Menu
Busca sexta, 05 de junho de 2020
(67) 99659-5905
SEMANA DO TRÂNSITO

Reinaldo diz que redução de acidentes de trânsito é luta de todos

25 setembro 2017 - 11h53

No encerramento das atividades da Semana Nacional de Trânsito, na Capital, ocorrido nesta manhã na Governadoria, Reinaldo Azambuja destacou a importância do empenho constante de toda a sociedade em tornar o trânsito mais seguro. Além de ações educativas, o governo tem investido em estrutura para atender às vítimas do trânsito – com a construção do Hospital do Trauma e do 1º Centro de Reabilitação em Ortopedia do Estado, no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

"Essa luta para reduzir os acidentes é constante e de todos nós", declarou o governador, ao lembrar que as causas de muitas tragédias podem ser evitadas: como abusos de velocidade, tentar conciliar bebidas alcoólicas e direção, além de dirigir falando ao celular.

De acordo com ele, é necessária uma mudança de comportamento que começa com conscientização. "A educação é o carro-chefe para a gente conscientizar a sociedade", completou, ao lembrar que as despesas para o poder público são muito maiores quando a falta de respeito às normas aumenta o número de acidentes – onerando o Sistema Único de Saúde (SUS) e até a Previdência Social – e quem paga essa conta é toda a sociedade.

Para reforçar a prevenção, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) realizou de 18 ao dia 25 de setembro uma série de atividades pela Semana Nacional do Trânsito. Com o tema: #Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito. A programação incluiu palestras, atividades culturais, trabalhos envolvendo a comunidade escolar, blitz educativas e uma série de outros eventos reunindo o poder público e entidades privadas.

E esse trabalho educativo realizado não somente na semana nacional mas durante todo o ano tem dado resultados positivos. Dados do Detran apontam redução no número de ocorrências em todo o Estado. Em 2016, foram registrados 24450 acidentes em Mato Grosso do Sul, contra apenas 14 mil no balanço preliminar até 31 de agosto deste ano.

No encerramento das atividades alusivas à Semana Nacional também estiveram presentes deputados estaduais e diversas autoridades de trânsito e segurança pública. O diretor-presidente do Detran, Roberto Hashioka, destacou o trabalho envolvendo inúmeros parceiros, incluindo prefeituras e agências de trânsito, potencializando os resultados. "Um trânsito sem acidentes é resultado de pessoas conscientes", frisou.

Suporte estadual às vítimas do trânsito

Além de ações educativas, o Governo do Estado tem sido parceiro em uma série de iniciativas estruturais para aumentar a segurança no trânsito. Por meio de convênio com prefeituras, foram liberados recursos para recuperação de pavimentação em vias urbanas e rodovias, além de sinalização viária em municípios por todo o Estado.

Obra emblemática iniciada em 1990 e que agora está em fase de conclusão é o Hospital do Trauma. A unidade destinada à traumatologia deverá aliviar a sobrecarga da Santa Casa e otimizar o atendimento às vítimas do trânsito.

O Governo será parceiro também na construção do primeiro Centro de Reabilitação de Ortopedia do Estado, que será implantado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). A unidade irá atender pessoas que tenham sofrido sequelas decorrentes de acidentes, além de doenças que tenham provocado limitação nos movimentos, atuando como referência na reabilitação dos pacientes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CLIMA
Temperatura despenca 11°C em pouco mais de três horas em Dourados
EDUCAÇÃO
Escolas particulares podem retomar aulas presenciais na Capital em julho
SAÚDE
Decreto regulamenta descarte adequado de medicamentos
REPATRIADO
Brasileiro é “resgatado” na Bolívia após contrair coronavírus
ECONOMIA
Dólar recua e fecha abaixo de R$ 5 pela primeira vez desde março
PENA MANTIDA
Justiça nega recurso de condenado por estelionato
TRIBUTO
Prazo para declarar Imposto de Renda termina no dia 30
CORONAVÍRUS
Dourados registra um novo caso de Covid a cada quatro testes realizados em drive-thru
INCERTEZA
Ainda sem aulas, UFGD é única universidade pública de MS que não tem atividades remotas
CERTIFICADO DIGITAL
Preços especiais para pessoa física e jurídica

Mais Lidas

PANDEMIA
Em disparada, casos de Covid-19 tem novo recorde diário e passam de 400 em Dourados
EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
DOURADOS
Conselho aponta riscos de contaminação em massa por coronavírus no HV