quinta, 10 de julho de 2025
Dourados
13ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAR PARA TRANSFORMAR

Projeto leva conhecimento e capacitação sobre saúde sexual e reprodutiva para escolas públicas

24 junho 2025 - 12h52Por Da Redação

O Governo do Estado por meio do PSE (Programa Saúde na Escola), em uma iniciativa conjunta das Secretarias de Estado de Saúde e de Educação, por meio das Gerências de Saúde da Adolescente e Atenção à Saúde da Mulher e à Pessoa em Situação de Violência, em parceria com a SOGOMAT-SUL (Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul) e a SOGIA-MS (Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência), deu início a implantação do projeto ‘Educar para Transformar-Etapa 2025’.

Esse projeto possui duas vertentes: ‘Educar para Transformar – Cá Entre Nós’ e ‘Educar para Transformar – Viver Mais’.

‘Educar para Transformar – Cá Entre Nós’ é uma qualificação direcionada aos professores e demais profissionais da educação e também profissionais de saúde dos territórios escolares, com o objetivo de orientar os adolescentes das escolas da rede estadual de ensino fornecendo informações essenciais sobre saúde sexual e reprodutiva, promovendo um ambiente de diálogo aberto e esclarecedor. Além disso, o programa destaca a importância do acesso aos LARCs (Métodos Contraceptivos de Longa Duração), como uma estratégia eficaz na prevenção da gravidez na adolescência.

“Para nós a prevenção é fundamental, pois uma gestação nessa fase da vida apresenta maiores riscos à saúde da mãe e do bebê. Além disso, uma gravidez nessa idade pode trazer dificuldades emocionais e sociais que podem durar por toda a vida. Sabemos que a falta de informação é uma das principais causas desse cenário, pois muitos adolescentes ainda têm dúvidas sobre gravidez e métodos de prevenção. Por isso a importância de unir esforços para levar informações importantes sobre prevenção, direitos sexuais e reprodutivos até eles, promovendo uma juventude mais consciente e protegida”, afirma a gerente de Atenção à Saúde do Adolescente da SES, Carla Costa.

A segunda vertente, ‘Educar para Transformar – Viver Mais’, promove a saúde feminina e a educação em saúde nas escolas. Essa é uma iniciativa da SES (Secretaria de Estado de Saúde), em parceria com a LAGOM (Liga Acadêmica de Medicina de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da UFMS), além da SOGOMAT-SUL e SOGIA-BR, busca conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde feminina, métodos contraceptivos, desmistificar estigmas e mitos relacionados ao climatério e menopausa levando e consideração que esses momentos podem ser desafiadores, com sintomas físicos e emocionais que impactam a qualidade de vida.

O projeto incluirá palestras durante o ‘Dia da Família na Escola’ em escolas públicas estaduais, envolvendo não só os alunos, mas também pais e toda a comunidade escolar, promovendo uma cultura de cuidado e atenção à saúde.


“Deste modo, a respeito dos resultados esperados, a Secretaria de Estado de Educação almeja a sensibilização do público em geral, mas especialmente dos adolescentes, de modo que adquiram maior conhecimento sobre a temática e consequentemente mais saúde e bem-estar”, destaca a técnica da Coordenadoria de Psicologia e Serviço Social Educacional da SED, Ashjan Sadique Adi.

Com ênfase em promover a educação sexual e reprodutiva no ambiente escolar, o projeto busca engajar profissionais e conscientizar a sociedade sobre prevenção, desenvolvimento pessoal e social de jovens, além de orientar famílias sobre as diversas fases da vida da mulher. Os temas abordados incluem principais patologias, cuidados gerais com a saúde, prevenção de ISTs, gravidez não planejada e discussão sobre os tipos de violência.

As palestras formativas são focadas em dois públicos principais:

Multiplicadores: professores, coordenadores e equipe escolar
Palestra com a Drª Rita de Cássia Barbosa Tavares dos Santos – Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul e Drª. Bruna Silveira Coelho membro da Diretoria da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul.

Família e estudantes: no Dia da Família na Escola
Palestra da LIGA Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da UFMS sob a coordenação da Dra. Tatiana Serra da Cruz – Coordenadora da Liga Acadêmica e Presidente da SOGIA-MS (Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência – Capítulo MS).


Desde a sua implantação, o projeto já capacitou 160 profissionais para atender uma média de 1.200 adolescentes e jovens de escolas em regiões vulneráveis de Campo Grande, com orientações para a prevenção da gravidez na adolescência e acesso aos métodos contraceptivos. Para o ano de 2025 o objetivo é expandir o projeto para escolas e municípios em todo o Estado.

Programação

‘Educar para Transformar – Cá Entre Nós’ – Formar multiplicadores: professores, coordenadores e equipe escolar.

14/07 – E.E. Escola Estadual Lino Villachá

01/08 – E.E. Orcírio Thiago de Oliveira

01/08 – E.E. Professor Silvio Oliveira dos Santos

01/08 – E.E. Blanche dos Santos Pereira

04/08 – E.E. Professora Ada Texeira dos Santos Pereira

E.E. São Francisco – data a definir

‘Educar para Transformar – Viver Mais’ – Família e estudantes

08/08 às 19h – E.E. Blanche dos Santos Pereira

09/08 às 8h – Professora Ada Texeira dos Santos Pereira

15/08 às 19h – E.E. Professor Silvio Oliveira dos Santos

18/10 às 8h – E.E. Orcírio Thiago de Oliveira

E.E. São Francisco e E.E. Escola Estadual Lino Villachá – data a definir

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia fecha "boca de fumo" e prende traficante em flagrante 
DOURADOS

Polícia fecha "boca de fumo" e prende traficante em flagrante 

POLÍTICA

Líder do Centrão ataca Comunicação do governo Lula, que responde

Veículo furtado em São Paulo é recuperado em Mato Grosso do Sul
BATAGUASSU

Veículo furtado em São Paulo é recuperado em Mato Grosso do Sul

DEPUTADO LICENCIADO

Eduardo Bolsonaro diz que tarifa é resposta a abusos de Moraes

Passageira entra em trabalho de parto e motorista é escoltado
CAPITAL

Passageira entra em trabalho de parto e motorista é escoltado

JUDICIÁRIO

Trama golpista: Moraes mantém prisão do general Mário Fernandes

CAMPO GRANDE

Adolescentes apedrejam homem enquanto ele dormia em calçada

SAÚDE

MS adota Estrutura Mosaico para vigilância contra vírus respiratório

FRONTEIRA

Preso suspeito de emboscar e matar trabalhador em estrada rural

NOVAS TECNOLOGIAS

SUS vai oferecer 2 tratamentos hormonais para endometriose

Mais Lidas

ESTELIONATO

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

BARBÁRIE

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai

ECONOMIA

Novo leilão do Detran tem Corsa com lance inicial de R$ 3.545

HOMICÍDIO

Jovem morre no HV três dias após ser baleado no pescoço e suspeito é preso