Dados do último levantamento do Siga MS – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, divulgado dia 11, ferramenta de monitoramento da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS, mostram que o plantio de soja já atingiu 76% da área referente à safra 2015/2016 em Mato Grosso do Sul. O percentual corresponde a 1,82 milhão de hectares do total previsto para a temporada, que é de 2,4 milhões de hectares.
Na maioria dos municípios da região Sul do Estado o plantio atinge 80% ou mais da área semeada. Já no Norte, a estiagem da última semana resultou em baixa umidade do solo, com isso, poucos ultrapassam os 60%. “O atraso da região é de apenas 9% se compararmos com o mesmo período da safra 2014/2015. Com a previsão de chuva moderada para as próximas semanas a expectativa é que o plantio evolua rapidamente”, explica o analista de grãos da Aprosoja/MS, Leonardo Carlotto.
No que diz respeito à sanidade das lavouras, de acordo com informações do Consórcio Antiferrugem, até o momento há apenas um registro da doença no município de Dourados, o mesmo número da safra passada. “O produtor tem feito a tarefa de casa e tomado todos os cuidados necessários para evitar o aparecimento de focos da ferrugem nas lavouras. Ainda assim, na fase de desenvolvimento da planta, é preciso redobrar a atenção”, ressalta o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortlotto.
A estimativa da Aprosoja/MS, é que o Estado produza 7,4 milhões de toneladas do grão e que a área plantada supere em 4,5% o alcance registrado no ciclo anterior, quando registrou 2,3 milhões de hectares.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Suspeitos de latrocínio tentado são detidos em Mundo Novo

Dourados atinge 200 mortes por Covid-19 no dia da chegada da vacina

Resultado preliminar da seleção de profissionais de saúde é divulgado

"Boca de fumo" é fechada e mulher presa suspeita de tráfico de drogas

Em alerta para chuvas intensas, Dourados já supera 160 milímetros

Mulher é presa carregando 20 kg de maconha em ônibus na MS-164

Foragido da justiça é preso após investigação de furto de celular

HC tem linha de cuidado completa para atendimento de doenças cardíacas

Dourados começa vacinação contra Covid-19 entre profissionais de saúde na Vila Índio

Transferências correntes garantiram R$ 10 milhões ao município na quinzena
Mais Lidas

Morto por descarga elétrica pode ter tentado consertar portão

Homem morre após sofrer descarga elétrica em Dourados

Comitê alerta para crescente da Covid e prefeito expede decreto com novas regras
