Para estimular o debate e a parceria entre órgãos do poder público e sociedade civil na luta por segurança e qualidade de vida da população, o deputado estadual Renato Câmara (PMDB) apresentou, nessa quarta-feira (9), Projeto de Lei que prevê a Semana Estadual de Segurança Pública em Mato Grosso do Sul. A iniciativa pretende intensificar a discussão sobre o tema que ainda precisa de sistematização e de um calendário oficial no estado.
Caso aprovado, o Projeto de Lei garante que, anualmente, do dia 15 a 21 de abril, Mato Grosso do Sul realize trabalhos para discutir as políticas de segurança junto à sociedade. Durante a semana, o estado deve receber, apresentar, discutir e premiar iniciativas, projetos e/ou ações inovadoras na área de Segurança Pública que tenham sido ou possam vir a ser desenvolvidos no Estado.
Deve-se, neste período, estimular discussões sobre a importância do papel dos agentes de segurança pública estadual no meio social, e a importância da observância das regras de conduta preconizadas e/ou penalizadas pela legislação, além de outras ações junto à sociedade.
Caberá ao Poder Executivo, por meio dos órgãos competentes, a promoção, intensificação e reunião de atividades diversificadas visando a promoção do tema, como palestras, cursos, concursos, audiências públicas, a divulgação publicitária de campanhas, entre outros eventos destinados à promoção do tema e dos agentes de segurança pública.
Para o deputado Renato Câmara, propositor do projeto, a inciativa atende um direito de todo cidadão, “a proposta estabelece que durante uma semana, nosso estado intensifique as ações e debates relacionados às políticas de segurança pública. Uma iniciativa para fortalecer o setor que nos permite desfrutar do maior de todos os nossos direitos: o de ir e vir”.
Os problemas relacionados ao crescimento das taxas de criminalidade e aumento da sensação de insegurança da população, sobretudo nos grandes centros urbanos, ganhou visibilidade pública e espaço nos debates tanto de especialistas como do público em geral. Nesse sentido, projeto de lei oportuniza condições para análise e proposta de ideias e ações que devem fortalecer o setor no estado.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo retira limite para financiar projetos de telecomunicações

Conselho sugere auditoria externa independente para apurar dívidas da Funsaud

Após denúncia, "boca de fumo" é fechada e traficante presa

Preço da maçã, banana e melancia sobe forte em dezembro, aponta Conab

Governo suspende exigência de prova de vida de aposentados federais

Mulher é presa carregando mais de 200 kg de maconha em veículo

Dourados supera 300 milímetros e segue em alerta para chuvas intensas

MS confirmou 582 testes de coronavírus, mas ainda tem 5,7 mil casos em aberto

Passageiro de ônibus é flagrado com mais de R$ 600 mil em dinheiro e dólares

Ciclista é socorrido em estado grave após ser atropelado por caminhão
Mais Lidas

Trânsito de Dourados faz terceira vítima fatal no ano, todas motociclistas

Ex-primeira-dama morre cinco dias após o marido em Dourados

Carreta com quase dez toneladas de maconha é apreendida em Dourados
