Menu
Busca terça, 07 de abril de 2020
(67) 9860-3221
MATO GROSSO DO SUL

Suspensão dos cortes de água e energia dará mais tranquilidade à população, diz Renato Câmara

25 março 2020 - 12h07Por Da Redação

Preocupado com a condição econômica e social das famílias sul-mato-grossense afetadas pela epidemia do coronavírus, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) destacou nesta terça-feira (24) a importância das medidas do governo do Estado e do governo federal que suspendem por 90 dias o corte no fornecimento de água e energia em Mato Grosso do Sul.  

A resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que norteia as ações de todas as distribuidoras de energia para o período da quarentena, incluindo a Energisa, foi publicada no final da tarde de terça-feira.

A suspensão dos cortes no fornecimento de água e energia atende a reivindicações de Renato Câmara, que na semana passada solicitou ao Estado, através de ofício, a proibição do corte no fornecimento de água, energia e gás durante o período de vigência do Plano Estadual de Contingenciamento. O documento tem mesmo teor do projeto de lei apresentado pelo emedebista na Assembleia Legislativa. “A suspensão do corte no fornecimento de água e energia por 90 dias é uma importante medida. Muitas pessoas e empresas estão tendo dificuldades financeiras para arcar com seus compromissos. Por isso, é importante que às concessionárias desses serviços essenciais suspendam o corte diante de eventuais inadimplências em virtude da quarentena”, enfatizou Renato Câmara.

Segundo o deputado, a medida é importante ao considerar a necessidade da população de ficar em casa para tentar conter o avanço do coronavírus. Renato Câmara acredita que o cancelamento dos cortes de água e luz dará mais tranquilidade às pessoas que, isoladas em casa, não podem sair para trabalhar. Para ele, tal medida vai ao encontro das iniciativas adotada pelo governo de MS para enfrentar a pandemia de coronavírus.

“Esse período de isolamento está provocando forte impacto na economia, de modo que a população já enfrenta sérias dificuldades para honrar suas obrigações. Há relatos de pessoas que estão perdendo seus empregos e suas fontes de renda e não podemos deixar que a população sofra em dobro, com o perigo do vírus e com o corte de serviços essenciais. A manutenção ininterrupta [dos serviços] durante esse período de pandemia vai possibilitar minimamente condições de higiene e asseio a todas as famílias”, frisa o deputado.

ÁGUA

Pela medida anunciada ontem pelo governador Reinaldo Azambuja, consumidores de baixa renda da Sanesul serão isentos do pagamento da conta de água pelos próximos três meses (abril, maio e junho). A medida visa amenizar os impactos na vida financeira de aproximadamente 12 mil famílias carentes (50 mil pessoas) afetadas pela quarentena do coronavírus.

O governo ainda anunciou que nesse período está proibido o corte de água em todas as unidades consumidoras da Sanesul. “Aquelas outras famílias que não são da tarifa social terão tratativas caso a caso”, completou o governador.

A Sanesul tem a gestão do abastecimento de água e esgoto em 68 cidades de Mato Grosso do Sul. Em outros 10 municípios a administração é por conta das prefeituras. Já em Campo Grande os sistemas são de responsabilidade de uma empresa privada.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

IVINHEMA
Polícia frustra traficantes que levariam maconha para São Paulo
ECONOMIA
INSS define regras para antecipar pagamento de auxílio-doença
RIBAS DO RIO PARDO
Fusca apresenta defeito e motorista é flagrado com maconha na BR-262
EDUCAÇÃO
Enem: 670 mil estudantes já solicitam isenção da taxa de inscrição
AQUIDAUANA
Apreendida moto usada em fuga por homem que matou ex com tiro na cabeça
DOURADOS
Varas do Trabalho liberam R$ 50 mil para combate ao coronavírus
TRÊS LAGOAS
Preso integrante do PCC que sequestrou vítima para julgá-la em tribunal do crime
ASTRONOMIA
'Superlua rosa' poderá ser vista na noite desta terça no Brasil
PECULATO
Justiça condena réus por tráfico e investigador perde o cargo na polícia
GERAL
Governo federal lança programa de arrecadação de doações

Mais Lidas

DOURADOS
Dois homens são executados por dupla de moto no Jardim Carisma
FLEXIBILIZAÇÃO
Com restrições, comércio volta a funcionar amanhã em Dourados
COVID-19
Estado tem mais três confirmações do novo coronavírus em 24 horas, todas no interior
DOURADOS
Polícia apura que filho matou pai a pauladas após agredir a mãe grávida