Menu
Busca sexta, 17 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE

Secretária de Saúde de Naviraí implanta o Parto Humanizado

24 julho 2014 - 12h19

Implantado nesta quarta-feira, dia 23 de julho, pela prefeitura de Naviraí, com apoio do Rotary Integração, o Parto Humanizado chega para mudar a história e oferecer melhora no acolhimento à futura mamãe e seu bebê. Duas novas salas de Pré-Parto, Parto e Pós Parto (PPP), com novos leitos e aparelhos foram implantados visando colocar a mulher em situação de protagonismo quanto ao procedimento, respeitando suas necessidades físicas, psicológicas e emocionais, sem se utilizar da mecanização e do padrão hospitalar para conceber um nascimento.

A ideia surgiu após uma capacitação de enfermeiros do Hospital Municipal durante o curso de Humanização no Parto. De acordo com a gerente, Renata Sena Moraes Hervatini, durante as aulas, os profissionais do centro obstétrico aprenderam a realizar exercícios com as gestantes para facilitar e dar conforto no trabalho de parto, para que o mesmo seja de forma natural e humanizado e diminua assim o número de cesárias realizadas na unidade. “As gestantes irão fazer alguns exercícios com bola de parto e outros aparelhos e, em último caso, encaminhamos para a cirurgia”, explicou a Gerente.

Segundo Renata, a parceria com o Rotary Club Naviraí Integração, que doou parte do material para implantação das salas foi fundamental no processo. “São coisas simples mais que faz a diferença. Um sonho que buscamos há oito anos, os enfermeiros queriam uma mudança e compraram essa ideia”, disse Renata ao ressaltar que este é o pontapé para implantação do Programa Rede Cegonha.

Representando o prefeito Léo Matos, na inauguração do projeto, o gerente de Finanças da Prefeitura Adelvino Freitas, destacou o investimento feito no último ano em capacitação de servidores e ressaltou o volume de investimentos na saúde pública do município. Ele explica que este ano foi investido R$ 17.5 milhões em saúde, representando 23% da arrecadação do município, onde a Lei obriga gastar 15%, ou seja, são 8% a mais do que obrigatório.

O médico anestesista e presidente do Rotary Club Naviraí Integração Joao Luis Rosenbaum Filho, lembrou que a entidade doou bolas de pilates, colchonetes, banquetas, cadeiras e adesivos para implantação do Parto Humanizado. “O projeto nos contagiou, uma parceria que vem colaborar com a saúde do nosso município”, comentou.


Deixe seu Comentário

Leia Também

RIO VERDE
Acusado de incendiar casa com a ex-mulher dentro é preso
MUDANÇAS NOS RELÓGIOS
Com crise hídrica, governo pede novo estudo sobre horário de verão
CAPITAL
Operação mira Facção Criminosa e cumpre mandados em presídio
POLÍTICA
Governo eleva alíquota do IOF para custear o novo Bolsa Família
Enquanto mãe trabalhava, avô estuprava menina de quatro anos
PRAZO
Inscrições para 8ª Mostra Audiovisual de Dourados seguem até dia 29
DOURADOS
Homem é preso na Vila Popular acusado de tráfico e porte ilegal
JUSTIÇA
Quatro anos depois, homem é condenado pela morte do cunhado
ECONOMIA
Caixa reduz juros do crédito habitacional na modalidade poupança
SÃO PAULO
Fiscalização encontra 30 quilos de cocaína em tanque de combustíveis

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncias, casal é preso por tráfico no Jardim Guaicurus
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
DOURADOS
'Trevo do DOF' terá viaduto de 40m e ficará pronto em oito meses
DOURADOS
Homem morre no hospital depois de ser atropelado na área central