quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
MATO GROSSO DO SUL

TJ nega recurso de condenado por furto de fios de residência

05 agosto 2020 - 15h50Por Da Redação

Por unanimidade, os desembargadores da 1ª Câmara Criminal negaram provimento ao recurso interposto por um homem condenado a três anos e cinco meses de reclusão, em regime inicial semiaberto, e 37 dias-multa, por furto qualificado mediante escalada – prática prevista no art. 155, §4º, inciso II, do Código Penal.

Consta no processo que no dia 28 de junho de 2019, no município de Paranaíba, o denunciado pulou o muro de uma casa em construção e, utilizando uma escada, subiu até a laje da construção para furtar sete quilos de fio de cobre da rede elétrica da residência. Após o furto, policiais que faziam ronda naquela área o avistaram carregando um saco de lixo. Ao ser abordado, o apelante confessou a autoria do delito.

No recurso, a defesa requereu a absolvição do denunciado por falta de provas e, subsidiariamente, buscou a aplicação do princípio de insignificância, o afastamento da qualificadora, redução do patamar de aumento na primeira fase da dosimetria e o abrandamento do regime de cumprimento da pena.

Sobre a absolvição, a relatora do processo, Desa. Elizabete Anache, apontou que o conjunto probatório dos autos é contundente para a condenação do apelante, mesmo com o réu falando em juízo que trabalhava como juntador de reciclagem e achou o saco preto cheio de fio de cobre em uma caçamba de lixo.
 
“Essa versão padece de credibilidade, pois é inverossímil que outra pessoa teria corrido grande risco, subido em uma escada até a laje da obra, rompido a instalação elétrica para furto da fiação para simplesmente deixar o produto do crime no lixo”, disse a desembargadora.

Na questão da aplicação do princípio da insignificância, a relatora sustentou que o caso não se enquadra nos quatro requisitos estabelecidos pelo STF, que são a mínima ofensividade da conduta, nenhuma periculosidade social da ação, reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da lesão jurídica.
 
A magistrada lembrou que o princípio da insignificância, informado pelos postulados da fragmentariedade e da intervenção mínima do Direito Penal, incide no nível da tipicidade material, afastando a criminalização da conduta que, embora formal e subjetivamente típica, revela-se socialmente adequada (conduta insignificante) ou se mostra incapaz de produzir lesão considerável ao objeto jurídico tutelado pela norma (resultado insignificante).

“Não há que se falar em aplicação do princípio da insignificância no caso em que o réu ostenta maus antecedentes e é multirreincidente”, explicou a relatora, que manteve a qualificadora da escalada, já que na análise dos autos verifica-se que o réu utilizou uma escada sobre a laje para acessar a fiação elétrica da casa.

Na conclusão do voto, apontou que a majoração está de acordo com a pena média e que o juiz de primeiro grau agiu corretamente na fixação do regime inicial de cumprimento da pena, tendo em vista os maus antecedentes do apelante, negando assim o pedido para redução da pena-base e o abrandamento do regime de pena.

“Posto isso, com o parecer, nego provimento ao recurso, mantendo inalterada a sentença objurgada”, concluiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Diretora do Dourados News é homenageada por destaque no empreendedorismo
HOMENAGEM

Diretora do Dourados News é homenageada por destaque no empreendedorismo

Estudante tem moto furtada no estacionamento de universidade em Dourados
POLÍCIA

Estudante tem moto furtada no estacionamento de universidade em Dourados

Homem é detido por tráfico de drogas no bairro Santo André
DOURADOS 

Homem é detido por tráfico de drogas no bairro Santo André

Judiciário de MS não terá expediente hoje e amanhã, dias 28 e 29
FERIADÃO

Judiciário de MS não terá expediente hoje e amanhã, dias 28 e 29

Brasil se destaca no controle da gripe aviária
RECONHECIMENTO

Brasil se destaca no controle da gripe aviária

TRÊS LAGOAS

Corpo de homem com perfurações de faca é encontrado na BR-262

58ª EXPOAGRO

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional

DOURADOS

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira

EDITAL

Carta de convocação - Retorno ao Trabalho

SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta