Menu
Busca sexta, 27 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
ARTIGO

Qual a melhor escola para meu filho(a)?

27 novembro 2019 - 07h20Por Denise Caramori de Souza
Não existe a escola perfeita, existe a escola que melhor atende as suas expectativas e que acolhe seu filho como ser humano único e cheio de potencial que ele é, escola boa é aquela que você confia, e que seu filho gosta de ir todos os dias, cinco dias na semana, porque aprender tem que ser divertido e interessante, num ambiente cheio de estímulo e cuidados.
 
Para a escolha da escola muitos fatores têm de ser observados, condição econômica da família, características emocionais e cognitivas da criança, espaço físico da escola, prioridades e comunicação. Cada família sabe o que considera indispensável numa instituição, e precisa entender que, a filosofia da escola deve estar alinhada aos valores familiares.
 
Visitar a escola, conversar com pais de alunos que estudam ali, e claro uma boa conversa com a diretora e a coordenação pedagógica. Aqui vão algumas dicas: Como é o estímulo à criatividade, as paredes da escola exibem desenhos, colagens e projetos que foram realizados pelas crianças? Se assim for, ponto para a escola, ainda mais se ela tiver uma programação com contadores de histórias, aulas de artes, uma biblioteca que incentiva a leitura, sendo organizada e aconchegante; 
 
Qual a qualidade do ensino? Os pais devem conhecer o projeto pedagógico da Instituição, a formação do corpo docente e se a escola investe na sua capacitação contínua, como funciona a questão: lição de casa, já que a tarefa ajuda na fixação dos conteúdos e no desenvolvimento de uma rotina de estudo para o estudante; 
 
Desenvolvimento socioemocional, observe se a escola oferece formação humana e cultural além da preparação para o vestibular.  A escola esta atenta aos seus alunos? Respeita os diferentes tipos de famílias e as acolhe, estando à disposição para o diálogo e esclarecimentos de dúvidas? 
 
Quanto mais estreita é a relação dos pais com o colégio, maior é a preocupação da instituição com a qualidade do aprendizado. Converse sobre Inclusão social e apoio pedagógico, verifique se diretores, coordenadores e professores demonstram ser capazes de lidar com casos concretos de alunos com dificuldade de aprendizagem como dislexia, ou alunos com necessidades especiais específicas e se demonstram segurança e objetividade ao lidar com estes estudantes; O sistema de avaliação é muito importante, se informe sobre as provas, as atividades em grupo, trabalhos, verifique se o boletim de notas é o único meio de informação sobre o desempenho escolar de seu filho, ou se no decorrer do ano os pais tem acesso a evolução do filho também através de relatórios e avaliações, o que ajuda muito no caso de seu filho estar com alguma dificuldade ou transtorno de aprendizagem.  
 
Psicopedagoga/Terapeuta; Equoterapeuta/Equitadora; escreve para o Dourados News 
 
e-mail: denicaramori@hotmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dourados e Laguna definem meios para sanar baixo índice de vacinação
REUNIÃO NO MPE
Dourados e Laguna definem meios para sanar baixo índice de vacinação
Irmãos são detidos no Piratininga com motocicleta furtada
DOURADOS 
Irmãos são detidos no Piratininga com motocicleta furtada
SANEAMENTO
Sanesul executa rede de esgoto no conjunto Cravo Vermelho em Corumbá
CAPITAL
Peritos iniciam testes com luminol na casa de assassina de chargista
Regressão nos Estudos: Será a hora de mudar meu filho de escola?
EDUCAÇÃO
Regressão nos Estudos: Será a hora de mudar meu filho de escola?
TRÁFICO DE DROGAS
Jovem é detida com mala lotada de maconha na rodoviária
PONTA PORÃ
Vizinha entra em briga de ex-namorados, espanca homem que tentava agredir mulher e é presa
INFORME PUBLICITÁRIO
Cafeteria Havanna já atende em Dourados e conta com produtos gourmet e novidades em panetone
DOURADOS
Prefeito e vereadores eleitos serão diplomados por agendamento dia 18
REGIÃO
Proprietário de fazenda denuncia o furto de 200 peixes

Mais Lidas

DOURADOS 
Foragido, autor de homicídio condenado a 16 anos é preso no Novo Horizonte
DOURADOS
Júri condena membros de grupo de extermínio a mais de 100 anos de prisão
PEDRO JUAN
Quatro corpos são encontrados enterrados na fronteira
BONITO
Mãe de bebê também morre após carro bater em coqueiro na MS-382