Menu
Busca terça, 11 de maio de 2021
(67) 99257-3397
VACINAÇÃO

Presos indígenas e idosos são imunizados contra a Covid em duas cidades de MS

21 abril 2021 - 10h15Por Da Redação

Homens em situação de prisão em regime fechado nas unidades penais de Amambai e Cassilândia foram vacinados contra o coronavírus. Ao todo, 38 internos receberam a primeira dose, sendo 25 indígenas e 13 idosos, enquadrados no grupo prioritário local.

A ação foi organizada e executada pelas secretarias municipais de saúde e contou com apoio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção e a Equipe de Saúde dos presídios.

Representando mais de 13% da massa carcerária do Estabelecimento Penal de Amambai, todos os detentos indígenas foram imunizados. “Essa iniciativa é muito importante, justamente por terem em sua grande maioria, problemas respiratórios, principalmente por conta das condições que vivem desde pequenos nas aldeias”, informa o diretor da unidade, Alexandre Ferreira de Souza.

Além dos 25 internos indígenas vacinados, também foram imunizados mais três idosos. Na unidade, apenas um interno contraiu o coronavírus desde o início da pandemia e já se encontra curado, após receber o devido tratamento.

Já no Estabelecimento Penal de Cassilândia, dez presos acima de 60 anos receberam a vacina, dentre eles, nove possui algum tipo de comorbidade, como pressão alta, diabetes, entre outros.

Para o diretor do presídio, José Carlos Marques, o início da vacina entre os detentos vai contribuir na maior proteção aos apenados, bem como, dos servidores penitenciários e colaboradores. “Atualmente, todos os nossos profissionais já se encontram imunizados e a vacina se estendendo aos internos é extremamente positivo para o sistema penitenciário e para a saúde pública de Mato Grosso do Sul”, acrescenta.

Conforme a chefe da Divisão de Assistência à Saúde Prisional, Maria de Lourdes Delgado Alves, a iniciativa segue o Plano Nacional de Vacinação. “A imunização destes grupos já é considerada prioritária e deve ser estendida a todas as unidades penais do estado, assim como, os presos em medidas de segurança, doentes mentais e com comorbidades. A previsão é que os presos sejam vacinados juntamente com o público-alvo da população de cada município”, informou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARANAÍBA
Jovem mata ex-namorado da mãe a facadas após presenciar agressão
SENADO
CPI vai questionar negociações do Itamaraty para garantir cloroquina
ANHANDUÍ
Pedestre morre após ser atropelado por caminhão baú na BR-163
IMUNIZANTES
Saúde receberá 8,2 milhões de doses de vacina até sexta-feira
Homem que abusou da mulher é denunciado por estuprar a filha
FUTEBOL
Costa Rica vence Aquidaunense e retoma a liderança do Estadual
CRIME AMBIENTAL
Animais são abandonados, morrem e mulher é multada em R$ 4 mil
JUSTIÇA
Juiz determina que Carla Zambelli tire vídeo da canção 'Milla' do ar
CAPITAL
Homem morre após cair de três metros ao conferir estoque de loja
TJ/MS
Concurso Extrajudicial terá audiência pública no dia 27 de maio

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescentes flagrados em festa 'entregam' distribuidora que vendeu bebidas alcoólicas
IMUNIZAÇÃO
Estado aprova envio das primeiras doses da vacina Pfizer para Dourados
IVINHEMA
Após disparo, jovem é encontrado com ferimento na cabeça e morre no hospital
DOURADOS
Mulher é presa tentando entrar com porções de cocaína na PED