Um centro de produção de drogas foi desarticulado nesta quinta-feira, dia 07 de novembro, em um povoado rural conhecido como Colônia Naranjito, distrito de Ybyrarobana, Departamento de Canindeyú, no Paraguai. O acampamento fica nas proximidades da fronteira com Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul.
Durante a ação dos agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), do Paraguai, quatro pessoas de nacionalidade paraguaia foram presas.
Além de 6.715 quilos de maconha encontrados no local e que grande parte foi destruída, os policiais paraguaios apreenderam caminhão da marca Volkswagen.
Com os presos também foram encontradas uma pistola calibre 9 mm, com dois pentes e 30 cartuchos não disparados, um fuzil artesanal calibre 22, aparelhos celulares, rádios walkie e cartuchos de diversos calibres.
Quanto à logística de produção da maconha, foram destruídas cinco prensas rústicas, 14 macacos hidráulicos, uma serra elétrica, duas motocicletas, um freezer, uma colhedora de forragem e pulverizadores.
Segundo nota da Senad, a estrutura era responsável pela produção e envio de remessas de drogas para estruturas criminosas brasileiras. O centro de produção movimentava tráfico equivalente a 1 milhão de dólares.