Menu
Busca quarta, 12 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
CONSCIENTIZAÇÃO

Trotes aos números de emergência em MS têm queda de 57% no ano

26 dezembro 2019 - 08h57Por Da Redação

A segurança pública de Mato Grosso do Sul fecha o ano de 2019 com mais um número positivo: em 2019 houve queda de 57% no número de tentativas de trote para os números de emergência das forças de segurança do Estado: 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar).

Dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) apontam que de 710.117 mil chamadas atendidas no período de janeiro a novembro, 6.171 foram de tentativas de trote, o que representa 0,9%. No comparativo com o ano de 2018, quando 2,1% do número total de chamadas (774.558 mil) eram tentativas de trote, constata-se uma queda de 57% no número de tentativas de trote.

Ao todo foram 10.390 tentativas de trotes a menos atendidas no período. Os elementos oferecidos pelo setor de estatística também apontam uma redução progressiva nos números com o passar dos anos, considerando que de 2017 para 2018, também houve diminuição 1,8%.

A ação, mesmo que registrada em menor número durante o ano, obstrui as linhas prejudicando os trabalhos e impedindo que o atendimento seja direcionado a quem de fato precisa dele. Historicamente, outra ação que trava as linhas de emergência, são as ligações para pedidos de informações diversas.

De acordo com o diretor do Ciops, delegado Marcos Takeshita, por serem números de fácil memorização, as pessoas ligam para pedir informação. Situação que também afasta o aparelhamento de segurança das ocorrências legítimas, comprometendo o serviço de segurança.

Apesar da redução, é importante haver consciência. O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal. Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº 340 do Código Penal: falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa. E as tentativas de trote são caracterizadas pelo art. 266.

A maioria das chamadas com intenção de trote são detectadas durante a conversa, pelas características típicas de comunicação e experiência dos atendentes. Conforme o Ciops, todos os telefones que realizam chamadas para o 190 ou 193, ficam registrados no sistema, e quando há necessidade é possível realizar investigação para responsabilizações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Estudante de medicina é preso acusado de abastecer bocas de fumo
DISTRITO FEDERAL
Avó de Michelle Bolsonaro morre de Covid-19 em hospital público
FRONTEIRA COM MS
Fazendas de traficante no Paraguai são confiscadas
BRASIL
Bolsonaro faz declaração à imprensa acompanhado de Maia e Alcolumbre
CAMPO GRANDE
Após negociar por 12 horas, Bope invade casa e resgata homem ferido
AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil tem 1.164 vítimas da Covid nas últimas 24 horas e passa de 104 mil
SIG
Polícia prende receptador e recupera motocicleta furtada em Dourados
REAJUSTE
Petrobras eleva preço da gasolina em 4% e do diesel em 2%
MIRANDA
Cinco veículos são recuperados em menos de 24h em posto policial
JUSTIÇA
TJ/MS volta a realizar Mutirão do DPVAT com medidas de biossegurança

Mais Lidas

DOURADOS
Suspeito de atropelar motociclista durante racha na BR-163 se apresenta à polícia
DOURADOS
Amigos vão procurar homem e encontram corpo em avançado estado de decomposição
DOURADOS
Motociclista é atingido por veículo que praticava "racha' e tem fratura exposta
CORGUINHO
Jovem morre após sofrer acidente durante passeio de moto com amigos