Com o tema ‘120 anos dos laços de amizade Brasil-Japão’ o governador Reinaldo Azambuja e representantes da colônia nipo-brasileira sul-mato-grossense se preparam para solenidade especial de recepção do Príncipe Akishino e da Princesa Kiko, da Casa Imperial do Japão, na próxima segunda-feira (2) em Campo Grande.
Na Capital sul-mato-grossense, o príncipe e a princesa, acompanhados do governador e de representantes da colônia japonesa participam da cerimônia de descerramento de um monumento construído no Clube de Campo da Associação Esportiva e Cultura Nipo-Brasileira, a partir das 14h30.
O casal imperial está de passagem pelo Brasil desde ontem (28) até o próximo dia 8 de novembro e cumprem uma extensa agenda de celebrações dos laços de amizades entre os dois países.
Essa será a segunda visita do príncipe ao Brasil. A primeira aconteceu em 1988, em comemoração aos 80 anos de imigração japonesa no Brasil.
De acordo com o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, o príncipe, que já esteve na Amazônia, fez questão de conhecer o Pantanal brasileiro. Por isso, a sua visita inclui Campo Grande e a passagem por Miranda, considerada o “Portal do Pantanal”, distante 202 km da Capital.
O governador Reinaldo Azambuja confirmou o laço muito forte que a comunidade japonesa tem no Mato Grosso do Sul e ressaltou que todos os eventos realizados são muito prestigiados pela população. “A comunidade japonesa nos ajudou a ser este Estado pujante em crescimento e com oportunidades. Só temos a agradecer por esta parceria e dizer que será uma alegria receber o nosso príncipe e a nossa princesa”, finalizou.
Além de Campo Grande e Miranda , o casal imperial também vai visitar as cidades de São Paulo, Curitiba, Londrina (PR), Rolândia (PR), Maringá (PR), Belém (PA), Brasília, onde serão recebidos pela presidente da República e Rio de Janeiro.
Príncipe Akishino
Fumihito, ou príncipe Akishino, é o filho mais novo do imperador do Japão, Akihito, e o segundo na linha de sucessão ao Trono do Crisântemo. Ele nasceu em 30 de novembro de 1965 e recebeu o título de príncipe Akishino após o casamento com Kiko Kawashima, em 1990.
Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de Gakushuin, especializou-se em Zoologia pela Universidade de Oxford. Entre outros títulos que carrega, Fumihito é presidente da Associação de Zoos e Aquários do Japão e do Instituto Yamashina de Ornitologia.
Princesa Akishino
Kiko Kawashima é a segunda plebeia a entrar para a família imperial japonesa (depois de Michiko, atual imperatriz). Filha de professor universitário, Kiko recebeu o título de princesa Akishino quando se casou com Fumihito.
Ela é formada em Psicologia da Universidade de Gakushuin e pós-graduada na mesma área de estudos pela Universidade de Ochanomizu. Os filhos do casal são a princesa Mako, de 24 anos, que hoje vive na Inglaterra onde faz pós-graduação de Museologia; a princesa Kako, de 21 anos, que estuda Artes na Universidade Cristã Internacional e o príncipe Hisahito, que ainda tem 9 anos e está no ensino fundamental.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Entrega de droga em condomínio termina com prisão e apreensão de arma

Acionistas aprovam aumento de capital do BRB em até R$ 8,81 bilhões

Fiscalização apreende 42 kg de pescado irregular e retira petrechos ilegais do Rio Ivinhema

UPA atende 2.069 pacientes durante feriadão e Hospital da Vida faz 182 internações

Anvisa atualiza limites de cúrcuma em suplementos alimentares

Zé Teixeira garante proteção a vigilantes e articula recursos para educação

Comissão da Câmara aprova punição para presos que posarem para fotos dentro de presídios

Governo prevê barateamento do transporte e redução nos custos com manutenção de estradas

TCE-MS faz orientação sobre prestação de contas do exercício de 2025

Nervosismo e versões contraditórias levam apreensão de 64 kg de maconha
Mais Lidas

Saque-aniversário do FGTS segue disponível em abril; veja quem pode retirar valores

Vereador cobra medidas urgentes contra circulação de veículos elétricos guiados por menores

Em ocorrência, enfermeira descobre que vítima era o próprio filho
