Menu
Busca terça, 20 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

Sesi e Senai abrem inscrições para ensino gratuito em seis cidades

14 novembro 2017 - 19h35Por Da Redação

O Sesi e o Senai estão com inscrições abertas do processo seletivo para preencher 210 vagas gratuitas de educação básica articulada com a educação profissional distribuídas por seis cidades de Mato Grosso do Sul. As vagas são voltadas para adolescentes interessados em cursar o Ensino Médio nas escolas do Sesi em Aparecida do Taboado, Corumbá, Dourados Maracaju, Naviraí e Três Lagoas ao mesmo tempo em que farão cursos de nível técnico nas unidades do Senai nesses seis municípios.
 
Para participar, o estudante deve comprovar idade limite de 17 anos até a data da inscrição, cuja a segunda etapa de seleção começa no próximo dia 7 de dezembro e termina no dia 12 de dezembro. O processo inclui análise curricular e elaboração de uma Redação para seleção dos aprovados, sendo que nesta modalidade de ensino articulado o aluno frequenta as aulas do Ensino Médio na Escola do Sesi, no período e matutino e, na parte da tarde, faz um curso de nível técnico em uma unidade do Senai.
 
Ao todo são 35 vagas para cada uma das seis cidades e os cursos oferecidos pelo Senai são técnico em automação industrial (Aparecida do Taboado), técnico em mecatrônica (Corumbá), técnico em química (Dourados e Maracaju), técnico em administração (Naviraí) e técnico em logística (Três Lagoas). “A oferta de formação articulada entre a educação básica do Sesi e a educação profissional do Senai é uma oportunidade interessante para a formação diferenciada dos jovens, que terá acesso a um ensino tecnológico e empreendedor e, ao mesmo tempo, estará dotado de competências esperadas para o mercado de trabalho”, avaliou a gerente de educação do Sesi, Simone Cruz.
 
A gerente de educação do Senai, Dagmar Viana, afirma que a oferta de educação articulada é uma iniciativa estratégica que busca promover uma formação integral do cidadão. “Esse processo de articulação dá ao aluno a oportunidade de ampliar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho cada vez mais exigente e mais competitivo”, acrescentou.
 
Processo seletivo
 
O processo seletivo é realizado em duas fases. Na primeira, é feita uma análise de desempenho escolar do aluno durante o 9º ano do Ensino Fundamental, por meio do boletim de notas do ano letivo de 2017. O candidato deverá comparecer pessoalmente à secretaria da Escola do Sesi de seu município, dentro do prazo estabelecido - 7 a 12 de dezembro - para entregar o boletim (que deve conter o carimbo da escola de origem) acompanhado dos pais ou responsáveis, e levar, ainda, originais e cópias do RG e CPF.
 
O horário de funcionamento das secretarias é das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. É calculada, então a média aritmética das notas do 1º, 2º e 3º bimestres do ano letivo e, caso o valor obtido seja inferior à 7, o aluno é automaticamente eliminado do processo. A lista dos classificados será publicada nos murais das Escolas do Sesi no dia 14 de dezembro.
 
Neste mesmo momento, o aluno selecionado deverá consultar no mural o ensalamento para a realização da prova de Redação, que será aplicada no dia 15 de dezembro. No momento da prova, é preciso levar o RG original e caneta esferográfica na cor preta com tubo transparente.
 
As notas e resultado desta etapa serão divulgados no dia 10 de janeiro de 2018, e o período de matrículas para os aprovados inicia no dia 10 de janeiro, e segue até 15 de janeiro de 2018. Todas as informações sobre os requisitos para inscrição no processo seletivo, datas, prazos, documentação necessária e conteúdo da prova de Redação podem ser conferidos na aba “Processo Seletivo” dos sites do Sesi e Senai.
 
Serviço - Mais informações pelos telefones 0800-7070-745 (Senai) ou 0800-723-7374 (Sesi)

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUDICIÁRIO
STF concede prisão domiciliar a detentos que têm filhos menores
ITINERANTE
Carreta da Justiça volta a atender cidades do interior em novembro
CAMPO GRANDE
Sem dar notícias desde domingo, homem é encontrado morto na cama
CHE TIEMPO GUARÉ
Assembleia concede Moção a desembargador que escreveu livro sobre histórias de Amambai
SEGOV
Decreto amplia luta contra a homotransfobia em Mato Grosso do Sul
REGIÃO
Quase metade do efetivo de policiais de cidade turística está com Covid-19
PANDEMIA
Brasil anuncia que vai comprar 46 milhões de doses da CoronaVac
COTAÇÃO
Em dia de instabilidade, dólar fecha em alta de 0,22% com foco na evolução da pandemia
CLIMA
Chuva fraca durante a tarde provoca queda de temperatura em Dourados
TRÁFICO
Motorista é preso com quase 2t de droga em caminhão na MS-164

Mais Lidas

IDENTIFICADO
Vítima encontrada sem vida em bairro de Dourados tinha 17 anos
ACIDENTE
Criança de 3 anos se afoga em piscina de clube e socorristas tentam reanimação
DOURADOS
Homem é encontrado morto em frente residência no Parque das Nações I
ACIDENTE
Identificadas vítimas de capotamento na BR-267