Operação ‘Brutus’ deflagrada pela Polícia Civil, em Nova Alvorada do Sul, na manhã desta terça-feira, dia 03 de maio, teve como alvo servidores do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva. Dois servidores foram levados para a delegacia.
A operação teve apoio da Corregedoria de Trânsito do Detran-MS, que também fez o bloqueio de contas judiciais contra os suspeitos, que faziam a venda e transferência ilegal de veículos e peças que estavam apreendidos no pátio do Detran em Nova Alvorada do Sul.
Foi descoberto que um intermediário e um contrabandista eram comparsas dos servidores, conseguindo a liberação dos veículos com o pagamento de propinas. Segundo as investigações, não eram realizadas as inserções dos veículos no sistema devido e, posteriormente, era feita a devolução ao comprador do veículo mediante pagamento de propina e sem o recolhimento dos débitos administrativos existentes.
Também concluiu-se que quando o dono do carro não efetivava o pagamento da propina, os veículos eram "depenados", retirando peças de seu interior, que eram comercializadas a terceiros ou os próprios veículos eram vendidos a terceiros e transferidos mediante inserção de dados falsos.
Para justificar o sumiço das peças, os servidores registravam falsos boletins de ocorrência, noticiando furtos. Através de quebras de sigilo bancário, apurou-se que a movimentação do grupo chegou a uma quantia suspeita superior a R$ 220 mil. Eles foram indiciados pela prática de corrupção passiva e ativa, associação criminosa, peculato, inserção de dados falsos em sistema informático e fraude processual.
Detran-MS e operações
A operação foi denominada "Brutus" em referência a Marcus Junius Brutus, filho do imperador romano Júlio César, o qual, ao ser encurralado por seus conspiradores, percebeu que entre eles estava seu filho Brutus, emitindo a célebre frase “Até tu, Brutus?”.
Em 2021 e 2022, foram entregues 48 automóveis ao órgão de trânsito pelas forças policiais, mas somente dois deram entrada no sistema legal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Após matar homem no Paraná, autor é preso em Mato Grosso do Sul

Bolsonaro está estável, consciente e não precisou ser entubado

Idosa de 79 anos morre três dias após sofrer acidente com ônibus

Assessor de Trump só entrar no Brasil se Padilha entrar nos EUA, diz Lula

Polícia Civil recupera móveis de alto padrão desviados de depósito

Vorcaro troca de advogado e abre caminho para delação premiada

Assaltante que torturou e roubou R$ 84 mil de idosa é preso em ônibus

MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

Vigilante morre a caminho do trabalho em acidente entre moto e carro

Gilmar leva para sessão presencial decisão sobre sigilo de 'Lulinha'
Mais Lidas

Ação conjunta apreende carga de pneus contrabandeados do Paraguai

Taxa de lixo pode ser dividida em até 10 vezes em Dourados

Funcionário que gravou fogo em usina é demitido por justa causa
