Menu
Busca terça, 26 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
PIRACEMA

Período de defeso nos rios de MS termina no domingo

23 fevereiro 2016 - 10h59

No próximo domingo, dia 28 de fevereiro, terminha o período de defeso (piracema) nos rios de Mato Grosso do Sul. O período de proibição da pesca iniciou-se no dia 5 de novembro de 2015. A partir do dia 29 de fevereiro, segunda-feira, a pesca fica liberada.

A pesca amadora será exercida nas modalidades desembarcada, embarcada e subaquática, podendo, em áreas especialmente regulamentadas, ser restrita ao sistema de “pesque-e-solte”. Com exceção ao ribeirinho para a prática da pesca de subsistência, as demais pessoas que exerçam atividade pesqueira, comercial ou amadora, ficam obrigadas ao licenciamento e registro junto ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

O interessado em realizar pesca Amadora em águas territoriais do Estado de Mato Grosso do Sul deverá cadastrar-se, via Internet, no endereço eletrônico do Imasul [www.imasul.ms.gov.br](http://www.imasul.ms.gov.br/), indicando a modalidade e o prazo para validade de sua Autorização Ambiental que não ultrapassará um ano.

Efetuado o cadastro, o interessado providenciará a impressão do formulário que, depois de quitado na rede bancária, deverá acompanhar o pescador durante todo o tempo da atividade pesqueira e do transporte de pescado com um documento oficial de identificação.

A prática de pesca Comercial por pescador profissional em águas territoriais do Estado de Mato Grosso do Sul somente será admitida desde que o interessado esteja previamente registrado no Cadastro de Pescadores Profissionais, junto ao Imasul, e de posse da competente Autorização Ambiental para Pesca Comercial, na forma de regulamento específico.

O limite de captura e transporte de pescado, por pescador amador, deve obedecer à cota de dez quilos, sendo admitido mais um exemplar de qualquer peso, respeitados os tamanhos mínimos de captura para cada espécie.

São admitidos a captura e transporte de até 5 exemplares de peixes da espécie piranha (Pygocentrus nattereri) e ou (Serrasalmus marginatus), por pescador amador, respeitado o período de defeso. O limite de captura e transporte de pescado, por pescador profissional, deverá obedecer à cota de 400 (quatrocentos) quilos/mês, respeitados os tamanhos mínimos de captura para cada espécie.

Dos tamanhos mínimos para captura

###Nome e tamanho mínimo

Jaú 95 cm

Pintado 85 cm

Cachara 80 cm

Dourado 65 cm

Pacu 45 cm

Curimbatá 38 cm

Piau-uçú Piavuçu 38 cm

Barbado 60 cm

Piraputanga 30 cm

Para o exercício da pesca amadora fica permitido somente o uso dos seguintes petrechos: linha de mão, puçá, caniço simples, anzóis simples ou múltiplos, vara com carretilha ou molinete; espingarda de mergulho, arbalete, tridente ou similares, para pesca subaquática, sendo vedado o emprego de aparelhos de respiração artificial; e isca natural, isca artificial e isca viva autóctone (nativas da bacia).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Micro e pequenas empresas têm até sexta-feira para aderir ao Simples
ECONOMIA
Micro e pequenas empresas têm até sexta-feira para aderir ao Simples
Casa de Vó inova no cardápio com Catarina, pão doce refinado exclusivo
INFORME PUBLICITÁRIO
Casa de Vó inova no cardápio com Catarina, pão doce refinado exclusivo
FUTEBOL
Brasileirão: Bragantino derrota Corinthians por 2 a 0 fora de casa
Mega-Semana de verão pode pagar R$ 2 milhões no concurso de hoje
LOTERIA
Mega-Semana de verão pode pagar R$ 2 milhões no concurso de hoje
ESPORTE
Prazo de entrega de currículo do Programa MS Desporto Escolar termina na quinta
EDUCAÇÃO
IFMS encerra inscrições para qualificação profissional a distância nesta quarta
CLIMA
Terça-feira com variação de nebulosidade e pancadas de chuva em Dourados
IMUNIZAÇÃO
Covid-19: 669 mil doses de vacina são distribuídas hoje, diz Saúde
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Projeto institui política de incentivo ao turismo rural
ESPORTE
Decisão do título da Série B fica em aberto, após tropeço da Chape

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista envolvido em acidente fatal relata bebida ao depor e é liberado 
ACIDENTES
Trânsito de Dourados faz terceira vítima fatal no ano, todas motociclistas
CRIME
Vizinhança flagra suspeito pulando muro e evita furto em Dourados
BR-276
Carreta com quase dez toneladas de maconha é apreendida em Dourados