Menu
Busca sábado, 28 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
MATO GROSSO DO SUL

Suspeito de ter contraído coronavírus divulgou viagem nas redes sociais

26 fevereiro 2020 - 16h50Por Wender Carbonari

O primeiro sul-mato-grossense com suspeitas de ter contraído o Covid-19, como é chamado o coronavírus pelos cientistas, realizou viagem que tinha como destino principal a região sul do Oriente na Tailândia. O publicitário Gabriel Santana, 24, trabalha com produção de vídeos e mora em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.  

A primeira imagem dele em Pequim, capital da China, foi publicada no dia 12 de fevereiro. Em vídeo disponibilizado no Instagram é possível perceber que tanto ele como seus acompanhantes durante a viagem utilizavam máscaras já na saída em aeroporto brasileiro. 

Pequim está localizada a mais de mil quilômetros de Wuhan, epicentro da disseminação do coronavírus. Pelas informações disponibilizadas, assim como informações que correm pelas redes sociais sobre o caso, ele passou apenas um dia na China, antes de ir para região urbana e rural da Tailândia, localizado ao sul do país mais afetado pela doença.

Tanto Gabriel quanto os amigos do publicitário aparentam estar confiantes de que ele não esteja com o vírus, já que esteve há mais de 15 dias na capital chinesa. Em foto publicada hoje em redes sociais com os dois companheiros de viagem o jovem brinca “Resultado positivo para: parceiros demais!”.

Na Tailândia Gabriel mostra imagens em Bangkok, capital e cidade mais populosa do país. Depois passou pela Krob, província da Tailândia conhecida por visitações de turistas.  

PRECAUÇÃO 

Gabriel foi atendido no Hospital Regional, em Ponta Porã, “apresentando febre, coriza e dor de garganta”, conforme nota divulgada na manhã desta quarta-feira (26) pelo Centro de Operações de Emergência estruturado pela Secretaria de Estado de Saúde.

“Seguindo o protocolo previamente estabelecido pela SES-MS, e de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o paciente, que já está internado no isolamento da unidade com sintomas leves, está sendo avaliado pela equipe médica do hospital para confirmação ou descarte do caso. Amostras já foram coletadas para análise laboratorial de COVID-19, Influenza e outros vírus respiratórios”, detalha.

As autoridades estaduais foram notificadas da suspeita na noite desta terça-feira (25), através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.

Salienta, porém, “que o paciente encontra-se estável, sem sinais de agravamento, com todos os protocolos sendo seguidos pela equipe de saúde local”.

A secretaria acrescenta ter procedido com “todas as normativas para preparar a rede pública e privada de saúde para possíveis casos suspeitos do novo coronavírus, além de enviar diversas notas técnicas oficiais aos 79 municípios do Estado”  e reforça ter feito “reuniões nos municípios de Corumbá e Ponta Porã para prestar cooperação técnica na construção do fluxo de vigilância e atendimento de possíveis casos suspeitos na região de fronteira”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Terceiro profissional da PM de MS morre por complicações da covid
Terceiro profissional da PM de MS morre por complicações da covid
DEPOIMENTO À PF
Moro diz ter ouvido que Carlos Bolsonaro é ligado a 'gabinete do ódio'
Familiares procuram por empresário desaparecido desde a madrugada
Familiares procuram por empresário desaparecido desde a madrugada
INSS
Recadastramento de aposentados está suspenso até o fim do ano
CAPITAL
Preso foge de escolta policial durante atendimento em hospital
FUTEBOL
Palmeiras anuncia rescisão de contrato com o volante Ramires
POLÍCIA
Idoso cai em golpe de ligação da filha chorando, mas cartão é bloqueado
JUSTIÇA
Seguradora deve indenizar agricultor que perdeu 95% da safra
RIBAS DO RIO PARDO
Polícia recupera em assentamento cinco cabeças de gado furtadas
ECONOMIA
Caixa abre agência em Dourados neste sábado para saque de auxílio

Mais Lidas

DOURADOS
Com leitos de UTI's lotados, prefeitura aumenta toque de recolher e manda fechar clubes
DOURADOS
Júri condena membros de grupo de extermínio a mais de 100 anos de prisão
PEDRO JUAN
Quatro corpos são encontrados enterrados na fronteira
BONITO
Mãe de bebê também morre após carro bater em coqueiro na MS-382