Menu
Busca sábado, 18 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Projeto "Águas que Educam" chega a Dourados em outubro

24 setembro 2014 - 20h15

Com o objetivo de aproximar universidade, escola e comunidade em torno da discussão sobre questões ambientais, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação leva a várias cidades de Mato Grosso do Sul o projeto "Águas que Educam". A etapa em Dourados, que acontece de 06 a 12 de outubro, conta com a parceria e o apoio da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O evento inclui oficinas de formação, exposição de obras de arte e espetáculo musical. Trata-se de uma realização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o período de 2005/2015 é a Década Internacional da Água. Nesse sentido, o projeto busca sensibilizar e despertar a consciência de professores, gestores, trabalhadores da educação e alunos sobre a necessidade de zelo por esse bem primordial à vida. Além disso, pretende fomentar oportunidades de cooperação na gestão dos recursos hídricos e sugerir formas de intervenção nos contextos locais.

Exposição

O "Águas que Educam" tem início no dia 06 de outubro, com a abertura da exposição de obras de artistas plásticos do estado intitulada "O Pantanal e sua História na Pintura Sul-Mato-Grossense". Proposta e organizada por Gilberto Luiz Alves, a exposição retrata a história, a evolução econômica e as consequências da colonização no MS, expressas em obras produzidas ao longo de cinco décadas e que utilizaram a água como elemento de ligação.

Oficinas

As oficinas interdisciplinares são destinadas aos profissionais e acadêmicos da Educação e vão estimular a vivência do trabalho colaborativo nas áreas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia e História, esclarecendo questões relacionadas ao processo de construção do MS em sua configuração histórica, cultural e geográfica. Elas acontecem no dia 07 de outubro durante todo o dia.

Espetáculo

Outra parte integrante deste projeto é o show "Crianceiras", espetáculo cênico musical inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, produzido e organizado pelo artista e produtor cultural Márcio de Camillo. A apresentação acontece no dia 09 de outubro, em duas sessões, para alunos do ensino básico.

Águas que Educam

Durante todo o mês de outubro, as atividades serão levadas às cidades de Ponta Porã, Dourados, Paranaíba, Costa Rica e Coxim. Em 2013, o projeto passou por Corumbá, Aquidauana, Porto Murtinho, Três Lagoas e Campo Grande.

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Educação Básica, através do Programa Rede do Ministério da Educação e da UFMS. A produção fica por conta da Criatto Produções e conta com a parceria da UFGD, da Prefeitura Municipal de Dourados e do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação em Dourados (SIMTED).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3421-3749 ou 9961-3169.?

Deixe seu Comentário

Leia Também

Expansão industrial impulsiona investimentos logísticos em Dourados
POLO INDUSTRIAL
Expansão industrial impulsiona investimentos logísticos em Dourados
"Viradão" da vacina atinge cinco grupos e espera aplicar 7 mil doses contra a Covid em 24h
DOURADOS
"Viradão" da vacina atinge cinco grupos e espera aplicar 7 mil doses contra a Covid em 24h
Jovem de 19 anos morre em acidente com motocicleta
CAPITAL
Jovem de 19 anos morre em acidente com motocicleta
TELEFONIA
Governo edita decretos para tentar destravar licitação do 5G
Casal é preso por golpe ao vender carro alugado e alegar "furto"
OPORTUNIDADE
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
CAMPINAS
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
DOURADOS
Faculdade Intercultural Indígena publica moção contra o marco temporal
FOGO AMIGO
Militar baleado ao defender mulher na rua recebe alta de hospital
ESPORTE
Dourados enfrenta Miranda na semifinal da Copa Morena neste sábado

Mais Lidas

DOURADOS
Morto durante o trabalho em fazenda tinha 26 anos
ACIDENTE DE TRABALHO
Maquinário cai e mata trabalhador em fazenda entre Dourados e Itahum
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
REGIÃO
Casal precisa ser socorrido após carro quase ser "engolido" pela chuva