Menu
Busca quinta, 21 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
JUSTIÇA

Provedor de internet não é responsável por resultado de pesquisa

10 novembro 2020 - 21h20Por Da Redação

A justiça negou provimento ao recurso de uma viúva de policial para retirada de resultados relacionados ao nome de seu falecido companheiro em provedor de pesquisa na internet.

A decisão é da 3ª Câmara Cível do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que considerou que provedores de pesquisa não têm a função de fiscalizar previamente as informações publicadas por seus usuários, razão pela qual não respondem objetivamente por danos decorrentes de publicações de terceiros.

Segundo o processo, um policial civil de uma cidade do interior foi assassinado em emboscada em março de 2018. O crime foi amplamente divulgado na imprensa, de forma que alguns veículos de comunicação acrescentaram em suas matérias fotos da cena do crime.

Tendo em vista o sofrimento causado pela exposição das imagens e das notícias sobre ele, a viúva do policial ingressou com ação na justiça requerendo a remoção das matérias ofensivas à sua imagem e do policial falecido nos resultados exibidos por provedor de pesquisa na internet, no prazo de 24 horas, sem prejuízo da imposição de multa diária em caso de descumprimento.

O juízo de primeiro grau julgou o pedido improcedente e a mulher apelou sob alegação que jamais quis discutir a liberdade de imprensa, apenas buscou remover o conteúdo das matérias da internet. Ainda segundo a viúva, embora o provedor de pesquisa não tenha responsabilidade pela publicação das matérias ofensivas, deve responder pela não remoção do conteúdo das matérias de seus resultados de pesquisa.

O relator do recurso, Desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, ao proferir seu voto, fez menção à jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça que definiu a responsabilidade dos provedores apenas nos casos de não remoção de dados ilegais em seu site tão logo tiverem conhecimento inequívoco de referida ilegalidade, não sendo obrigados, porém, a exercer um controle prévio do conteúdo das informações postadas nos sites pelos usuários.

“A rigor, somente haveria obrigação de remover conteúdo de matéria e fotos publicadas, conforme pretende a apelante, por meio de ordem judicial e, mesmo assim, tal ordem deve demonstrar a existência de dados ilegais, fato que não ocorre no caso destes autos”, apontou o relator.

O magistrado frisou que a apelante, em momento algum, questionou a veracidade do fato, queixando-se apenas das fotografias do crime que causariam constrangimento familiar.

“Sucede que os precedentes do Superior Tribunal de Justiça estão em harmonia com a decisão da julgadora de primeiro grau, não havendo amparo legal para compelir a remoção do conteúdo da matéria e/ou fotografia de sítio eletrônico. Posto isso, nego provimento ao recurso de apelação”, concluiu.

Os demais integrantes do julgamento seguiram o voto do relator, de forma que negaram provimento ao recurso por unanimidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Delegado do SIG é homenageado com medalha Adib Massad
DOURADOS
Delegado do SIG é homenageado com medalha Adib Massad
Contido por populares, homem é preso por furtar cabos elétricos
TRÊS LAGOAS
Contido por populares, homem é preso por furtar cabos elétricos
Douradense faz rifa para encontrar mãe que está internada em estado grave em Portugal
SOLIDARIEDADE
Douradense faz rifa para encontrar mãe que está internada em estado grave em Portugal
Assaltantes de motel chegaram de bicicleta e usaram o carro para levar as TV's
DOURADOS
Assaltantes de motel chegaram de bicicleta e usaram o carro para levar as TV's
Enquanto mãe trabalhava, adolescente pega moto escondido e é apreendido
IVINHEMA
Enquanto mãe trabalhava, adolescente pega moto escondido e é apreendido
DOURADOS
Prefeitura convoca candidatos aprovados no Processo de Seleção de Estagiários
BELEZA E ESTÉTICA
Acne adulta: por que acontece e como tratar?
DOURADOS
Polícia estoura 'boca de fumo' e prende jovem com quase 200 papelotes de pasta base
PONTA PORÃ
Em fiscalização, polícia apreende carga de cigarros eletrônicos
BRASIL
Produção de petróleo e gás no pré-sal é recorde em setembro

Mais Lidas

CAPTURA
Cobra é capturada em para-choque de carro na região central de Dourados
JARDIM MÁRCIA
Bandidos fazem "limpa" em motel de Dourados e levam até carro
REGIÃO
Duas pessoas morrem carbonizadas após queda de helicóptero carregado com cocaína
DOURADOS
Entreposto que tinha até pé de maconha é fechado e trio preso pela polícia