sábado, 19 de abril de 2025
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
FICTA PERSONA

Operação mira estelionatárias que aplicavam 'golpe do consignado' em lojistas

16 abril 2025 - 10h57Por Da Redação

A 3ª Delegacia de Polícia deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (16/4), a “Operação Ficta Persona”, em combate a estelionatos praticados mediante uso de documentos falsos na capital.

As investigações tiveram início visando apurar os crimes do tipo e e associação criminosa, após diversas vítimas relatarem prejuízos significativos causados por mulheres, que se apresentavam como vendedoras em sistema de consignação, apresentando documentações falsas para iludir as vítimas, instante em que se apropriavam de vultuosa quantidade de mercadorias, entre elas semijoias e lingeries.

Diante dos fatos, foi realizada análise criminal, constatando tratar-se de uma associação criminosa especializada, dado o modus operandi das suspeitas.

As investigações duraram quatro meses, sendo possível identificar seis suspeitas da prática dos crimes, havendo indícios da participação de outros indivíduos.

Ante o exposto, foi representado pela concessão de sete mandados de busca e apreensão nas residências identificadas, visando angariar maiores elementos probatórios acerca dos crimes. Até o presente momento foram identificadas oito lojistas, vítimas do grupo criminoso, que juntas, arcam com um prejuízo estimado de R$ 320 mil.

Durante as investigações, uma das suspeitas, de 31 anos, chegou a ser presa em flagrante durante uma tentativa de estelionato a uma lojista de Campo Grande, no último dia 13 de março, momento em que confessou ter utilizado três documentos falsificados para prática de diversos crimes na capital.

A operação contou com o apoio da 2ª DP, 6ª DP, e GOI, todos integrantes do Departamento de Polícia da Capital.

O nome da operação, “Ficta Persona”, tem origem no latim, traduzindo-se como “pessoa fictícia” ou “identidade simulada”. A expressão remete à ideia de uma pessoa construída artificialmente, mediante a utilização de documentos falseados, visando induzir as vítimas ao erro, que, acreditando nas informações repassadas, entregavam as mercadorias as suspeitas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EMPREGO

Veja as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT

AMAMBAI 

Casal gaúcho é preso transportando haxixe na região de fronteira

Inscrições para a 24ª edição do Balaio terminam na segunda-feira
PRAZO

Inscrições para a 24ª edição do Balaio terminam na segunda-feira

Show gospel dá o tom da celebração na 2ª noite da Festa da Páscoa
REGIÃO 

Show gospel dá o tom da celebração na 2ª noite da Festa da Páscoa

DOURADOS 

Motocicleta é furtada de estacionamento de atacadista em Dourados 

BRASILEIRÃO

Vasco e Flamengo fazem Clássico dos Milhões neste sábado

UEMS

Inscrições para cursinhos gratuitos terminam neste sábado

FRONTEIRA 

Moradores encontram dois corpos em região de difícil acesso

CHUVAS

BR-267 é interditada pela PRF entre Jardim e Porto Murtinho

RELIGIÃO

Entenda o que é a Vigília Pascal, celebrada hoje pelos católicos

Mais Lidas

DOURADOS

Homem é preso após agredir companheira na praça de alimentação do shopping

DOURADOS

Homem é amarrado em placa de trânsito após agredir esposa no Jardim Canaã I

DOURADOS

Jovem é preso por tentativa de homicídio após esfaquear homem que tentou apartar briga

LESÃO CORPORAL

Discussão em frigorífico termina com homem esfaqueado em Dourados