quarta, 17 de junho de 2026
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE

Teste do Pezinho é importante para o diagnóstico precoce de doenças em recém-nascidos

03 junho 2026 - 17h05Por Da Redação

Realizado nos primeiros dias após o nascimento, o Teste do Pezinho é uma das principais ferramentas para a identificação precoce de doenças que podem comprometer o desenvolvimento saudável dos bebês. Por meio de uma simples coleta de sangue no calcanhar do recém-nascido, o exame permite detectar condições metabólicas, genéticas, endócrinas e infecciosas antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas, possibilitando o início rápido do tratamento e reduzindo o risco de sequelas graves.

Em 6 de junho é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, data que busca conscientizar famílias e profissionais de saúde sobre a importância da triagem neonatal. O exame é obrigatório para todos os recém-nascidos e oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estando disponível também nos hospitais da Rede HU Brasil.

Segundo o endocrinologista e pediatra Paulo Serra Baruki, do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede HU Brasil, a detecção precoce é determinante para o sucesso do tratamento. “O teste do pezinho possibilita a investigação oportuna de várias doenças metabólicas, genéticas, endócrinas, infeciosas, doenças raras e graves que não apresentam sinais clínicos na fase inicial da vida e que se não forem diagnosticadas de forma precoce podem causar sequelas graves, irreversíveis ou risco de vida ao recém-nascido. O diagnóstico precoce permite uma intervenção precoce e melhor evolução da doença”.

Dados do Ministério da Saúde mostram que as doenças mais frequentemente identificadas pelo exame são o hipotireoidismo congênito e a doença falciforme, responsáveis por cerca de 77% dos diagnósticos realizados por meio da triagem neonatal.

Coleta rápida e segura

O procedimento é simples e dura apenas alguns minutos. A coleta consiste na retirada de uma pequena amostra de sangue do calcanhar do bebê, depositada em papel-filtro específico e encaminhada para análise laboratorial.

De acordo com Baruki, o período ideal para a realização do exame é entre o terceiro e o quinto dia de vida. “Idealmente o teste deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida. Os recém-nascidos que tiveram alta da maternidade antes da coleta do teste do pezinho são encaminhados à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para que colham o exame até o 5º dia de vida”, afirma.

Todos os recém-nascidos devem ser submetidos ao Teste do Pezinho, incluindo os bebês prematuros. Nesses casos, pode ser necessária uma nova coleta após algumas semanas.

“Sim! Todos os recém-nascidos colhem amostra de sangue, no entanto, é recomendada uma segunda coleta entre duas e seis semanas de vida, dependendo da idade gestacional/imaturidade e dos procedimentos e medicamentos que foram usados durante a internação na unidade neonatal”, esclarece o pediatra.

O que acontece quando há alteração?

Quando o resultado apresenta alguma alteração, a Unidade Básica de Saúde responsável é comunicada para convocar a família e realizar uma nova coleta. Caso a suspeita seja confirmada, a criança é encaminhada para avaliação médica e acompanhamento especializado.

Após a segunda coleta, se houver confirmação ou persistência da suspeita diagnóstica, são definidos os tratamentos e monitoramentos necessários para cada situação.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Adepol/MS repudia fala de Lula sobre receio da população em procurar delegacias
MATO GROSSO DO SUL

Adepol/MS repudia fala de Lula sobre receio da população em procurar delegacias

Combate ao trabalho escravo e promoção do trabalho digno unem estados em encontro regional
MATO GROSSO DO SUL

Combate ao trabalho escravo e promoção do trabalho digno unem estados em encontro regional

Portugal decepciona e só empata com Congo pelo Grupo K
COPA DO MUNDO

Portugal decepciona e só empata com Congo pelo Grupo K

Neymar volta a treinar com a seleção brasileira
COPA DO MUNDO

Neymar volta a treinar com a seleção brasileira

Empresário denuncia ameaças após suposta cobrança de dívida por grupo em Dourados
VILA SÃO FRANCISCO

Empresário denuncia ameaças após suposta cobrança de dívida por grupo em Dourados

DOURADOS

Professor da Unigran, Ewerton de Brito faz parte de lista tríplice para desembargador

ECONOMIA

Desenrola registra 17 mil operações em pouco mais de um mês

POLÍTICA

Comissão acata sugestão que proíbe obrigatoriedade de vacinação contra covid

LEVANTAMENTO

Mato Grosso do Sul registra queda nos principais indicadores criminais entre janeiro e maio

POLÍTICA

Comissão debate falta de medicamentos para epilepsia no Brasil

Mais Lidas

STREAMING

Após 6 temporadas, Evandro não terminou: por que Impuros se tornou maior série criminal brasileira

NA JUSTIÇA

Investidores denunciam calote de R$ 5 mi após fintech prometer altos rendimentos em Dourados

DOURADOS

Moradora do Água Boa denuncia uso indevido de dados no SUS

DOURADOS

Juventude AG marca três na prorrogação, vence América-RN e avança na Copa LNF