segunda, 20 de abril de 2026
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
RURAL

Parceria deve regularizar milhares de lotes em assentamentos de MS

16 fevereiro 2016 - 11h04

O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Humberto de Mello Pereira, ressaltou a importância da parceria da instituição com o Governo do Estado, classificando-a como fundamental para o desenvolvimento de ações que devem alavancar a produção nos assentamentos.

A declaração foi feita durante a abertura do encontro de técnicos da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) para discussão dos programas voltados a cadeia do leite e a elaboração de um programa de horticultura para Mato Grosso do Sul, realizada na última sexta-feira (12).

Na oportunidade, entre as ações mais importantes, Humberto fez questão de destacar o trabalho que o Incra pretende realizar para dar titulo de posse dos lotes de mais de 14 mil assentamentos de Mato Grosso do Sul.

Humberto explicou que, hoje, o plano esbarra na regulamentação do que determina a Lei 13.001, que para perdoar dívidas iniciais dos assentados, até o limite de R$ 10 mil – empréstimos oferecidos para construção da moradia e primeiras despesas na propriedade – exige sua individualização (destacada por CPF). “Sem a individualização da divida, ela continuaria constando, impedindo a emissão do título”.

Soluções para esta demanda estão sendo buscadas ‘politicamente’ e, segundo Humberto, caminham paralelas às ações de aproximação do Incra com o Governo do Estado.

Um termo de cooperação para realização das ações que culminarão na titulação de boa parte desses lotes até 2018 deve assinar nos próximos dias.

Humberto lembrou que o governador Reinaldo Azambuja, numa reunião no inicio do mês de janeiro, deixou clara a intenção do Governo do Estado em consolidar a parceria, e determinou ao secretario Fernando Lamas que desse celeridade ao encaminhamento do termo de cooperação que hoje encontra-se em fase final de analise.

Ao lembrar que o assentamento precisa ter pelo menos 70% dos lotes em situação regular para que haja a titulação, Humberto afirmou que, sem o auxilio do Estado, esse projeto não terá êxito dentro do prazo proposto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Estudo do Ipea aponta poucos indígenas liderando grupos de pesquisa
DIREITOS HUMANOS

Estudo do Ipea aponta poucos indígenas liderando grupos de pesquisa

Vai à sanção mais rigor para preso que mantiver ameaças contra mulher
POLÍTICA

Vai à sanção mais rigor para preso que mantiver ameaças contra mulher

Corpo de Bombeiros verifica possível vazamento de produto químico e posto
REGIÃO

Corpo de Bombeiros verifica possível vazamento de produto químico e posto

Mais de 3,4 mil hospedagens já atuam com nova Ficha Digital de Hóspedes, de acordo com Ministério
INOVAÇÃO

Mais de 3,4 mil hospedagens já atuam com nova Ficha Digital de Hóspedes, de acordo com Ministério

Na Alemanha, Lula defende parceria com Europa na descarbonização
INTERNACIONAL

Na Alemanha, Lula defende parceria com Europa na descarbonização

POLÍTICA

Reconhecimento do circo como manifestação cultural vai à sanção

CAMPO GRANDE

Homem é preso em flagrante após incendiar residência de companheira

POLÍTICA

Comissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais

JUSTIÇA

Réus são condenados a 1,2 mil anos por chacina contra família no DF

SAÚDE

Dourados ultrapassa 5 mil casos de chikungunya e tem 8 mortes, com 2 em investigação

Mais Lidas

DOURADOS

Vereador cobra medidas urgentes contra circulação de veículos elétricos guiados por menores

DOURADOS

Prefeitura divulga lista de famílias pré-selecionadas para o "Minha Casa, Minha Vida"

DOURADOS

Homem morre ao ficar com a cabeça presa em portão de residência 

REGIÃO

Trio é preso por furto de cerca de 360 quilos de fios de cobre