Mato Grosso do Sul tem reforçado sua política de prevenção combinada ao HIV com a ampliação da oferta da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). Desde o ano passado, a cobertura foi expandida com a inclusão dos municípios de Inocência e Chapadão do Sul. A meta da SES (Secretaria de Estado de Saúde) é que, até o fim de 2025, mais cinco municípios passem a oferecer a medicação de forma regular, ampliando o acesso e garantindo maior descentralização dos serviços de prevenção em todas as regiões do estado.
Atualmente, a PrEP está disponível em 40 UDMs (Unidades de Dispensação de Medicamentos), sendo 24 em Campo Grande e 16 no interior. Somente no último ano, 2.235 pessoas retiraram pelo menos uma vez a medicação, oferecida gratuitamente na rede pública. Destas, 1.453 fazem uso contínuo dela.
A PrEP consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais por pessoas HIV negativas, reduzindo em mais de 90% o risco de infecção. Indicada para pessoas a partir dos 15 anos em situação de vulnerabilidade – como quem tem múltiplos parceiros, mantém relações sexuais desprotegidas ou convive com pessoas vivendo com HIV –, a profilaxia está disponível de forma contínua nos serviços de saúde.
A gerente técnica de ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais da SES, Larissa Martins, explica que o acesso é garantido por meio do diálogo constante com os municípios. “A SES repassa mensalmente os medicamentos conforme a demanda apresentada e promove capacitações com as equipes de saúde. Essa é uma política baseada em evidências, na escuta ativa dos territórios e no respeito à diversidade de quem busca se proteger”, afirma.
Além da medicação, os usuários da PrEP recebem acompanhamento clínico regular, testagens para HIV e outras ISTs, e orientações sobre saúde sexual. A ação integra a chamada prevenção combinada, que inclui também o uso de preservativos, testagem regular e tratamento oportuno de infecções sexualmente transmissíveis.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia fecha "boca de fumo" e prende traficante em flagrante
Líder do Centrão ataca Comunicação do governo Lula, que responde

Veículo furtado em São Paulo é recuperado em Mato Grosso do Sul
Eduardo Bolsonaro diz que tarifa é resposta a abusos de Moraes

Passageira entra em trabalho de parto e motorista é escoltado
Trama golpista: Moraes mantém prisão do general Mário Fernandes
CAMPO GRANDEAdolescentes apedrejam homem enquanto ele dormia em calçada
SAÚDEMS adota Estrutura Mosaico para vigilância contra vírus respiratório
FRONTEIRAPreso suspeito de emboscar e matar trabalhador em estrada rural
NOVAS TECNOLOGIASSUS vai oferecer 2 tratamentos hormonais para endometriose
Mais Lidas

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai

Novo leilão do Detran tem Corsa com lance inicial de R$ 3.545
