Menu
Busca segunda, 19 de abril de 2021
(67) 99257-3397
FAMÍLIAS FORTES

Programa federal vai atender 450 famílias carentes em Dourados

04 março 2021 - 15h48Por Da Redação

A Secretaria Nacional da Família, órgão ligado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, firmou uma parceria com o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) Campus Dourados para a implementação do projeto-piloto “Famílias Fortes” na cidade. A iniciativa será desenvolvida em sete unidades do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), órgão da Prefeitura de Dourados.

O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (3), no CAM (Centro Administrativo Municipal), com a presença do prefeito Alan Guedes, e da secretária nacional da Família, Ângela Gandra Martins. Inicialmente 450 famílias serão atendidas no município, um dos primeiros do país a aplicar o projeto.

O objetivo é a criação de grupos familiares, onde pais e/ou responsáveis possam ser orientados sobre maneiras eficazes de comunicação e relacionamento, com o intuito de fortalecer o vínculo com crianças e adolescentes. “Nós prontamente apoiamos a iniciativa e colocamos a prefeitura a disposição das ações do Famílias Fortes porque entendemos a importância de oportunizar o desenvolvimento pessoal e de grupos familiares”, relatou o prefeito.

“Se trata de prevenção. Com a reestruturação familiar, investimos na formação de pessoas parece tão simples, mas é um programa que tem um enorme impacto social. Com as ações, nós evitamos problemas como evasão escolar, gravidez na adolescência, violência doméstica, alcoolismo, dependência química e tantos outros”, relatou a secretaria.

O campus do IFMS receberá, por meio de TED (Termo de Execução Descentralizada), o total de R$ 350 mil a ser investidos em equipamentos, material de consumo e bolsas para profissionais envolvidos.

O trabalho alcançará todas as regiões do município, através do CRAS. “O Instituto é extensão do ensino, mas também da comunidade. Essa parceria para atender 450 famílias em Dourados é o início. Família e escola dão certo, sabemos disso. A família precisa estar incluída no âmbito escolar”, explicou o diretor-geral do Campus, Carlos Vinícius da Silva Figueiredo.


A secretária lembrou que não há limite no número de famílias atendidas. “Quanto mais famílias melhor, por isso, não temos uma quantidade, queremos a maior adesão possível”. A previsão é que as atividades tenham início neste mês e sigam até dezembro de 2022.

Encontros

A metodologia do programa Famílias Fortes contempla sete encontros semanais com o objetivo de promover o bem-estar dos membros da família. Segundo a página do programa, as reuniões visam “fortalecer os processos de proteção e construção de resiliência familiar”.

No intuito de atingir esses objetivos, serão abordados com os pais e responsáveis temas relacionados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, gerenciamento de emoções e comunicação eficaz. Os jovens serão estimulados a desenvolver habilidades para interação social, estabelecer metas, lidar com pressões sociais, e a ser solidários.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em mais um ciclo de Colações Virtuais, UEMS forma 280 profissionais
EDUCAÇÃO
Em mais um ciclo de Colações Virtuais, UEMS forma 280 profissionais
Família aciona polícia após mulher morrer com traqueia perfurada
Com 100% dos leitos ocupados, Dourados tem 16 pacientes na lista de espera por UTI Covid
PANDEMIA
Com 100% dos leitos ocupados, Dourados tem 16 pacientes na lista de espera por UTI Covid
Homem dá tapa no rosto de esposa e a faz descer do carro com a filha
Prefeitura prorroga medidas restritivas contra a Covid e mantém 'lei seca' após as 21h
DOURADOS
Prefeitura prorroga medidas restritivas contra a Covid e mantém 'lei seca' após as 21h
LAGUNA CARAPÃ
Três veículos com produtos de descaminho são apreendidos em rota de contrabando
FERIADÃO
Comarca de Miranda não terá expediente entre hoje e quarta
BRASIL
Após uma semana, vacinação contra gripe atinge 1,8% do público-alvo
REGIÃO
Trabalhadores rurais encontram corpo carbonizado às margens da BR-163
BR-463
Veículo furtado em São Paulo é recuperado pela polícia

Mais Lidas

ASSALTO
Mulher tem carro roubado ao parar no semáforo em Dourados
POLÍCIA
Irmãos morrem após serem atropelados por caminhonete em rodovia
DOURADOS
Interno morre após briga com companheiro de cela da PED
PED
Arma de fabricação caseira é encontra em cela de interno morto