Menu
Busca terça, 22 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
UNIGRAN

Projeto de sustentabilidade de acadêmica recebe Moção de Congratulação

13 agosto 2020 - 06h26Por Da Redação

Talita Paz Agueiro, egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigran tem colhido bons frutos, resultado de seu TCC intitulado ‘Descarte de Podas Urbanas e Lixo Orgânico: Uma Análise sobre a Viabilidade de Implantação de um Pátio de Compostagem em Dourados – MS’. O trabalho foi apresentado pela acadêmica na conclusão do curso e orientado pelo professor e coordenador Márcio de Melo Carlos Santos.

A pesquisa cientifica foi transformada em artigo e apresentado no Salão de Pesquisa da Unigran em 2019, conquistando o 2º lugar. Depois dessa conquista, veio o convite de publicá-lo na revista ‘Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado 3’, organizada pela professora Jeanine Mafra Migliorini, da Atena Editora de Ponta Grossa – Paraná. Agora, Talita recebeu uma Moção de Congratulação das mãos do vereador Elias Ishy, vice-presidente da Câmara Municipal de Dourados, reconhecendo a importância de seu trabalho para a comunidade. 

O projeto é voltado para a sustentabilidade e se preocupa com o descarte correto e reaproveitamento das podas urbanas, uma questão que envolve toda a sociedade. Elias Ishy acredita que a comunidade precisa estar atenta e defender ideias como a de Talita, para assim, sensibilizar os gestores públicos da importância desse tema. “Esse projeto é importante pela questão da sustentabilidade. Esses resíduos das podas que são muitos, e permanentemente ficam na cidade, pode ser melhor aproveitado. O gestor às vezes não tem noção dessas questões, quando a sociedade defende suas ideias é muito mais fácil de transformar em política pública que traz o benefício para toda comunidade”, disse o vereador.

“Ter recebido o convite para a publicação foi uma surpresa e agora receber a moção é muito gratificante, pois é possível ver o reconhecimento de uma temática tão relevante para a nossa cidade, sendo a mesma viável para a implantação, uma vez que o projeto não necessita de grandes recursos financeiros para ser executado, pois Dourados já possuiu alguns mecanismos em prática”, afirmou a arquiteta. Recém-formada e feliz pela repercussão de seu trabalho, Talita defende em seu artigo que a implantação do projeto é possível, pois a cidade já tem alguns recursos que podem ser aproveitados.

Outro ponto a se destacar na pesquisa é a simplicidade e importância do tema para a sociedade. O coordenador Márcio destaca que trabalhos acadêmicos nem sempre precisam ser complexos para ter relevância, e que o papel dos estudantes é retornar para a comunidade o conhecimento adquirido na universidade. “É uma honra receber esse reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Talita e orientado por mim. Demonstra que a sociedade tem essa espera de soluções da instituição de ensino, que está na espera ou observando certos resultados e de alguma forma, eles aparecem na comunidade”, ressaltou.

Com os resultados que tem recebido por sua pesquisa, Talita acabou inspirando outros estudantes do curso. O coordenador vê isso de maneira positiva e espera que essa mudança de visão dos acadêmicos permaneça. “Como ela tem esse gosto pela sustentabilidade, ela conseguiu enxergar nesse momento esse potencial dentro da simplicidade. A Talita fez o projeto ano passado, este ano eu já tenho outra orientanda no mesmo seguimento, para uma outra situação, dentro de outra comunidade da cidade. Esperamos que isso venha repercutir em curto prazo e que muitos outros acadêmicos voltem seus olhares para esse tipo de situação que une essa questão de atender uma necessidade real, desenvolver um conhecimento dentro de uma instituição e atender uma comunidade que espera isso de nós”, concluiu Márcio. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÁFICO DE DROGAS
Brasileiro monta laboratório de cocaína no Paraguai e é preso
PARANÁ
Traficante Elias Maluco é encontrado morto em presídio federal
CAMPO GRANDE
Corpo de cabeleireiro é encontrado em córrego
REGIÃO
Em Caarapó, prefeitura libera festas, eventos e atividades esportivas em meio a pandemia
DOURADOS
Maconha guardada nos fundos de igreja usada de 'entreposto do tráfico' totaliza 980 kg
TRÁFICO
Caminhões são apreendidos transportando quase 3t de maconha em MS
COTAÇÃO
Dólar fecha em alta de 1,29%, com preocupação global com novos casos de coronavírus
PEDRO JUAN
Terror na fronteira: três veículos de luxo são incendiados em pontos distintos
DOURADOS
Carro com registro de furto é abandonado em mata no Guaicurus
DOURADOS
Carro carregado com calhas capota após colisão e mulher fica ferida

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado atropela cinco pessoas que voltavam da igreja no Novo Horizonte
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita