quinta, 23 de maio de 2024
Dourados
31ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SOLIDARIEDADE

Peritos papiloscopistas de MS se colocam a disposição para missão de ajuda ao RS

16 maio 2024 - 11h14Por Da Redação

Os peritos papiloscopistas de Mato Grosso do Sul não estão alheios ao sofrimento do povo do Rio Grande do Sul e também à grande de demanda de serviços de identificação provocada pela tragédia que assola o estado gaúcho. Diante da situação, Danielle Bueno, presidente do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS (Sinpap/MS), informa que a entidade já colocou pelo menos três servidores à disposição do governo estadual para serem enviados ao sul do país.

O Estado já tem equipes de bombeiros e apoio aéreo na força tarefa e os peritos papiloscopistas também se colocam a disposição para compor a mobilização de ajuda.

Danielle Bueno informa que a categoria já disponibilizou ao secretário de Segurança do MS três profissionais peritos papiloscopistas, que estão prontos para deslocar ao Rio Grande do Sul para atuar na identificação das vítimas desta tragédia ambiental. "Além de nossa atribuição funcional, é nosso dever como ser humano ajudar a oferecer as respostas para cada familiar que está em busca de um ente desaparecido, de uma confirmação de identificação", pondera a presidente.

Ciente da disposição dos peritos papiloscopistas, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do MS informou ao sindicato que fará contato com a Secretaria de Segurança do RS para avaliar a necessidade e o melhor momento. "Estamos prontos para o trabalho.

Nossos servidores possuem a expertise e a determinação necessárias. São servidores que estiveram na Força Nacional, em cursos avançados de sobrevivência e ainda capacitados pelo Instituto Nacional de Identificação (INI)", pontua Danielle.

Doação - Além da disposição de deslocamento ao sul, o Sinpap/MS promoveu uma ação de arrecadação que contou com a colaboração de toda categoria. A série de donativos arrecadados pela categoria será encaminhada ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, conta com cestas básicas, cerca de 40 fardos de água, além de roupas, e ração para os animais. Que serão entregues nesta semana com destino ao RS. "Todos juntos por nossos irmãos gaúchos", enfatiza a presidente.

Missão de identificação - Seja nas grandes catástrofes, nos desastres aéreos, nos acidentes em massa, na identificação da sociedade civil, nos crimes identificando os autores dos delitos, eles estão em todos lugares. Peritos papiloscopistas são profissionais indispensáveis à sociedade que, com uma gama de atribuições, se desdobram em diferentes atividades.

"Você provavelmente vai lembrar do naufrágio no Pantanal, do desastre aéreo da Gol, da barragem de Brumadinho, e agora da triste tragédia que assola o Rio Grande do Sul, dentre tantos outros casos, eles estão lá, incansáveis e dedicados e com a expertise necessária para auxiliar as famílias e o Estado.

Identificando os corpos, identificando os acamados/internados, cruzando dados, fazendo da impressão papilar o ponto de partida. São esses os profissionais responsáveis por responder à pergunta "Quem”?", assinala a presidente do Sinpap/MS.

São os peritos papiloscopistas que supervisionam e confeccionam o documento de identidade, e a devida coleta das impressões digitais, que passam a compor o banco de dados. São eles que fazem a identificação criminal. São os profissionais que realizam o retrato falado e o exame de comparação facial humana. São os mesmos que realizam perícias em locais de crime na busca por fragmentos de digitais que serão identificados e passarão a compor o inquérito policial na busca pela autoria delitiva.

"Quem é? Quem foi? Quem está ali? Quem esteve lá? Quem está por trás das câmeras? Quem tocou nesse objeto? São algumas das muitas perguntas respondidas por esses profissionais que, em tempos de crise, ou em tempos de paz, continuam lá, atuantes, responsivos e resolutivos", ressalta Danielle Bueno.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Debatedores defendem fortalecimento de políticas públicas para crianças indígenas
DEBATE

Debatedores defendem fortalecimento de políticas públicas para crianças indígenas

Última rodada do Estadual Sub-13 neste sábado aponta classificados para quartas de final
ESPORTE

Última rodada do Estadual Sub-13 neste sábado aponta classificados para quartas de final

Polícia incinera mais de uma tonelada de drogas em Bataguassu
REGIÃO

Polícia incinera mais de uma tonelada de drogas em Bataguassu

Chuvas retornam com força ao Rio Grande do Sul e nova onda de frio derruba as temperaturas
CHUVAS NO SUL

Chuvas retornam com força ao Rio Grande do Sul e nova onda de frio derruba as temperaturas

Terminal de passageiros: Geraldo Resende cobra solução para que licitação ocorra ainda em junho
AEROPORTO DE DOURADOS

Terminal de passageiros: Geraldo Resende cobra solução para que licitação ocorra ainda em junho

GERAL

Local de prova do concurso da Caixa está disponível para os candidatos

OPORTUNIDADE

Artesãs da Reserva Indígena de Dourados passam por capacitação para vender produtos online

JUSTIÇA

Governo gaúcho tem dez dias para explicar mudança em código ambiental

TRAGÉDIA 

Chuvas já mataram 163 pessoas no Rio Grande do Sul

DOURADOS

Desafios para Saúde, Meio Ambiente e Planejamento Urbano

Mais Lidas

R$ 37 MILHÕES

Empresa é contratada para prolongar avenida do Centro até parque público de Dourados

BR-463

Douradense é preso com drogas em carro de luxo

REGIÃO 

Empresários são detidos por desvio de energia elétrica após operação do SIG

ITAPORÃ

Funcionário de fazenda morre durante manutenção em silo