Menu
Busca quarta, 28 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
LITERATURA

Projeto para formar escritores é referência na Grande Dourados

23 novembro 2017 - 17h05

O projeto de produção textual iniciado por professores na escola Firmino Vieira de Matos, no distrito de Macaúba em Dourados, se tornou referência no estímulo à escrita e leitura dos alunos das séries iniciais, com fomento também à produção artística. Nominado Projeto Escritor, a atividade figura como uma das mais interessantes iniciativas literárias da Grande Dourados nos últimos tempos e fomenta a formação de escritores.

Iniciada em 2016, a atividade estimulou os alunos a refletirem e construírem textos com a história da própria família, resgatando biografias e produzindo roteiros do dia a dia que contribuíram para a produção das obras literárias e ilustrações que foram devidamente publicadas, através do Estante Mágica, um site que fomenta ideais criativos, e foi parceiro na publicação dos livros, todos encadernados e com capa dura.

As professoras Sandra Regina Piesante de Matos e Flávia Vicini, idealizadoras do projeto, foram as responsáveis por inscrever os alunos no site.

A iniciativa no ano passado foi tão positiva que foi coroada com uma noite de autógrafos, quando familiares e a comunidade escolar, além do presidente da Academia Douradense de Letras, Marcos Coelho, prestigiaram os pequenos escritores.

A prefeita Délia Razuk é uma das entusiastas do projeto. Ainda quando vereadora esteve na primeira noite de autógrafos e quando soube da continuidade da atividade fez questão de programar uma visita à escola, o que ocorreu na semana passada. Ela conversou com as professoras envolvidas. “Quero convidar toda a população de Dourados para assistir a noite de autógrafos e conhecer o projeto aqui nos distritos. É, sem dúvida, fantástica a iniciativa. É muito bom para os alunos, para a escola, e se torna uma referência”, disse.

Em 2017, o projeto foi estendido para a Escola Fazenda Miya Polo, onde estão sendo desenvolvidos no quarto e quinto anos. Pelo menos 50 alunos estão envolvidos e cada livro publicado é diferente um do outro, com autoria individual. O custo de cada livro é recurso próprio da escola e ajuda dos pais e comunidade.

A professora Sandra Regina, idealizadora, destacou a estrutura de todo o trabalho, que contextualizou gêneros de escrita e reforçou a leitura. “É uma semente que é plantada. Todo e qualquer indivíduo precisa receber este estímulo em qualquer atividade. Com o projeto, mostramos a comunidade escolar, aos alunos, que nossos sonhos são possíveis”, disse.

Companheira no projeto, a professora Rogina Cunha dos Santos destacou. “Foi um momento criativo. Aluno que sabe bem ler e escrever consegue conquistar muito mais conhecimento”, disse.

Um dos alunos destacou. “Muito legal. Ajudou-me na redação e escrita. Melhorei muito a leitura e a minha letra”, disse Gustavo Henrique.

A meta agora, segundo Angelita Barros, coordenadora da Educação do Campo, é apresentar o projeto nos momentos de formação pedagógica, para que os demais professores da rede municipal tenham contato com a experiência.

A noite de autógrafos será nos dias 13 e 14 de dezembro nas escolas Fazenda Miya e Coronel Firmino, respectivamente. Para a noite de autógrafos esta confirmada a presença da escritora Odila Lange.
 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORUMBÁ
Enteado ameaça idoso e diz “vou sair da cadeia rapidinho e te matar”
RIO DE JANEIRO
Fogo em hospital mata 2 pacientes com Covid; 200 são transferidos
CHAPADÃO DO SUL
Homem que ameaçou arrancar cabeça da esposa esfaqueia amiga dela
FUTEBOL
Coutinho é cortado, e Tite convoca Lucas Paquetá para as Eliminatórias
AQUIDAUANA
Polícia evita suicídio de jovem que se jogaria da ponte de rio
SEGURANÇA
Eleições: TSE aprova envio de forças federais para Mato Grosso do Sul
POLÍCIA
Mulher que obrigava filha a se prostituir responderá por dois crimes
JUDICIÁRIO
Justiça adia decisão sobre afastamento de Ricardo Salles de ministério
CAARAPÓ
Polícia Civil prende ladrão em flagrante logo após o crime
JUSTIÇA
Universidade que descumpriu parcelamento deve indenizar estudante

Mais Lidas

DOURADOS
Enquanto filma chuva, interno mostra ‘plantação’ de maconha em cela da PED
GRANDE DOURADOS
Cobertura de barracão de cerealista ‘voa’ com o vento; veja vídeo
BR-463
Homem para carro em bloqueio, desce atirando e morre em confronto com a polícia
DOURADOS
Délia decreta emergência por causa de danos provocados pela tempestade