A Secretaria de Estado de Educação (SED) está com matrículas abertas para o projeto AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, destinado a estudantes entre 15 e 17 anos, com distorção de idade/escolaridade e que não concluíram o ensino fundamental. O início das aulas está previsto para 29/2.
Esse projeto tem como objetivo a formação de sujeitos ativos, participativos, em crescimento cultural e social, atendendo jovens estudantes com necessidades educacionais específicas, com o propósito de garantir a formação inicial para o mundo do trabalho e a efetiva participação social. Ele ainda orienta estes jovens para sua formação cidadã, diante da pluralidade cultural para o fortalecimento de uma visão mais participativa, critica e decisiva de sua vida social.
O AJA é dividido em quatro blocos: O Inicial I contempla do 1º ao 3º ano – alfabetização e letramento; O Inicial II, 4º e 5º anos – alfabetização e letramento; Intermediário, 6º e 7º anos; e o Final, 8º e 9º anos. O tempo de permanência no projeto irá variar de acordo com o nível de escolaridade do estudante. A partir do Bloco Inicial I, é possível concluir o ensino fundamental em quatro anos.
Metodologia
As escolas recebem os estudantes do AJA às 18 horas, com atividades e oficinas de acolhida. As aulas, em sala, começam às 18h40 e, além dos conteúdos da Base Nacional Comum, os estudantes contam com uma parte diversificada como Língua Estrangeira Moderna, Desenvolvimento Social, Lazer e Informática, proporcionando aos jovens orientações para o mercado de trabalho e abordando as temáticas de crescimento pessoal e avanço para o ensino médio.
De acordo com a realidade local, as oficinas podem ser de música, grafite, dança e práticas esportivas e os estudantes de todas as unidades têm apoio e acompanhamento de diretores, coordenadores, professores, psicólogos e assistentes sociais. Toda equipe está em constante estudo com formações realizadas pela equipe da SED para garantir a aprendizagem e a permanência dos estudantes na escola.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Primeiros imunizados contra Covid-19 relatam emoção e encorajam população
JUSTIÇAMPT divulga nota técnica sobre medidas de proteção a trabalhadoras gestantes

Roberto Russi presidente do capítulo 212 da Adonep morre por Covid-19

Bancos Inter, Itaú e Caixa lideram ranking de reclamações ao BC

Com a construção civil em alta, Funtrab disponibiliza 78 vagas na Capital

Taxa de ocupação de leitos UTI Covid volta a atingir 100% em Dourados

Mais de 11 mil indígenas vão receber primeiras doses da Coronavac em Dourados

Homem leva multa por deixar cavalos em ambiente fechado sem alimento
Locatário que teve imóvel demolido será indenizado

Quase 4 mil internos do sistema prisional de MS testaram positivo para Covid
Mais Lidas

Morto por descarga elétrica pode ter tentado consertar portão

Homem morre após sofrer descarga elétrica em Dourados

Comitê alerta para crescente da Covid e prefeito expede decreto com novas regras
