Menu
Busca quinta, 29 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
ARTIGO

O Sentido da Vida

25 setembro 2020 - 09h42Por Rodolpho Barreto Pereira

No chamado setembro amarelo, O Mês da Valorização da Vida, são feitas diversas ações e campanhas de prevenção ao suicídio. Prevenir é sempre melhor que remediar, como todos sabemos. Nesse caso, é a única alternativa, pois não há como remediar o suicídio depois de consumado. Uma infeliz escolha, sem volta, com muito sofrimento para todos os envolvidos. Está entre as grandes causas de morte mundial. Uma verdadeira pandemia. Por isso, importante falarmos sobre o tema. O assunto já foi um tabu muito maior. Ainda há muitos preconceitos. O movimento setembro amarelo, iniciado em 2015, visa informar e conscientizar a população sobre a questão. Foi eleito o mês mundial de prevenção ao suicídio (www.setembroamarelo.org.br). 

Prevenção é o que deve ser prévio, o que vem antes do mal que se quer evitar. E o suicídio é o trágico desfecho de um filme, que começa muito antes do ato final extremo de aniquilação definitiva da própria vida. O que chamamos de suicídio é o fim lamentável de um processo quase sempre longo, doloroso - e tristemente voluntário. É muita coisa que foi morrendo por dentro, antes da morte provocada por fora. Nesse sentido, não há assassinos, nem vilões. Somente as vítimas das próprias ações e omissões. Devemos tomar cuidado também com o suicídio indireto ou inconsciente! Somos todos mais ou menos suicidas: quando descuidamos da saúde, quando abusamos da sorte, quando matamos o tempo, quando enfraquecemos a esperança... Pode ser como um vírus, contagioso. Sem perceber, podemos estar cometendo suicídio uns nos outros. 

Reflita: O que você transmite? Alegria, esperança, otimismo, fé? Ou tristeza, desânimo, pessimismo, indiferença? Muitos alegam que perderam a razão de viver... Mas qual a razão em não viver? O sentido da vida? Se não houver vida, não pode haver sentido.

É grande o número de pessoas que se arrastam pela manhã, sem qualquer motivação para o seu despertar. Vagam pelas ruas, sem nenhum objetivo, ficando a mercê do que aconteça no passar do dia. A vida vai ficando num "piloto automático". Quando menos se espera, desaparece qualquer significação especial para a família, amigos, trabalho... Com certeza, essa não é a vida digna de ser vivida. Por isso, é fundamental (e urgente) nos sentirmos como peças importantes nas engrenagens do universo, tomando gradual consciência quanto ao nosso papel no mundo que nos cerca.

Somos nós que preenchemos as nossas vidas. Somos nós que determinamos à vida um sentido maior ou menor. E também pode ser uma escolha nossa deixá-la vazia, sem significado algum, permanentemente triste. Para prevenir o suicídio dos parentes e amigos, todos podemos auxiliar, buscando estar mais próximos uns dos outros, mais atentos e mais presentes na vida dos nossos entes queridos. Já para prevenir em si mesmo, ao perceber os sintomas, o suicida pode (deve) buscar auxílio - familiar, social, profissional e espiritual.

Além dos profissionais da saúde, há muitas pessoas dispostas a ajudar. Milhares de pessoas já foram salvas de si mesmas, graças à solidariedade de muitos. Carlos Correia, voluntário do Centro de Valorização da Vida (www.cvv.org.br ou 188) orienta: "Perceber que a pressão interna está muito elevada, que o copo está para transbordar e, nesse momento ou antes disso, pedir e aceitar ajuda é muito eficiente. Conversar com alguém, conhecido ou desconhecido, de forma acolhedora e sem críticas, pode ajudar muito a superar ou evitar um momento de crise da pessoa, complementando o tratamento médico e psicológico." 

Então, o que espera? Ajude, se ajude, busque! A decisão final será sempre responsabilidade de cada um. Escolha VIVER, mais e mais! O sentido da vida? Não tem receita de bolo. Pense: "O que eu posso fazer de melhor hoje?" Faça, realize, valorize, VivA, seja, a cada dia, a melhor versão de si mesmo. Cada um de nós pode (deve) viver para ser útil ao mundo, viver por alguém ou por uma causa, dando valor às suas horas. 

Dores, dificuldades, tristezas? Já viu a imagem do eletrocardiograma? São altos e baixos. Se for uma linha reta, significa que o coração parou. Assim é a vida, descendo e subindo, em constante movimento! Não pare! Tudo tem o poder de nos fortalecer e nos melhorar. Mas é preciso continuar perseverando. A natureza dá o exemplo. Apesar de todos os problemas da humanidade, a chuva nutriente continua a beijar a face do mundo e um sol magnífico segue iluminando e garantindo a vida em todo lugar. Mesmo a noite mais escura pode contar com o brilho e a beleza das estrelas. E por mais que seja longa e fria a madrugada, um novo dia sempre vai raiar! A dor pode ser a oportunidade de renascer. O sofrer pode ser o lapidar do diamante. Tudo passa. Então saiba valorizar o lado cheio do copo, trabalhar para encher o que falta - e seguir em frente.

A flecha foi feita para atingir o alvo, conforme a dedicação do arqueiro. Qual o teu alvo? Em que se dedica? Dedique-se às pessoas que te acompanham. Dedique-se ao ambiente que te acolhe. Exercite-se na estrada do Bem, continuado e progressivo, que fortalecerá seu íntimo, sua alma, sua vida. Esta é a Vida com "V" maiúsculo, com "V" de Vitória. Uma vida de quem vence porque não desiste. Uma vida que vai além de si mesma. O egoísmo apequena a vida. É o que muitas vezes nos impede de bem viver. Viva grande, viva coletivamente. Quem vive somente para si perde "o sentido" da existência ou "a razão de viver", desanima, entristece, fracassa e "morre", de alguma forma, pois que vive na direção oposta do que é a grandeza da vida: somar-se com outras vidas!

Enfim, são muitas as razões para viver. E não há nenhuma razão em voluntariamente morrer. Honre a benção da existência, convertendo cada momento em oportunidade valiosa e única para servir, auxiliar, aprender, crescer e progredir. A vida não é este vale de lágrimas sem sentido. Ela poderá sempre ser um jardim de flores. Mas é preciso semear. A vida tem um começo, mas não nasce pronta. São dias, meses e anos que estão aí! Faça valer a pena! Mas tem que cumprir a pena toda, até o fim! Não desista! Bora ViVeR! O sentido da vida: em frente! Avante!

Instagram: rodolphobpereira

Whatsapp: (51) 98616-3132

*O autor é palestrante e colunista nas áreas de desenvolvimento pessoal, espiritualidade e atualidades

Deixe seu Comentário

Leia Também

PONTA PORÃ
Bombeira salva bebê com cordão umbilical enrolado no pescoço
EDUCAÇÃO
UEMS oferta mais de 400 vagas para cursos de graduação EaD em 12 polos
PEDRO GOMES
‘Benzedeira do PCC’ promete amor de volta e mulher perde R$ 17 mil
LEVANTAMENTO
Dourados mantém saldo positivo de empregos pelo quinto mês seguido
DOURADOS
Investigação termina com apreensão de adolescente, drogas, arma e munições
BRASIL
Barroso pede a candidatos que sigam alertas para evitar covid-19
MATO GROSSO DO SUL
Governador autoriza promoções e progressões para Bombeiros e Polícia Militar
CLIMA
Chuva acumulada em Dourados pode superar média histórica de outubro
BRASIL
Criação de empregos em setembro atinge melhor nível em dez anos
COTAÇÃO
Dólar perde força ao longo do dia, mas fecha em alta novamente

Mais Lidas

DOURADOS
Enquanto filma chuva, interno mostra ‘plantação’ de maconha em cela da PED
BR-463
Homem para carro em bloqueio, desce atirando e morre em confronto com a polícia
PANDEMIA
Menino de 5 anos é a primeira criança a morrer de coronavírus em MS
PROCURADO
Acusado pela morte de ator falsificou documento e disse ter nascido em MS