segunda, 24 de março de 2025
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DICA

Procon esclarece como funciona o bloqueio de telemarketing em Mato Grosso do Sul

05 outubro 2017 - 12h20Por Da Redação

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), disponibiliza na site o serviço de bloqueio de telemarketing para consumidores de Mato Grosso do Sul que não querem receber ligações de fornecedores com oferta de produtos e serviços.

O Cadastro para o Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing está disponível neste link e é regido pela Lei Estadual nº 3641/2009. O Cadastro foi criado com o objetivo de impedir que as empresas de telemarketing ou estabelecimentos que se utilizem deste serviço efetuem ligações telefônicas, não autorizadas, para os usuários inscritos.

Atualmente há 6653 usuários inscritos no serviço e 13453 telefones bloqueados. O usuário pode cadastrar até três linhas telefônicas registradas em seu nome, entre telefones fixos e os aparelhos de telefonia móvel em geral. Após solicitar o bloqueio, o usuário pode solicitar o seu desligamento do Cadastro a qualquer momento. O consumidor também pode autorizar o recebimento de ligações de uma empresa específica.

Como se cadastrar

No ato da inscrição, o usuário deve fornecer informações como nome, número do RG, CPF, endereço, CEP, telefone a ser cadastrado e e-mail. O cadastro só aceita telefones com DDD 67, mas bloqueia empresas de telemarketing de todo o país. O bloqueio passa a funcionar após o 30º dia de ingresso no cadastro, quando as empresas de telemarketing, responsáveis por atualizar a listagem dos telefones bloqueados diariamente, não poderão efetuar ligações às pessoas inscritas no cadastro.

O serviço Bloqtel é acessado por meio do site do Procon Estadual, mas o consumidor também pode solicitar o cadastro pessoalmente, na sede do Procon, na rua 13 de Junho, 930 Centro (esquina com rua Maracaju), em Campo Grande.

As empresas também se cadastram no serviço para terem acesso aos números bloqueados. Em Mato Grosso do Sul, há 569 fornecedores registrados no Bloqtel. Os fornecedores cadastrados podem visualizar apenas os telefones bloqueados e não têm acesso às demais informações do consumidor.

O que fazer se o número bloqueado receber ligações de telemarketing?

O superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, esclarece que, após os 30 dias – da data do ingresso no cadastro -, se o usuário receber ligações deverá registrar ocorrência no link do cadastro, com CPF e senha, informando o dia, horário, nome do atendente e da empresa prestadora do serviço, para providências cabíveis.

É necessário informar o nome do fornecedor e os detalhes da denúncia para que a ocorrência se converta em processo administrativo e, após os trâmites, seja aplicada penalidade administrativa de multa em desfavor do fornecedor. Desde a criação do serviço, em julho de 2009, até hoje foram registradas 901 denúncias. Em 2017, 168 usuários denunciaram ligações para números cadastrados, destas, 33 indevidas.

Ligações não bloqueadas

A lei não se aplica a organizações de assistência social, educacional e hospitalar sem fins econômicos, portadoras do título de utilidade pública e que atuem em nome próprio, institutos de pesquisas, órgãos governamentais e organizações políticas. O serviço também não impede ligações de empresas de cobrança. Torpedos e mensagens de aplicativos como WhatsApp não são bloqueadas; a lei se restringe a ligações telefônicas.

O Procon esclarece ainda que o serviço não bloqueia as ligações de empresas que procuram terceiros não proprietários do telefone. Dessa forma, quem recebe ligações em seu número direcionadas a outra pessoa que desconhece tem de formalizar a reclamação com a empresa, informando que o número é seu e não da pessoa que o fornecedor procura. Isso pode ser feito ou por meio de notificação encaminhada diretamente ao fornecedor com aviso de recebimento (A.R.) ou no atendimento do Procon, com a cópia da fatura de telefone no nome do consumidor.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Semana será marcada por calor e pancadas de chuva em Dourados
CLIMA

Semana será marcada por calor e pancadas de chuva em Dourados

Mulher é presa na rodoviária de Dourados com haxixe escondido em bagagem
TRÁFICO

Mulher é presa na rodoviária de Dourados com haxixe escondido em bagagem

Homem é encontrado morto em Dourados após sofrer agressões
ALDEIA JAGUAPIRU

Homem é encontrado morto em Dourados após sofrer agressões

Ivinhema goleia Águia Negra e está na final do Campeonato Estadual
ESPORTE

Ivinhema goleia Águia Negra e está na final do Campeonato Estadual

Prefeitura abre inscrições para seleção de artistas para a 1ª Festa da Páscoa de Dourados
EVENTO

Prefeitura abre inscrições para seleção de artistas para a 1ª Festa da Páscoa de Dourados

INFORME PUBLICITÁRIO

Com até R$ 87 mil de desconto, Engepar lança 2ª fase do Residencial Piemonte

JUSTIÇA

Município deverá realizar licenciamento ambiental e mapear cemitérios

CADASTRO ÚNICO EM AÇÃO

Mutirão para atualização de Cadastro Único começa nesta segunda em Dourados

OPORTUNIDADE

Inscrições para processo seletivo do MPF seguem abertas até dia 30

DOURADOS

Segurança Pública da Unigran EaD recebe nota máxima em avaliação do MEC

Mais Lidas

OBRA

Primeira rampa pública no Rio Dourados é entregue com articulação de Renato Câmara

BR-163

Comissão quer suspensão de pedágio e devolução de dinheiro antes de leilão para nova concessão

Polícia

Evento sem alvará é interditado no Centro de Dourados

PELAS RUAS DE DOURADOS

Para pagar faculdade e aluguel em Dourados, jovens se unem pelas ruas vendendo bolos de pote