Menu
Busca segunda, 10 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
ARTIGO

Que bom seria se a Paz fosse um direito assegurado por Lei

04 dezembro 2019 - 07h09Por Denise Caramori

Mas não é. A paz vem com o tempo e lentamente, aos poucos, adquirida com esforço e evolução, através de pequenas descobertas e gradual superação das dificuldades. O desequilíbrio emocional ameaça a capacidade cognitiva e afetiva, e não permite refletir adequadamente sobre importantes escolhas. Frequentemente é necessário parar, reorganizar as idéias, zerar a agenda, e refletir. Uma questão importante à se refletir tem a ver com a preocupação constante com o que o outro pensa à nosso respeito. Como fazer para ouvir menos as pessoas que teriam a ganhar com a nossa fragilidade e dar mais atenção a quem tem a ganhar com nossa força, e como diferenciá-las? Uma pessoa que tem consideração por você vai te corrigir com amor e não com julgamentos, são aquelas que nos corrigem para que a gente cresça, sem nos banalizar.       

Um pré requisito para a paz e a manutenção da sanidade mental é passar um tempo com pessoas que te inspirem, que sejam exemplo para você, que nutram a sua alma com alegria e amor, pessoas desprovidas de julgamento e pré-conceitos. As pessoas que estão à sua volta estão ajudando você a realizar os seus sonhos ou os estão destruindo dizendo que são impossíveis ou fantasiosos? Quem são as pessoas que realmente te dão força para continuar e que fazem com que você se sinta amado neste caminho? O caminho é exigente, mas a cada passo, todos vamos descobrindo nosso lugar no mundo.  

Qual a origem dos problemas que nos afligem? Falta de diálogo. Falta de amor. Enfim, falta. Como vamos nos fortalecer e fortalecer nossos filhos com a permanência da falta? Como blindar nossa alma para sobreviver aos conflitos? Filhos de pais separados que o digam, muitos deles são aptos a dar testemunho como verdadeiros sobreviventes de guerra, quantos deles saem feridos e aleijados emocionalmente deste conflito sem fim. Muitas vezes, na convivência com as pessoas que mais amam, e que mais deveriam protegê-los de sofrimentos, a criança se sente como se estivesse numa guerra diária e constante. Pais se atacando com seus exércitos de advogados, utilizando o tempo do conselho tutelar e de delegacias com suas questões pessoais infantis e arrogantes, demonstrando que o ódio, o rancor e o ressentimento não são senão, o próprio amor que adoeceu gravemente. 

Como nos diz um ditado popular: “a boca fala do que o coração está cheio”, é uma citação Bíblica que encontramos em (Lucas6: 45) ... “pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Procure estar em paz então, com você mesmo e com as pessoas ao seu redor.

O amor é um espelho da cordialidade. Quanto mais amor, mais paciência. Quanto menos paciência, menos amor. É necessário respeito para acolher as diferenças longe do julgamento das aparências. Escolha a colheita da paz, conciliando doçura e determinação, sensibilidade e firmeza. De que adianta fazer justiça com as próprias mãos? Faça justiça com suas idéias, suas atitudes sensatas, suas palavras, sua voz, pelo seu esforço. Esforce-se em manter a paz. Não permita que o comportamento do outro, ou a opinião alheia tire a sua paz. Faça planos cuidadosos, e cuide para que suas opções e objetivos não sejam sempre em favor de garantias profissionais e financeiras, mas sim em favor de sua família. O mundo que nós queremos transformar começa dentro do nosso coração, porém, o despertar da consciência é individual.   

*Psicopedagoga/Terapeuta - Equoterapeuta/Equitadora - denicaramori@hotmail.com

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TACURU
Motorista morre prensado após bater em trator na rodovia MS-295
DANOS MORAIS
Justiça manda União indenizar Dallagnol por ofensas de Gilmar Mendes
CAPITAL
Servidor da Saúde morre de covid-19 e colegas lamentam "descaso"
EMPREGO
País tem 95 concursos públicos abertos para mais de 10 mil vagas
BRASILEIRAO
CBF anuncia mudanças no protocolo de testes para a Covid-19
RACHADINHA
Defesa de Fabrício Queiroz entra com pedido de liberdade no Supremo
CAMPO GRANDE
‘Preferia morrer ali do que ir com eles’, desabafa mulher vítima de sequestro
INTERNACIONAL
Discurso de Trump é interrompido após tiro do lado de fora da Casa Branca
CORONAVÍRUS
Técnico de enfermagem é o 4º profissional da Saúde morto em Corumbá
JUSTIÇA
Consumidor tem direito de troca imediata de bem essencial ao trabalho

Mais Lidas

DOURADOS
Homicídio ocorreu após madrugada de farra e confusões na Jaguapiru
REGIÃO
Professora morre ao ter moto atingida por carro
PANDEMIA
Paciente internado em Dourados morre de coronavírus
DOURADOS
Acidente entre carro e moto deixa homem em estado gravíssimo