Menu
Busca segunda, 19 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

Prefeitura de Selvíria assina Termo de Ajustamento com Tribunal de Contas

09 dezembro 2017 - 09h38Por Da Redaçao

O Termo de Ajustamento de Gestão é resultado das auditorias concomitantes na área da educação realizadas pela equipe da 2ª Inspetoria nos municípios que compõe a jurisdição do corregedor do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves. Essa é uma possibilidade que o Tribunal de Contas proporciona aos gestores públicos municipais para que se comprometam e assinem um acordo por meio do Termo de Ajustamento de Gestão, o TAG, com o propósito de resolver os problemas detectados e que forneçam, ainda, o tempo que levarão para que sejam solucionados.
 
Na tarde desta sexta-feira, dia 08 de dezembro, esteve presente no gabinete do conselheiro Iran Coelho das Neves, o prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa, que com a assinatura do TAG se comprometeu a solucionar os problemas encontrados na área da educação do referido município. Na ocasião, o conselheiro passou às mãos do prefeito a cópia do TAG assinado.
 
De acordo com o conselheiro, a assinatura do TAG é uma forma do prefeito se comprometer em resolver os problemas detectados em seu município: “A chamada auditoria concomitante foi implementada a partir da gestão compartilhada promovida pelo presidente Waldir Neves”. 

O conselheiro ainda destacou: “Essa reunião aqui hoje tem o fim de colaborar com o gestor público, porque além do Tribunal fiscalizar, cumprindo com sua obrigação constitucional, agindo assim, ele presta uma colaboração para o município, levando em conta não o aspecto da punição prévia, mas da prevenção, auxiliando o gestor público por meio da orientação pedagógica”.

Para o prefeito do município de Selvíria, José Fernando Barbosa, a visão pedagógica adotada pelo TCE-MS, tem sido de grande valia aos gestores públicos em geral, principalmente aos novos prefeitos: “O apoio que o Tribunal de Contas tem dado para nós, gestores públicos, tem sido de suma importância, principalmente porque estou no primeiro mandato, onde tudo é novo e diferente e o TCE-MS tem sido mesmo um parceiro dos prefeitos, no sentido de nos ensinar como gerir as contas públicas com o mínimo de erro possível”.         

O prefeito José Fernando ainda confessou que, no início, ficou temeroso com a visita da equipe da 2ª Inspetoria da Corte de Contas ao município: “Tínhamos um conceito de que o Tribunal de Contas ia aos municípios somente para multar, não tínhamos o conhecimento da função do Órgão, mas na realidade percebemos que o TCE-MS foi para nos ajudar, percebemos que agora temos um parceiro para nos orientar para que, assim, realizemos uma boa administração”.   

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, deu início as auditorias concomitantes nos municípios em maio deste ano (2017), numa iniciativa de orientar os gestores públicos, trabalhando de forma preventiva e pedagógica para que os recursos arrecadados sejam investidos com eficiência e se revertam realmente em benefício para a população. 

De acordo com o conselheiro Iran, o Termo de Ajustamento de Gestão, assinado pelo prefeito de Selvíria, será levado para a apreciação e aprovação dos demais conselheiros já na próxima sessão do Tribunal Pleno, a ser realizada na próxima quarta-feira, dia 13 de dezembro.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

PREVISÃO DO TEMPO
Meteorologia aponta alerta de chuvas intensas para Dourados e região
MUNDO NOVO
Caminhonete roubada é encontrada pela polícia em mata
CORUMBÁ
Bolivianos são flagrados tentando atravessar a fronteira com R$ 1,5 milhão
COTAÇÃO
Dólar fecha abaixo de R$ 5,60 com recuperação da China e otimismo sobre vacina para Covid-19
CONTRABANDO
Depósito de cigarros paraguaios é desarticulado após denúncia em Dourados
DOURADOS
Justiça arquiva acusação contra arrendatário de chácara usada como ‘armazem do tráfico’
BRASIL
Inadimplência em cursos de graduação cresce no 1º semestre no país
INVESTIMENTO
PPP da Sanesul recebe quatro propostas para participação em leilão marcado para sexta-feira
DOURADOS
Empresa retoma retirada das lombadas eletrônicas após um ano de desligamento
CAARAPÓ
Corpo de adolescente que se afogou em rio é encontrado

Mais Lidas

IDENTIFICADO
Vítima encontrada sem vida em bairro de Dourados tinha 17 anos
ACIDENTE
Criança de 3 anos se afoga em piscina de clube e socorristas tentam reanimação
DOURADOS
Homem é encontrado morto em frente residência no Parque das Nações I
CAMPO GRANDE
Mulher fica ferida após panela de pressão explodir em loja