Menu
Busca segunda, 21 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
SHOWTEC EM MARACAJU

Soraya quer usar presidência da CRA para colocar em debate invasões de terras em Dourados

22 janeiro 2020 - 17h05Por Vinicios Araújo, de Maracaju

A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) disse estar aproveitando o cargo de presidência na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária para viabilizar discussões sobre invasões de terras em Dourados. 

Ela classificou os últimos incidentes, que resultaram no confronto entre indígenas e seguranças patrimoniais, como “grave, urgente”, e também disse ter a sensação de que “entra mandato e sai mandato e nada é resolvido”.

A parlamentar contou ao Dourados News que tem cobrado do Procurador-Geral da República Antônio Augusto Brandão de Aras, ações efetivas. Ele é responsável por coordenar as atividades do Ministério Público Federal, especialmente junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Essa questão indígena é muito grave. Eu tenho uma crítica construtiva a fazer às autoridades que não são sul-mato-grossenses, que não entendem a gravidade do que se passa. O que nós temos feito é trabalhar para conscientizar que isso é urgente, para ontem. Alguns representantes do agro, a FPA [Frente Parlamentar da Agropecuária], tem cobrado uma atitude mais enérgica do governo federal neste quesito. Nós precisamos resolver. A sensação que tenho é que nunca se resolve. Eu cheguei muito ansiosa com esse tema no Senado e isso tem me angustiado. O PGR [Procurador-Geral da República] Aras sabe disso e eu cobrei de forma bastante incisiva lá e volto agora com toda força para cobrar os resultados.”, afirmou. 

A senadora participou nesta manhã (22/1) da abertura da 24ª edição da Showtec em Maracaju, uma das maiores feiras de tecnologia agropecuária realizada em Mato Grosso do Sul. 

Sobre o setor, ela diz estar trabalhando para o fomento de políticas públicas que tragam mais impulsão ao agro de MS e que viabilizem também as rotas de integração. 

“É realmente o momento do Mato Grosso do Sul. Temos uma ministra da Agricultura maravilhosa e, por uma obra divina, eu consegui a cadeira da presidência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. Hoje eu administro o que é votado no Senado nesta área. É importante lembrar que o Mato Grosso do Sul tem uma posição geográfica privilegiada, nós produzimos e temos condição de escoar, se tivermos essa infraestrutura logística para toda América Latina [Rota Bioceânica] e também no interior do País”, disse.

Soraya ainda criticou o fato de organizações criminosas utilizarem as fronteiras de MS para o fomento do tráfico de drogas. “Infelizmente os traficantes utilizam muito bem essa posição geográfica privilegiada, então é preciso que venhamos explorar mais isso para o que realmente é bom. Nós temos terra, temos bons produtores, estamos no centro, no coração da América Latina. Além de termos essa ministra [Tereza Cristina (DEM)] com olhar cuidadoso sobre Mato Grosso do Sul. Eu tenho certeza que o nosso Estado merece o topo, não no Brasil mas o MS liderando todos os rankings de produtividade no mundo”, disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EMERGÊNCIA
Estados pedem ajuda da Força Nacional no combate a incêndios no Pantanal
DOURADOS
Caminhoneiro que causou acidente com vítima grave tem liberdade provisória decretada
R$ 60 MIL
Família de homem morto afogado em 'baile funk' no ano de 2013 será indenizada
FOCOS
Fazendeiros serão autuados pela PMA por crimes ambientais na região do Pantanal
POLÍCIA MILITAR
Homens são presos por furto de pneus em cidade da região Norte de MS
DOURADOS
Motorista bêbado que atropelou cinco não terá fiança e será encaminhado para PED
PRF
Foragido da justiça de MS é preso com carro de luxo no Distrito Federal
POLÍTICA
Bolsonaro recebe credenciais de cinco novos embaixadores no Brasil
BONITO
Condutor deixa carro atravessado em meio fio com 700 kg de maconha
PANDEMIA
Dourados soma 45 novos casos de Covid e fecha semana com média móvel de 54,8

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Homem de 56 anos cai de trator e morre atropelado em fazenda
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita