Em sequência às ações de combate ao Aedes aegypti, o Ministério da Integração Nacional (MI) publicou nesta quinta-feira (4/2), no Diário Oficial da União, portaria com procedimentos para controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti em instalações públicas e em empreendimentos apoiados financeiramente pela pasta.
A portaria determina a realização de campanhas educativas, a vistoria e eliminação de eventuais criadouros do mosquito e a notificação dos executores de obras administradas diretamente pelo MI para adoção de medidas que evitem o acúmulo de água parada e a higienização adequada de áreas dos respectivos canteiros de obra e frentes de trabalho.
Os procedimentos estabelecidos pelo documento se aplicam às secretarias do MI e às entidades vinculadas à pasta: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Centro-Oeste (Sudeco) e do Nordeste (Sudene).
Os escritórios de representação, coordenadorias estaduais e superintendências regionais das entidades mencionadas e dos empreendimentos apoiados financeiramente pelo MI também deverão adotar as medidas.
Cada órgão e entidade tem cinco dias, a contar da data de publicação da portaria, para indicar os gestores responsáveis pela coordenação das ações.
MI contra o Aedes
O Ministério da Integração Nacional já tem adotado uma série de medidas de combate ao Aedes aegypti. Na última semana, a pasta organizou palestras de sensibilização dos funcionários e vistorias em suas instalações. As entidades vinculadas também promoveram ações semelhantes.
A pasta determinou ainda que as equipes Comunicação Itinerante do Projeto São Francisco, responsáveis por levar informações às regiões pode onde passam as obras, instruam moradores e operários.
Sala de Coordenação e Controle
Além disso, é no Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do MI que funciona a Sala Nacional de Coordenação e Controle do Plano de Enfrentamento à Microcefalia. Coordenada pelo Ministério da Saúde, a estrutura também integra representantes de outros ministérios. O objetivo é gerenciar e monitorar, em parceria com estados e municípios, as ações de mobilização e combate ao mosquito em todo território nacional.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Covid-19: entidade orienta sobre vacinação em pacientes reumáticos

Homem é preso portando arma de fogo e munições em Ponta Porã
Corpo é encontrado em calçada na Capital e suspeita é de homicídio

Prefeitura faz poda de emergência e limpeza na área central

Paulista leva multa de R$ 50 mil por incêndio em vegetação nativa

Taxa de ocupação de leitos públicos de UTI cai para 97%
Hernanes testa positivo e desfalca São Paulo contra Athletico

Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid e 13 mortes
Vasco recebe Coritiba em busca de vitória para se afastar do Z-4

Dourados tem mais três mortes por Covid em dia com 183 novos casos
Mais Lidas

Homem morre após colidir carro de passeio contra caminhão

Polícia fecha "boca de fumo" comandada por família no Canaã IV

Flagrada invadindo residência, mulher é amarrada em árvore por populares
