terça, 19 de março de 2024
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ELEIÇÕES

Os partidos e as contas bancárias necessárias

10 agosto 2020 - 10h36Por Noemir Felipetto

As eleições estão se aproximando. Estamos chegando num momento decisivo, que são as convenções municiais, estas marcadas para ocorrer entre 31 de agosto a 16 de setembro. Ao contrário que muita gente pensa, os órgãos municipais, sejam eles diretórios ou comissões provisórias, têm que estar organizados para participar do pleito, como exemplo estar com as contas anuais prestadas e ter abertas contas bancárias específicas, independente se estas receberão ou não recursos financeiros. 

As regras aplicáveis à arrecadação e gastos, bem como às prestações de contas eleitorais, seguem disposições da Lei 9.504/1997, regulamentadas por Resoluções específicas do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, através de comunicados ou instruções normativas do Banco Central e Receita Federal. Em razão do adiamento ante a pandemia provocada pela COVID-19, as eleições de 2020 foram prorrogadas, e tudo segue ao novo calendário eleitoral.

Os partidos têm que ter contas bancárias específicas, mesmo que não ocorra movimentação. Ao todo são quatro contas: a chamada conta “outros recursos”, são obrigatórias e devem ser mantidas permanentemente abertas. Esta é uma conta que não se encerra e é utilizada para receber recursos, devendo ser informada nas prestações de contas anuais de cada partido (este ano o prazo final para prestação anual encerrou-se em 30 de junho). Nesta conta o partido pode receber doações de pessoas físicas e contribuições de filiados.

A segunda conta a ser aberta é para que o partido receba eventuais valores que estão na conta “outros recursos” (a primeira), para ser utilizado neste pleito. Tais valores devem ser transferidos para esta nova conta, a qual se recomenda ser aberta até o dia 15 de agosto, conforme determinação do TSE, previsto na Resolução 23.604/19.

A terceira conta é específica para receber recursos do FP - Fundo Partidário e só deve ser aberta, caso o partido venha a receber tais recursos. A quarta conta é para o partido receber recursos do FEFC - Fundo Especial de Financiamento – se receber recursos, o chamado Fundão.

Em síntese, os partidos que queiram concorrer ao pleito de 2020 tem que estar atentos, organizados e aptos, em todos os sentidos, tanto no ponto de vista com pessoas que se dispõe a concorrer as eleições para cargos majoritários ou proporcionais (cota de gênero, por exemplo: homem/mulher), mas também de forma contábil.

Mesmo sabendo-se que a quase totalidade de partidos não recebem tais recursos e fazem prestações de contas zeradas, estas contas devem ser abertas e estarem ativas em bancos que tenham carteira comercial ativa, recomenda-se Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Os documentos necessários a serem apresentados são o RACE – Requerimento de Abertura de Conta (disponível no site do TSE), comprovante do CNPJ (disponível no site da Receita Federal), Certidão de Composição Partidária (disponível no site dos TRE’s), documentos dos responsáveis (presidente e tesoureiro).

Além destas contas, que são dos partidos, os candidatos, a partir da convenção e envio da documentação de pedido de registro de candidatura a Justiça Eleitoral, também deverão abrir suas contas para movimentar valores. E a sistemática é simples: os diretórios, sejam eles nacional, estadual ou municipal para movimentar valores e até doações aos candidatos tem que estar aptos para tal, cada um com sua conta. Sabemos que tudo é muito burocrático, mas necessário. Portanto, recomenda-se manter contato com contabilistas que poderão informar os passos a serem seguidos para que ninguém seja surpreendido e eventualmente não receba tais recursos de esferas partidárias superiores.

*Advogado e jornalista. Escreve todas as segundas-feiras.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social
REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá

PONTA PORÃ

Mulher vai ao hospital e descobre ter feto calcificado há mais de 50 anos