A Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização integrou as atividades relacionadas à Semana Nacional dos Arquivos em Campo Grande, com palestra conduzida pela servidora Doralice Martins, da Coordenadoria de Gestão Documental (CGD). Com o tema “Representação da Informação: do analógico ao digital”, Doralice Martins destacou os desafios dos governos em instituir mecanismos de preservação documental, diante das constantes mudanças trazidas pela tecnologia.
“Backup não é garantia de preservação, por isso voltamos nossas atenções à discussão de novas formas de preservação de documentos, afinal, a tecnologia avança rapidamente e os formatos de arquivo mudam na mesma velocidade”, destaca Dora, ao expor o engajamento do Governo do Estado nas iniciativas de aprimoramento da Gestão Documental para o cumprimento da legislação e a consequente garantia de acesso do cidadão à informação.
Segundo a servidora, mais de 37 comissões foram constituídas para avaliar a massa documental produzida pela administração estadual, bem como efetivar as políticas na área. “A SAD tem liderado uma série de iniciativas que visam a organização e o acesso a documentos importantes para a sociedade e para a administração pública, medidas estas que, melhoram a política de Gestão Documental e asseguram transparência nas ações governamentais”, reforça o titular da SAD, Secretário Roberto Hashioka.
Além de atender as normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivos, Mato Grosso do Sul também é referência na área, por compartilhar experiências bem-sucedidas do Estado com outros entes da federação através de formações e também por instituir comissões de avaliação documental em todas as unidades gestoras da administração pública estadual.
No Estado, as ações são lideradas pela Coordenadoria de Gestão Documental, órgão vinculado à SAD, que tem a coordenação de Doralice Martins, historiadora com experiência de quatro décadas na área e responsável pela CGD desde 2011. Também integram a coordenadoria, os servidores Simery Jana, Lisandra Pagnoncelli, Philipi Tinelo e Geni Pasinotto.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Brasil sofre primeira derrota, mas avança no Mundial de Handebol
IMUNIZAÇÃOConfira a distribuição das doses de vacina contra a Covid-19 por município em MS

Brasil tem 1,1 mil mortes por Covid-19 registradas em 24 horas
Homem é preso após descumprir medidas protetivas em Bataguassu
CÂMARA DOS DEPUTADOSMaia reafirma preocupação com a compra de vacinas pelo governo
São Paulo acerta retorno de artilheira do último Brasileirão Feminino

Acordos especiais renegociaram R$ 81,9 bi da dívida ativa na pandemia

Operação cumpre oito mandados em MS e em outros dois estados
Farmacêuticos e farmácias podem ser estratégicos na vacinação contra a Covid
ECONOMIADólar sobe pela terceira sessão seguida e fecha a R$ 5,34
Mais Lidas

Morto por descarga elétrica pode ter tentado consertar portão

Homem morre após sofrer descarga elétrica em Dourados

Comitê alerta para crescente da Covid e prefeito expede decreto com novas regras
