O Governo do Estado por meio do PSE (Programa Saúde na Escola), em uma iniciativa conjunta das Secretarias de Estado de Saúde e de Educação, por meio das Gerências de Saúde da Adolescente e Atenção à Saúde da Mulher e à Pessoa em Situação de Violência, em parceria com a SOGOMAT-SUL (Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul) e a SOGIA-MS (Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência), deu início a implantação do projeto ‘Educar para Transformar-Etapa 2025’.
Esse projeto possui duas vertentes: ‘Educar para Transformar – Cá Entre Nós’ e ‘Educar para Transformar – Viver Mais’.
‘Educar para Transformar – Cá Entre Nós’ é uma qualificação direcionada aos professores e demais profissionais da educação e também profissionais de saúde dos territórios escolares, com o objetivo de orientar os adolescentes das escolas da rede estadual de ensino fornecendo informações essenciais sobre saúde sexual e reprodutiva, promovendo um ambiente de diálogo aberto e esclarecedor. Além disso, o programa destaca a importância do acesso aos LARCs (Métodos Contraceptivos de Longa Duração), como uma estratégia eficaz na prevenção da gravidez na adolescência.
“Para nós a prevenção é fundamental, pois uma gestação nessa fase da vida apresenta maiores riscos à saúde da mãe e do bebê. Além disso, uma gravidez nessa idade pode trazer dificuldades emocionais e sociais que podem durar por toda a vida. Sabemos que a falta de informação é uma das principais causas desse cenário, pois muitos adolescentes ainda têm dúvidas sobre gravidez e métodos de prevenção. Por isso a importância de unir esforços para levar informações importantes sobre prevenção, direitos sexuais e reprodutivos até eles, promovendo uma juventude mais consciente e protegida”, afirma a gerente de Atenção à Saúde do Adolescente da SES, Carla Costa.
A segunda vertente, ‘Educar para Transformar – Viver Mais’, promove a saúde feminina e a educação em saúde nas escolas. Essa é uma iniciativa da SES (Secretaria de Estado de Saúde), em parceria com a LAGOM (Liga Acadêmica de Medicina de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da UFMS), além da SOGOMAT-SUL e SOGIA-BR, busca conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde feminina, métodos contraceptivos, desmistificar estigmas e mitos relacionados ao climatério e menopausa levando e consideração que esses momentos podem ser desafiadores, com sintomas físicos e emocionais que impactam a qualidade de vida.
O projeto incluirá palestras durante o ‘Dia da Família na Escola’ em escolas públicas estaduais, envolvendo não só os alunos, mas também pais e toda a comunidade escolar, promovendo uma cultura de cuidado e atenção à saúde.
“Deste modo, a respeito dos resultados esperados, a Secretaria de Estado de Educação almeja a sensibilização do público em geral, mas especialmente dos adolescentes, de modo que adquiram maior conhecimento sobre a temática e consequentemente mais saúde e bem-estar”, destaca a técnica da Coordenadoria de Psicologia e Serviço Social Educacional da SED, Ashjan Sadique Adi.
Com ênfase em promover a educação sexual e reprodutiva no ambiente escolar, o projeto busca engajar profissionais e conscientizar a sociedade sobre prevenção, desenvolvimento pessoal e social de jovens, além de orientar famílias sobre as diversas fases da vida da mulher. Os temas abordados incluem principais patologias, cuidados gerais com a saúde, prevenção de ISTs, gravidez não planejada e discussão sobre os tipos de violência.
As palestras formativas são focadas em dois públicos principais:
Multiplicadores: professores, coordenadores e equipe escolar
Palestra com a Drª Rita de Cássia Barbosa Tavares dos Santos – Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul e Drª. Bruna Silveira Coelho membro da Diretoria da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul.
Família e estudantes: no Dia da Família na Escola
Palestra da LIGA Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da UFMS sob a coordenação da Dra. Tatiana Serra da Cruz – Coordenadora da Liga Acadêmica e Presidente da SOGIA-MS (Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência – Capítulo MS).
Desde a sua implantação, o projeto já capacitou 160 profissionais para atender uma média de 1.200 adolescentes e jovens de escolas em regiões vulneráveis de Campo Grande, com orientações para a prevenção da gravidez na adolescência e acesso aos métodos contraceptivos. Para o ano de 2025 o objetivo é expandir o projeto para escolas e municípios em todo o Estado.
Programação
‘Educar para Transformar – Cá Entre Nós’ – Formar multiplicadores: professores, coordenadores e equipe escolar.
14/07 – E.E. Escola Estadual Lino Villachá
01/08 – E.E. Orcírio Thiago de Oliveira
01/08 – E.E. Professor Silvio Oliveira dos Santos
01/08 – E.E. Blanche dos Santos Pereira
04/08 – E.E. Professora Ada Texeira dos Santos Pereira
E.E. São Francisco – data a definir
‘Educar para Transformar – Viver Mais’ – Família e estudantes
08/08 às 19h – E.E. Blanche dos Santos Pereira
09/08 às 8h – Professora Ada Texeira dos Santos Pereira
15/08 às 19h – E.E. Professor Silvio Oliveira dos Santos
18/10 às 8h – E.E. Orcírio Thiago de Oliveira
E.E. São Francisco e E.E. Escola Estadual Lino Villachá – data a definir
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia fecha "boca de fumo" e prende traficante em flagrante
Líder do Centrão ataca Comunicação do governo Lula, que responde

Veículo furtado em São Paulo é recuperado em Mato Grosso do Sul
Eduardo Bolsonaro diz que tarifa é resposta a abusos de Moraes

Passageira entra em trabalho de parto e motorista é escoltado
Trama golpista: Moraes mantém prisão do general Mário Fernandes
CAMPO GRANDEAdolescentes apedrejam homem enquanto ele dormia em calçada
SAÚDEMS adota Estrutura Mosaico para vigilância contra vírus respiratório
FRONTEIRAPreso suspeito de emboscar e matar trabalhador em estrada rural
NOVAS TECNOLOGIASSUS vai oferecer 2 tratamentos hormonais para endometriose
Mais Lidas

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai

Novo leilão do Detran tem Corsa com lance inicial de R$ 3.545
