sexta, 20 de setembro de 2024
Dourados
28ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ARTIGO

Que bom seria se a Paz fosse um direito assegurado por Lei

04 dezembro 2019 - 07h09Por Denise Caramori

Mas não é. A paz vem com o tempo e lentamente, aos poucos, adquirida com esforço e evolução, através de pequenas descobertas e gradual superação das dificuldades. O desequilíbrio emocional ameaça a capacidade cognitiva e afetiva, e não permite refletir adequadamente sobre importantes escolhas. Frequentemente é necessário parar, reorganizar as idéias, zerar a agenda, e refletir. Uma questão importante à se refletir tem a ver com a preocupação constante com o que o outro pensa à nosso respeito. Como fazer para ouvir menos as pessoas que teriam a ganhar com a nossa fragilidade e dar mais atenção a quem tem a ganhar com nossa força, e como diferenciá-las? Uma pessoa que tem consideração por você vai te corrigir com amor e não com julgamentos, são aquelas que nos corrigem para que a gente cresça, sem nos banalizar.       

Um pré requisito para a paz e a manutenção da sanidade mental é passar um tempo com pessoas que te inspirem, que sejam exemplo para você, que nutram a sua alma com alegria e amor, pessoas desprovidas de julgamento e pré-conceitos. As pessoas que estão à sua volta estão ajudando você a realizar os seus sonhos ou os estão destruindo dizendo que são impossíveis ou fantasiosos? Quem são as pessoas que realmente te dão força para continuar e que fazem com que você se sinta amado neste caminho? O caminho é exigente, mas a cada passo, todos vamos descobrindo nosso lugar no mundo.  

Qual a origem dos problemas que nos afligem? Falta de diálogo. Falta de amor. Enfim, falta. Como vamos nos fortalecer e fortalecer nossos filhos com a permanência da falta? Como blindar nossa alma para sobreviver aos conflitos? Filhos de pais separados que o digam, muitos deles são aptos a dar testemunho como verdadeiros sobreviventes de guerra, quantos deles saem feridos e aleijados emocionalmente deste conflito sem fim. Muitas vezes, na convivência com as pessoas que mais amam, e que mais deveriam protegê-los de sofrimentos, a criança se sente como se estivesse numa guerra diária e constante. Pais se atacando com seus exércitos de advogados, utilizando o tempo do conselho tutelar e de delegacias com suas questões pessoais infantis e arrogantes, demonstrando que o ódio, o rancor e o ressentimento não são senão, o próprio amor que adoeceu gravemente. 

Como nos diz um ditado popular: “a boca fala do que o coração está cheio”, é uma citação Bíblica que encontramos em (Lucas6: 45) ... “pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Procure estar em paz então, com você mesmo e com as pessoas ao seu redor.

O amor é um espelho da cordialidade. Quanto mais amor, mais paciência. Quanto menos paciência, menos amor. É necessário respeito para acolher as diferenças longe do julgamento das aparências. Escolha a colheita da paz, conciliando doçura e determinação, sensibilidade e firmeza. De que adianta fazer justiça com as próprias mãos? Faça justiça com suas idéias, suas atitudes sensatas, suas palavras, sua voz, pelo seu esforço. Esforce-se em manter a paz. Não permita que o comportamento do outro, ou a opinião alheia tire a sua paz. Faça planos cuidadosos, e cuide para que suas opções e objetivos não sejam sempre em favor de garantias profissionais e financeiras, mas sim em favor de sua família. O mundo que nós queremos transformar começa dentro do nosso coração, porém, o despertar da consciência é individual.   

*Psicopedagoga/Terapeuta - Equoterapeuta/Equitadora - denicaramori@hotmail.com

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Indígena morto em confronto ficou em Unei acusado de latrocínio
ANTÔNIO JOÃO

Indígena morto em confronto ficou em Unei acusado de latrocínio

ECONOMIA

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

GOLPE

Golpista se passa por integrante de facção e homem perde R$ 1,7 mil

JUDICIÁRIO

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

NOVA ANDRADINA

Homem ameaça aluno de 9 anos: "Vou te meter bala"

SAÚDE

MS registra 15.839 casos confirmados de dengue durante o ano

POLÍCIA

Ladrão morto em confronto foi denunciado por deixar idoso paraplégico

RURAL

Rebanho bovino de MS volta a crescer e atinge 18,9 milhões de cabeças

REGIÃO 

Dono de ferro-velho é preso com fios de cobre, arma e drogas

IMPOSTOS

Com R$ 201,6 bi em agosto, arrecadação federal volta a bater recorde

Mais Lidas

ECONOMIA

Bradesco anuncia fechamento de mais uma agência na região de Dourados

LUTO

Morre em Dourados o jornalista André Bento

INVESTIGAÇÃO

Trabalhador encontra feto dentro de saco plástico em meio a amontoado de lixo

DOURADOS

Centro de Convenções terá exposição de carros antigos neste domingo