quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ARTIGO

O poder do arrependimento!

19 setembro 2019 - 12h20Por Wilson Aquino

Na vida, estamos sujeitos às leis dos homens e às leis de Deus. Uma pessoa culpada dos crimes mais severos, dependendo do país em que for julgada, pode pegar alguns anos de prisão; ser sentenciada à prisão perpétua, sem a possibilidade de liberdade condicional, ou à morte. Condições bem diferentes do misericordioso plano de um Pai Celestial amoroso.

Graças ao sacrifício expiatório do Salvador, Jesus Cristo, todo indivíduo quebrantado de coração e contrito de espírito será perdoado de seus erros e pecados cometidos.

Ou seja, o perdão de Deus é somente àqueles que realmente se arrependem e recorrem a Ele com um coração abatido, arrasado e um espírito compungido.

Essa lei do Senhor permite a todos aqueles que buscam seu fortalecimento espiritual tenham a oportunidade, por intermédio do arrependimento, de encontrarem estímulos e forças para continuarem a jornada da vida, tornand0-se pessoas cada vez melhores.

Os esforços e pesares do arrependimento nos dão esperança de seguirmos, com firmeza e determinação, o caminho. Ele também é fundamental para o progresso pessoal, para que se tenha paz de espírito, conforto e alegria.

Quem não conhece pessoas, inclusive dentro da própria família, que cometeram ou ainda cometem inúmeros atos e ações que violam, com violência inclusive, os direitos do próximo, mas que não têm coragem de se arrependerem, pedirem perdão e abandonarem essas abomináveis ações?

É comum entre os homens, aqueles que somente no leito de morte resolvem tentar reparar os males que provocaram a uma ou mais pessoas.

Também é comum observarmos nessas pessoas os males provocados em seu corpo e espírito, consequências do não arrependimento e reparo de crimes e erros cometidos. Nada fazem por conta do orgulho, da arrogância e da completa ausência de humildade e humanidade para se desculpar, buscar o perdão.

Sem sentimentos de bondade e caridade, que brotam com extrema fertilidade nos corações de todos aqueles que buscam viver de acordo com o exemplo e ensinamentos do Salvador, o indivíduo torna-se amargo, rancoroso e triste. Isto se não for acometido por problemas físicos e psíquicos provocados naqueles que guardam dentro de si todas as maldades e pecados cometidos, sem nunca sentir o desejo de se arrepender para extirpá-los, abandoná-los.

O homem precisa se arrepender de seus erros e de todas as suas ações ou omissões contrárias aos mandamentos de Deus.

De acordo com o presidente Russell M. Nelson, (Revista Liahona-maio/2019), a palavra arrependimento, no Novo Testamento Grego é metanoeo. O prefixo meta significa “mudar”. O sufixo noeo está relacionado às palavras gregas que significam “mente”, “conhecimento”, “espírito” e “respiração”.

Assim, segundo ele, “quando Jesus pede que você e eu nos arrependamos, Ele está nos convidado a mudar nossa mente, nosso conhecimento, nosso espírito – e até mesmo o modo como respiramos.

Ele pede que mudemos a maneira como amamos, pensamos, servimos, gastamos nosso tempo, tratamos nossa esposa, ensinamos nossos filhos e até mesmo como cuidamos de nosso corpo.

Nada é mais libertador, mais enobrecedor ou mais crucial para nosso progresso individual do que um enfoque constante, diário no arrependimento. O arrependimento não é um evento, mas um processo. Ele é a chave para a felicidade e a paz de consciência. Quando acompanhado da fé, o arrependimento permite que tenhamos acesso ao poder da Expiação de Jesus Cristo.

Quando decidimos nos arrepender, decidimos mudar! Permitimos que o Salvador nos transforme em uma versão melhor de nós mesmos”.

 

*Jornalista e Professor - wilsonaquino2012@gmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corpo de homem com perfurações de faca é encontrado na BR-262
TRÊS LAGOAS

Corpo de homem com perfurações de faca é encontrado na BR-262

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional
58ª EXPOAGRO

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira
DOURADOS

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira

EDITAL

Carta de convocação - Retorno ao Trabalho

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira
SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

SEU BOLSO

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

UNIGRAN

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual

PLANALTO

Lula e Macron devem debater hoje acordo com Mercosul

FERIADO

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

DESCAMINHO

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta