Menu
Busca sábado, 23 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
CHUVAS

Rio Taquari sobe e Defesa Civil retira 11 famílias ribeirinhas

16 janeiro 2016 - 15h00

Mais um município de Mato Grosso do Sul está em situação de alerta por conta das chuvas e cheias de rio. Em Coxim, cidade localizada na região norte do Estado, a Defesa Civil retirou 11 famílias que moram nas áreas de risco às margens do rio Taquari, que está acima do nível normal. O coordenador da Defesa Civil do município, Gilberto Portela, disse ao portal G1 que, neste sábado, dia 16 de janeiro, o rio está com 5,26 metros de profundidade, quando o normal seria 4,02 m.

Segundo o órgão municipal, o rio Coxim também está com nível acima do comum e a tendência é que os dois rios continuem a subir nos próximos dias, por contas chuvas na região e em outras cidades próximas.

Desde ontem (15), a água começou a invadir algumas casas. Das famílias retiradas, 10 estão desalojadas e uma está desabrigada e foi levada para abrigo da prefeitura. Ainda conforme a Defesa Civil, 358 famílias moram na região dos rios Coxim e Taquari, mas, muitas delas resistem à orientação de deixar as casas.

"Muita gente já está acostumada com essas cheias, eles erguem os móveis, improvisam alguns cuidados e resistem a sair, contrariando a orientação", explicou Portela.

###Subiu mais
Em Aquidauana, o rio que leva o mesmo nome da cidade voltou a subir, segundo o Coordenador da Defesa Civil do município, Mário Ravaglia. Durante a noite desta sexta-feira (16), o nível permaneceu com 9,10 metros. Às 6h deste sábado, porém, o rio subiu 6 metros, atingindo agora 9,16 metros.

O aumento no nível da água era esperado. "Choveu muito na cabeceira do rio entre quinta e sexta-feira. Mas agora o céu está limpo, com sol", afirmou Ravaglia. O número de famílias desabrigadas continua o mesmo, sendo de 36 famílias, que totalizam 134 pessoas. Todas alojadas nos mesmos locais.

###Isolados
Em Taquarussu, onde cerca de mil pessoas ficaram ilhadas por conta das chuvas, o prefeito de Taquarussu, Roberto Nem, disse que as famílias do assentamento Bela Manhã continuam isoladas. Com as chuvas que atingiram o município, as estradas foram danificadas e estão intransitáveis .

"O acesso pelas estradas só está sendo feito com veículos traçados. Por enquanto não tem como drenar as estradas por que não tem onde jogar a água. Está encharcado. Não passa nada", disse, acrescentando que não chove faz dois dias na cidade.

A secretária de Meio Ambiente, Ludimila Costa, disse ao G1 que ontem, por volta das 9h, um caminhão carregado com alimentos atolou no caminho para o assentamento bela manhã. Segundo ela, os alimentos não eram perecíveis e seria entregue as famílias que estão ilhadas no assentamento. Além dos moradores do assentamento, outras famílias estão isoladas na zona rural.

Seis horas depois eles conseguiram sair após ajuda de moradores da região. O caminhão era traçado e não conseguiu sair sozinho da lama.

Equipes da prefeitura devem ser enviadas para esses locais na próxima semana. Máquinas devem trabalhar no reparo das estradas. O prefeito disse ainda que o tempo está nublado, quente e abafado, e acredita que pode chover mais neste fim de semama.

###Emergência
Mato Grosso do Sul tem 28 municípios que declararam situação de emergência por causa das chuvas: Dois Irmãos do Buriti, Ivinhema, Guia Lopes da Laguna, Batayporã, Vicentina, Taquarussu, Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã, Eldorado, Deodápolis, Mundo Novo, Bela Vista, Laguna Carapã, Fátima do Sul, Caracol, Jardim e Campo Grande. Isso corresponde a um terço do total de 79 cidades sul-mato-grossenses.

Segundo Rampazo, Jateí deve declarar emergência nos próximos dias e Aquidauana e Miranda estão avaliando a situação.

De acordo com último balanço da Defesa Civil estadual, cerca de 67 mil pessoas foram atingidas pela chuva até agora em Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Novos profissionais comemoram graduação em Medicina na UFGD
LEGISLATIVO
Projeto susta decisão da Receita Federal sobre exportação de suco de laranja
Jiboia é capturada nos fundos de residência em Bonito
MEIO AMBIENTE
Jiboia é capturada nos fundos de residência em Bonito
PANDEMIA
Número de casos de Covid-19 chega a 8,75 milhões no Brasil
REGIÃO
Sanesul apresenta investimentos em saneamento à prefeitura de Água Clara
IMUNIZAÇÃO
Projeto exige dados sobre raça, sexo e pessoa com deficiência em notificações de Covid
ESPORTE
Juventude bate Figueirense e segue na luta pelo acesso à Série A
Fisioterapia e Farmácia estão entre as profissões que mais crescem na pandemia
R$ 7,9 MILHÕES
Rede de coleta de esgoto avança em Guia Lopes da Laguna
Vestibular 2021
Em Amambai, Uems oferece vagas para cursos de Ciências Sociais e História

Mais Lidas

CENTRO
Primeiro acidente de trânsito com vítima fatal neste ano é registrado em Dourados
DOURADOS
Segundo corpo encontrado às margens da BR-163 é identificado
VIAGEM SANTA
PF deflagra operação contra tráfico de drogas em empresas de turismo religioso de Dourados
DOURADOS
Um dos corpos encontrados às margens da BR-163 foi quase decapitado