Menu
Busca sexta, 15 de janeiro de 2021
(67) 99659-5905
CURSO

TCE-MS inicia Programa de Formação para novos auditores

22 fevereiro 2016 - 19h35

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), através da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), iniciou nesta segunda-feira (22) o Programa de Formação para os 34 novos auditores estaduais de controle externo, convocados recentemente, após aprovação no concurso realizado em 2013.

Ao dar início ao programa, o coordenador da Escoex, Eurídio Ben Hur Ferreira deu as boas vindas aos novos servidores, destacando o grau de formação e experiência, e afirmou que espera deles que “no dia a dia de suas atividades e trabalho, não deixem tirar o seu entusiasmo no controle externo das contas públicas”.

Os novos auditores vão passar pelo Programa de Formação no período de 22 de Fevereiro a 13 de Abril. Coube ao professor e auditor Estadual de Controle Externo, Herbert Covre Lino Simão apresentar o primeiro tema “Introdução ao TCE”, seguido pelo diretor de Gestão e Modernização, Douglas Avedikian que falou sobre o “Planejamento do TCE e a Atuação desta nova Gestão”, cujo foco do conselheiro presidente, Waldir Neves Barbosa é a efetividade dos gastos.

No decorrer desse período, Conselheiros, diretores, e auditores irão abordar assuntos sobre o Regimento Interno da Corte de Contas, instrumentos de fiscalização, sistemas entre outros, para que os novos auditores tenham a capacitação necessária para desenvolver suas atividades. (Clique aqui e veja a programação completa).

Expectativa – Um a um, os novos auditores estaduais de controle externo fizeram sua apresentação, com as suas qualificações e experiências de trabalho anteriores, demonstrando um alto nível e renovação para o TCE-MS. Todos afirmaram que era grande a expectativa em iniciar as atividades de fiscalização e atuação no controle externo das contas públicas, em especial, na qualidade e efetividade das despesas e gastos com o dinheiro dos advindos dos impostos da sociedade.

Para Kasla Garcia Gomes, advogada e professora de Direito na UEMS, a expectativa é a de “fazer acontecer aquilo que ensina em sala de aula na teoria, ou seja, contribuir através do seu trabalho para que o Estado e Municípios cumpram o seu papel constitucional, com maior transparência”.

Também a contadora e ex-servidora do TJMS, Patrícia Mattos Duarte disse ser apaixonada pela contabilidade. “Sempre almejei trabalhar no controle externo, para isso, tentei através de concurso entrar no TCU e TCE, hoje estou aqui e espero contribuir e aprender ainda mais”, disse.

Já Ricardo Larriera Vargas, também detentor de um excelente currículo e experiência na área, advindo dos Correios e Telégrafos, disse que “entrar e trabalhar no controle externo no TCE-MS foi a realização de um grande sonho”.

Esclarecimento - No último dia 18/02, o TCE-MS através de nota esclareceu o compromisso com a transparência e em respeito ao direito da população saber a verdade dos fatos, sobre a nomeação, publicada no Diário Oficial de 18 de fevereiro de 2016, de 34 candidatos do concurso público, e que seguiu rigorosamente os critérios de classificação do edital do exame de seleção, realizado para a função de auditor estadual de controle externo. As vagas preenchidas nessa etapa são remanescentes de aposentadorias conforme determina o edital do concurso e não tem qualquer relação com decisão judicial. Clique [aqui](http://www.tce.ms.gov.br/portal/lista_noticias/detalhes/195562) e leia a íntegra deste esclarecimento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LOTERIA
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 13 milhões amanhã
NOVA ALVORADA DO SUL
Dupla é presa após roubar quase R$ 10 mil de hotel e agredir idoso
ECONOMIA
Ipea aponta inflação de 6,22% para as famílias mais pobres em 2020
Após denúncia, suspeito de praticar tráfico de drogas é preso
CAMPO GRANDE
Após denúncia, suspeito de praticar tráfico de drogas é preso
Plano de Arborização quer mais 1,2 mil árvores na Marcelino Pires
DOURADOS 
Plano de Arborização quer mais 1,2 mil árvores na Marcelino Pires
PARAGUAI
Ambulância de Pedro Juan Caballero atropela homem em rodovia
DOURADOS
Homem tem celular roubado ao sair de agência bancária na região central de Dourados
DOURADOS 
Profissionais de enfermagem protestam no CAM por salários atrasados
SAÚDE & BEM - ESTAR
Unimed Dourados lança novo site para beneficiários e cooperados
DOURADOS
Homem é assaltado por dupla de moto na Vila Alba

Mais Lidas

DOURADOS
Prefeitura corta mais de 400 cargos comissionados de uma só vez
CLIMA
Chuva alaga ruas no centro de Dourados após calor acima de 38°C
PEDRO JUAN
Policial é executado com tiros de fuzil na fronteira
BR-163
Homem morre após colidir carro de passeio contra caminhão