Menu
Busca quarta, 28 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
COMUNICAÇÃO

Sistema vai agilizar comunicação interna entre Governo e municípios

01 dezembro 2017 - 13h50

Com objetivo de agilizar os trâmites internos entre Governo do Estado e Municípios, reunião na manhã desta sexta-feira (1º.12) entre representantes do executivo estadual e da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) deu o primeiro passo para ampliação do Sistema de Comunicação Eletrônica (e-EdocMS), que há dois anos vem sendo utilizado em todos os órgãos estaduais. A previsão é que o sistema seja ampliado para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Com a implantação do e-EdocMS, toda a documentação que hoje é impressa nos municípios e entregue pessoalmente nos órgãos, contabilizando gastos com impressão, transporte e diária de servidores, em 2018 será realizado no formato online.

Conhecido como e-EdocMS, o sistema, que é utilizado desde 2015 em todos os órgãos da administração Estadual inicialmente será apresentado aos técnicos da Assomasul. “Além da economia, a substituição do papel pelo formato eletrônico diminui o tempo de resposta. O sistema funciona como uma espécie de caixa de e-mail onde cada gestor municipal terá seu login e senha e poderá acessá-lo por uma página na internet”, explicou gestor do sistema, Antônio Muller.

Prefeito do município de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, o presidente da Assomasul pontuou que a ferramenta vai agilizar o trâmite na comunicação das prefeituras com a administração, especialmente nas questões burocráticas, quando o registro é fundamental. “Hoje todas as prefeituras trabalham em parceria com o Governo. E todos os dias, nós prefeitos temos aqueles calhamaços de papel para assinar. Não tenho dúvida que essa parceria nos trará ainda mais agilidade e eficiência”, pontuou completando que a instituição vai comunicar a intenção aos prefeitos e na sequência pretende elaborar um cronograma de implantação para 2018.

Elaborado em vários níveis, o sistema permite acessos diferenciados aos gestores, elaboradores, gestores em nível de substituição e repasse de documentos. Uma das grandes novidades é o sistema de certificação digital que permite a assinatura digital do gestor, ou seja, na prática, os gestores municipais poderiam validar toda documentação que será enviada o Governo do Estado de uma forma mais simples e rápida.

A expectativa é que a assinatura do convênio seja celebrada na segunda quinzena de dezembro e o cronograma de implantação do sistema nos municípios possa ser iniciado já em janeiro de 2018. “Ao implantar o sistema, nós pretendemos facilitar a comunicação interna e garantir ainda mais eficiência e agilidade, explicou o secretário adjunto de Administração e Desburocratização, Édio de Souza Viégas.

Também participaram da reunião o superintendente de Gestão da Informação, Alessandro Menezes, o analista de informática da SGI, Fábio Caetano e gestores técnicos da Assomasul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAARAPÓ
Acusado de assalto é preso e arma apreendida
IMUNIZAÇÃO
Vacinação antirrábica terá três pontos fixos no sábado em Dourados
BRASIL
Mesa da Câmara decide enviar caso Flordelis para Conselho de Ética
DOURADOS
Tribunal cita risco de fuga ao Paraguai para manter preso servidor condenado após enganar cigarreiros
POLÍCIA
Mulheres são detidas após furtarem supermercado em Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Adolescente é apreendida transportando drogas do MS para o RJ
MATO GROSSO DO SUL
Deputados aprovam indenização a servidores por serviço nas férias
BRASIL
Acusado de matar ator Rafael Miguel e os pais é preso no Paraná
BR-262
Pedestre morre ao ser atropelado por caminhão na Capital
FUTEBOL
Quatro partidas movimentam as oitavas de final da Copa do Brasil nesta noite

Mais Lidas

DOURADOS
Enquanto filma chuva, interno mostra ‘plantação’ de maconha em cela da PED
GRANDE DOURADOS
Cobertura de barracão de cerealista ‘voa’ com o vento; veja vídeo
BR-463
Homem para carro em bloqueio, desce atirando e morre em confronto com a polícia
DOURADOS
Délia decreta emergência por causa de danos provocados pela tempestade