prévia no Colegiado. A não realização da inscrição dentro do prazo e nos moldes previstos resultará na não contemplação do curso com bolsa de monitoria.
O edital reforça que não serão aceitas inscrições fora dos prazos ou por meios diferentes dos estabelecidos. As atividades de monitoria são registradas como Atividades Complementares (AC), compondo o histórico acadêmico dos estudantes, conforme regulamentação vigente e mediante certificação emitida pela PROE ou pela Coordenação de Curso.
Mais informações
Os casos omissos e eventuais dúvidas sobre o processo serão analisados e resolvidos pela Divisão de Estágios, Programas e Projetos de Ensino (DEPPE-PROE), em conjunto com o Comitê de Ensino de Graduação.
O edital completo, com detalhes sobre critérios, cronograma e procedimentos, está disponível no site oficial da UEMS:
www.uems.br
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homem que tentou matar rival é preso e arma encontrada

Brasil, refém da omissão, até quando?

Já classificado, Flamengo enfrenta Los Angeles no Mundial de Clubes

Homem é preso após invadir residência e esfaquear a ex e o filho dela

Saúde de MS amplia oferta de profilaxia como estratégia de prevenção ao HIV

Paulista é flagrado com droga na rodoviária de Dourados e vai preso

STF faz audiência de conciliação sobre descontos irregulares no INSS
Trabalhador rural morre após cair de cavalo em fazenda

Dourados e municípios da região amanhecem sob "camadas de gelo"; veja vídeo

Homem é preso após furtar 34 barras de chocolate e carregar munições em Dourados
Mais Lidas

Polícia vai às ruas em Dourados e mira nomes ligados a facção criminosa

Com celular no bolso de atirador, líderes do PCC assistiram execução ao vivo em Dourados

Idoso é preso por estupro após entregar dinheiro para criança e praticar atos libidinosos
